TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Malefícios do consumo do cigarro

Por:   •  27/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  686 Palavras (3 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 3
  1. MALEFíCiOS DO CONSUMO E DESCARTE INAPROPRIADO DA BITUCA DE CIGARRO

Podemos observar que no cigarro existem várias substâncias, que ao serem inaladas não fazem bem para a saúde. Segundo o Instituto Nacional de Saúde têm 10 vezes mais chances de desenvolver câncer e outras doenças cardíacas e pulmonares os fumantes quando comparadas a pessoas que não fumam. Muitas pessoas ao redor do mundo morrem todo ano por doenças ligadas ao tabagismo. Segundo o Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC), somente no Brasil, 200 mil pessoas são vítimas do tabaco por ano.  

Há ainda as consequências para os fumantes passivos: quem convive com a fumaça do cigarro corre 30% mais risco de desenvolver câncer de pulmão e de desenvolver doenças cardíacas, tem mais propensão à asma e à redução da capacidade respiratória.

 (PENSAMENTOVERDE, 2014)

O tabagismo passivo é a exposição do individuo a fumaça que a bituca de cigarro produz durante sua queima. E como mostra a citação acima os riscos de doenças estão relacionados à fumaça e também atingem a saúde de quem não fuma. Por esse motivo os usuários de tabaco não podem fumar em locais públicos e fechados, pois podem incomodar outras pessoas e oferecer risco a elas também.

[pic 1]

Tabela: 01: Proporção de fumantes passivos. Fonte: PNS Ano: 2013

Como observado na tabela acima e perceptível que o índice de fumantes passivos nas regiões Norte, Sul e Centro-Oeste o valor da porcentagem de fumantes passivos é aproximado. E a diferença de fumantes passivos no trabalho em ambiente fechado e em casa é de 2,8%.

A proporção de pessoas de 18 anos ou mais de idade não fumante exposta ao tabagismo passivo foi de 14,7% em casa e 14,4% no trabalho em ambientes fechados. Entre os gêneros, a proporção é maior entre as mulheres em casa (11,7%) e os homens no trabalho (16,9%). A distribuição nas regiões do Brasil variou para exposição de não fumantes à fumaça em casa de 9,7% no Sudeste e 12,4% no Nordeste, e para trabalho em ambiente fechado, a situação se repetiu, sendo 12,3% no Sudeste e 16,6% no Nordeste.

(IBGE, 2014)

Ainda sobre ao índice dos não fumantes o IBGE mostra que em casa a mulheres estão mais expostas ao fumo passivo do que os homens, mas no trabalho a diferença de homem para mulher é de 6,6%, enquanto que em casa é de 2,2%.

[pic 2]

Figura 02: O pulmão de um fumante.  Autor: desconhecido. Fonte: Abandonar tabaco blogsport.

Como podemos observa a imagem acima e como afirma a citação, os malefícios que o cigarro traz para as pessoas não atinge somente aqueles que estão praticando o ato do tabagismo, mas as pessoas que estão em volta. Além de doenças cardíacas, fumar pode causar perda de cabelo, envelhecimento precoce da pele, cárie nos dentes, osteoporose, úlceras no estomago, diminui a quantidade de esperma e claro o fluxo de sangue no pênis, causando maiores dificuldades sexual, entre muitos outros problemas de saúde. E, claro, há a dependência química que o cigarro provoca, considerando esse um dos vícios mais difíceis de serem abandonados, e o gasto público com saúde devido às doenças relacionadas ao tabagismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (158.5 Kb)   docx (52.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com