TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Manuais De Processos

Casos: Manuais De Processos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  1.274 Palavras (6 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 6

Manuais de Processos

Os manuais de processos são aqueles cujo conteúdo atinge a organização em ação, apontando como fazer o trabalho. Araújo afirma que a decisão de manualizar independe de algum estudo específico, bastando o gestor, por meio de instrumentos de diagnostico como a observação e questionários, decidir por esse recurso.

Os indicadores para adotar manuais normalmente estão ligados a processos com fins de: divulgação, como liberação de um edital para o vestibular da universidade; coordenação, como as normas para o recrutamento e seleção de pessoal que devem ser adotadas em diferentes filiais de maneira uniforme; análise, manuais específicos de processos, de procedimentos e outros prontos para serem consultados pelo gestor visando a melhor gestão dos processos; treinamento, como o treinamento de uma tarefa para reduzir a ineficiência em alguma atividade.

O objetivo geral desse tipo de manual é sistematizar as informações facilitando e agilizando a gestão de processos. O conteúdo do manual de nada importa se não há persistência no uso, pois somente com o uso correto do manual a organização conseguirá manter uma dinâmica ágil em seus variados aspectos. Contudo, Araujo afirma que a utilização devida do manual não deve ser vista como obrigatória em todos os momentos da organização, pois isso elimina a criatividade das ações do gestor, o que reduz sua flexibilidade para lidar com situações distintas.

Araújo afirma que o manual vai ser utilizado primordialmente por quem não sabe ou tem duvidas sobre o assunto, logo, deve indicar todas as informações sobre o objeto a ser manualizado, até mesmo informações consideradas obvias. O manual perderá a sua vitalidade à medida que as alterações de dados referentes ao assunto forem feitas apenas de forma oral. O manual deve ser constantemente atualizado, para isso, é recomendável que seja impresso em folhas soltas para que partes específicas possam ser substituídas ou ser distribuído de forma digital para facilitar o processo.

É importante ressaltar que os modelos de manuais descritos não são específicos, apenas servem como orientação, não dogmas a serem obedecidos, cabe a quem for elaborar o manual perceber as especificidades da organização e que adapte da melhor forma possível o modelo de manual escolhido.

Estratégia para a manualização

a) Listar os tipos de manual que a organização demanda

b) Selecionar os modelos à utilizar

c) Elaboração do manual

d) Distribuição do manual para as pessoas....

Tipos e Técnicas de manualização

a) Manual de organização, manual de estrutura: tem como escopo a própria organização

b) Manual de intruções, manual de normas e procedimentos, manual de processo, manual de procedimentos, manual de serviços: define como fazer o trabalho, as normas e diretrizes.

c) Manual de formulários: define a finalidade, como preencher, como distribuir e a utilização dos formulários em uso na organização.

d) Manual de sequência administrativa: descreve as fases e as operações de cada processo, citando as unidades e as pessoas que executam os volumes de trabalho em cada fase, os tempos e as distancias da execução.

e) Manual de normas: semelhante a um regulamento interno, procura ser a “lei”

manualizada.

Modelos de Manuais

A adoção de um modelo é uma tarefa complexa, pois do modelo depende a viabilização do entendimento e da assimilação. Estes são alguns modelos possíveis de serem utilizados em qualquer organização.

Manual de Instruções

1. Instruções: Acolhe a instrução originada mediante a divulgação do documento onde ela se encontra. O manual pode originar novas instruções também.

2. Origem da instrução mencionada.

3. Áreas de Operação

4. Justificativa das instruções: explicação da razão pela qual a instrução foi emitida

Manual de normas e procedimentos

1. Objetivo: estabelecer as normas e procedimentos de como preparar comunicações de caráter normativo.

2. Classificação dos assuntos: listar os assuntos das normas classificando em grupos e, quando necessário, em subgrupos.

3. Preparo e emissão de normas: ditar os procedimentos usados para emissão da norma

4. Padrões para redação de comunicações normativas, por exemplo, todas normas devem ser ABNT.

5. Modificação de normas: Apenas a gerencia tem autoridade para modificar.

Manual de processo

1. Normas básicas: origem documentada do processo.

2. Processo: pode incluir fluxogramas, mas deve ser escrito também de forma convencional, junto da inclusão dos cargos e unidades envolvidas.

3. Interface: integração de varias partes da organização.

Manual de Serviços (a)

1. Normas básicas: estabelece as diretrizes e os princípios legais

2. Roteiro de execução: como deve ser executados os passos dos processos que compõe o roteiro, indicando os cargos e as unidades participantes

3. Roteiro de supervisão: possui informações sobre o que se espera do comportamento do supervisor do processo.

Manual de serviços (b)

1. Normas legais: documentos que deram origem ao serviço manualizado

2. Roteiro de execução: apresenta os processos e, em seguida, apresenta sua integração. Pode apresentar fluxogramas pra cada processo também.

3. Formularios: os formulários referentes aos processos devem ser anotados.

4. Interface: descreve a relação de um serviço com os demais da unidade ou da organização, pois muitos dependem de informações de outros serviços.

5. Roteiro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com