TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mal Estar Na Cultura

Trabalho Escolar: Mal Estar Na Cultura. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2013  •  398 Palavras (2 Páginas)  •  435 Visualizações

Página 1 de 2

Mal estar na cultura

Freud assim como alguns outros homens não pensavam igual a maioria ele via a religião como uma ilusão e sentimento de natureza primária e questionava-se se a religião era mesmo necessária. O mal da civilização baseia se principalmente na repressão do homem pela sociedade, pois todo homem é reprimido, proibido a fazer algo, o que realmente deseja, e quando se sente liberto tende a destruir o meio onde vive.

E segundo Freud nossas vidas é dirigida por dois princípios: o do prazer e o princípio da realidade a dor, ou seja, a sensação desagradável causada principalmente por alguma tentativa frustrada de que algo desse certo. Logo o amor é visto como instinto de vida por causa do desejo e também pela afloração sexual, a dor é vista como princípio de morte pela incapacidade de concretizar o amor ou pela insatisfação com algo.

Freud refere-se a dor basicamente como sentido moral que pode ser combatido, é uma sensação de frustração em busca da felicidade e cada individuo deve descobrir a sua pois não existe nenhuma formula especifica que é utilizada em todos . A dor é um reflexo das relações entre pessoas que pode ser de caráter apenas afetivo ou impulsos sexuais e é exatamente esse tipo de dor que pode ferir o ego o interior da pessoa . E como remédio procuramos algumas medidas para suavizar o que sentimos podendo ser elas: a desistência do desejo , a procura de alguma prazer alternativo que sacie a ausência sentida de algo , a fuga da realidade através da loucura, a criação de um universo intimo que pode causar a dependência de drogas como alivio desse sofrimento.

E concordamos que o proposito é ser feliz a todo preço , e infelizmente quando não conseguimos alcançar a felicidade permanentemente nos decepcionamos a ponto de procurar medidas paliativas parar aliviar a dor resultante que sentimos dessa decepção. E segundo Freud “a vida é árdua de mais a fim de não suporta-la não podemos dispensar as medidas paliativas” e existe três medidas auxiliares, que nos fazer extrair luz de nossa desgraça ou seja se sentir melhor quando estamos tristes: satisfação substitutivas, substancias toxicas e a religião.

Freud faz uma critica a religião por impor a busca da felicidade e a proteção contra o sofrimento de uma forma que subestime a inteligência humana. E também critica por ignorar os instintos humanos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com