TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Magisterio

Casos: Magisterio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2013  •  1.226 Palavras (5 Páginas)  •  885 Visualizações

Página 1 de 5

Algumas considerações sobre a educação concebida por Karl Marx

O tema da educação não ocupou um lugar central na obra de Marx. Ele não formulou explicitamente uma teoria da educação, muito menos princípios metodológicos e diretrizes para o processo de ensino-aprendizagem. Sua principal preocupação foi o estudo das relações socioeconômicas e políticas e seu desenvolvimento no processo histórico. Quanto à questão educacional, esta se encontra inevitavelmente enredada em sua obra. Existem alguns textos que Marx, juntamente com Engels, redigiu sobre a formação e o ensino em que a concepção de educação está articulada com o horizonte das relações sócio-econômicas daquela época. Assim, para compreendermos qual sua perspectiva na análise do fenômeno educativo precisamos passar pelo seu modo de compreender a sociedade. O propósito deste artigo é pontuar algumas das questões que chamam a atenção para uma re-leitura de Marx, hoje, no âmbito educacional.

Marx afirma:

Toda luta de classes é uma luta política [...]. A burguesia mesma, portanto, fornece ao proletariado os elementos de sua própria educação, isto é, armas contra si mesma [...]. Com o progresso da indústria frações inteiras da classe dominante são lançadas no proletariado [...] também elas fornecem ao proletariado uma massa de elementos de educação (MARX, 1993, p. 08).

Marx acreditava que a educação era parte da superestrutura de controle usada pelas classes dominantes. Por isso, ao aceitar as idéias passadas pela escola à classe dos trabalhadores (que Marx denominava classe proletária) cria uma falsa consciência, que a impede de perceber os interesses de sua classe. Assim, Marx concebia uma educação socializada e igualitária a todos os cidadãos. Marx não via com bons olhos uma educação oferecida pelo Estado-Nação burguês, capitalista, basicamente por desacreditar no currículo que ela traria e na forma como seria ensinada. Mesmo que tenha defendido a educação compulsória em 1869, Marx opunha-se a qualquer currículo baseado em distinções de classe. Defendia a educação técnica e industrial, mas não um vocacionalismo estreito.

Marx entendia que a educação deveria ser ao mesmo tempo intelectual, física e técnica.

A concepção marxista tinha como principais objetivos promover a mudança por meio do estabelecimento de uma consciência socialista; e construir uma sociedade socialista. Em contrapartida, a educação que Marx idealizava consistia numa doutrina de pensamento único, baseada numa concepção rígida, inflexível e burocrática, apresentando desconsideração e desprezo

pelas questões filosóficas e pela liberdade intelectual.

A educação, na sociedade capitalista, é, segundo Marx e Engels, um elemento de manutenção da hierarquia social; ou o que Gramsci denominou como instrumento da hegemonia ideológica burguesa. A igualdade política é algo meramente formal e não passa de uma ilusão visto que a desigualdade social é concreta e inequívoca. Atualmente a situação não parece ser muito diferente daquela vivida e descrita por eles.

ÉMILE DURKHEIM

Segundo Durkheim,a educação é um processo pelo qual passam as crianças a fim de serem moldadas para viver em sociedade.Além disso,a educação teria duas finalidades na socialização:homogeneizar ou diferenciar as pessoas,Durkheim acreditava que a sociedade seria mais beneficiada pelo processo educativo,para ele “a educação é uma socialização da jovem geração pelo geração adulta “,e quanto mais eficiente for o processo,melhor será o desenvolvimento da comunidade em que a escola esteja inserida.Segundo ele,a escola deveria preparar os jovens,por meio dos preceitos básicos,para a convivência na sociedade.Hoje,ela apresenta-se com esse intuito,porém,formando-os não para a interpretação e a análise critica sobre a nova realidade,e sim com instrumentos para a nova tecnologia. Principalmente quando nos referimos á escola pública,que atende em nossa realidade brasileira, a uma parcela considerável da população ,mas que ainda não possui todo equipamento quantitativo e qualitativamente necessário para a preparação desse novo agente.Portanto Durkheim não acreditava em um modelo de educação ideal para todos,mas sim em diferentes educações cada uma com sua peculiaridade,atendendo as necessidades de sua respectiva sociedade.

Para o autor era necessário levar em consideração o processo histórico pelo qual passou dada sociedade.Pois a educação do tempo presente era fortemente influenciada pelo legado das gerações anteriores,por isso Durkheim via a sociedade como uma grande entidade moral.Segundo ele,era graças á moral que os indivíduos dominavam seus anseios e desejos,pondo as necessidades da sociedade em primeiro plano;os interesses do todo devem prevalecer sobre os interesses individuas,segundo a moral.Amoral social regulava a vida coletiva,mantendo a ordem na sociedade.

Assim,entendemos que para Durkheim,a educação tinha por finalidade criar e desenvolver nos indivíduos certas aptidões intelectuais e morais afim de atender as demandas da sociedade na qual estes estavam inseridos.

WEBER E A EDUCAÇÃO

As reflexões de Weber sobre a educação pode ser compreendida no âmbito

de sua Sociologia Política e de sua Sociologia da Religião e que influenciaram

decididamente no modo de vida das pessoas. A Educação é, segundo Weber, o

instrumento que propicia ao homem a preparação necessária para o exercício de

atividades funcionais adequadas às exigência das mudanças ocasionadas pela

racionalização que o homem irá se deparar socialmente.

A Educação, para Weber, na medida em que a sociedade se racionaliza

historicamente, não é mais, a preparação para que o indivíduo compreenda seu

papel no conjunto harmônico do contexto social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com