TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mapa Mental Artigo “ A Importância da Qualidade de Vida no Trabalho e suas influencias nas Relações Humanas

Por:   •  31/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.404 Palavras (6 Páginas)  •  928 Visualizações

Página 1 de 6

Mapa Mental artigo “ A importância da Qualidade de Vida no Trabalho e suas influencias nas Relações Humanas[pic 1]

RESUMO artigo “ A importância da Qualidade de Vida no Trabalho e suas influencias nas Relações Humanas

Este artigo que escolhi fala de muitas coisas que a aprendi em aula. A introdução fala da importância da qualidade de vida no ambiente organizacional e nas relações de trabalho e de que forma ela pode ser definida, ela busca de equilíbrio afetivo, físico, intelectual e social, devem ser respeitadas as limitações do ser humano (o maior ativo das organizações). Fala também da negligencias das organizações com a busca de implementar programas de qualidade de vida e o quanto isso influencia no clima organizacional.

Na parte da metodologia foram baseados nos integrantes do grupo, da experiência deles. Eles buscam os mesmo que a organização pode oferecer ao funcionário, qualidade de vida, motivação e satisfação. Foi falado a respeito do Conceito e Evolução da Q.V.T, onde este conceito foi desenvolvido e transformado ao longo dos anos, demostrando a evolução dos meios de informação, onde a pessoa tem mais acesso a ela junto com a democratização das relações de trabalho fez com os trabalhadores se envolvessem mais.

A Q.V.T começou com uma variável nos anos 50, onde se media a reação do indivíduo ao trabalho unindo com produtividade e satisfação. Mais tarde nos anos 60 ela se tornou uma abordagem onde o foco era no individuo antes do resultado. Nos anos 70 foi constituído um conjunto de abordagens, métodos e técnicas para melhorar o ambiente de trabalho, tornando mais produtivo e satisfatório, sendo sinônimos de grupos autônomos. A partir do ano de 1975 virou um movimento onde existia a natureza do trabalho e as relações de trabalho, utilizando termos como “ administração participativa”. E a partir da década de 80 o avanço tecnológico e a influência do sucesso industrial japonês foi surgindo mudança no gerenciamento organizacional e automatização dos meios de produção, muitas mudanças econômicas, políticas que trouxe muita instabilidade. A Qualidade de Vida no Trabalho é usado como indicador de satisfação do trabalho, mas também de produtividade, porque é possível perceber que indivíduos mais satisfeitos produzem mais.

O mercado está altamente competitivo e globalizado, empresas que investem em Q.V.T são vistas com bons olhos e tem resultados mais competitivos. A organizações hoje me dia, buscam um equilíbrio entre o indivíduo e a organização, valorizando e ser humano e sua posição, não sendo considerados uma engrenagem da máquina, para que ela cheguem próximo a excelência precisa: Ambiente Organizacional ( estabelecer um equilíbrio entre a parte física – instalação- e a parte social – as pessoas), Conflito Ambiente Trabalho ( bem administrados são fontes de resultados positivos), Capacitação Profissional ( profissional capacitado se for estimulado gera muitos resultados positivo), Competências Profissionais ( produto do CHA – Conhecimento, habilidades e atitudes), Motivação pessoal dos Colaboradores ( está relacionado com o sentimento de pertencimento, são todos tipos de incentivo usados para aumento de produtividade) e Capitais Intelectuais ( por exigência de um mercado competitivo, as organizações devem valorizar o capital humano)

Onde foi falado de motivação neste artigo, foi mencionado a “Pirâmide de Maslow” que são divididas em: Necessidades Primarias (fisiológicas e de segurança) e as Necessidades Secundarias (sociais, estima e auto realização). Este artigo menciona também sobre a Implantação de Programas de Qualidades de Vida no Trabalho que são: Sensibilização, Preparação, Diagnostico e por último a implantação. Fala também sobre o modelo de Walton com as 8 dimensões: Compensação Justa e Adequada, Condições de Segurança e Saúde no Trabalho, Uso e Desenvolvimento de Capacidades Humanas, Oportunidade Futura para o Crescimento e Segurança Continuadas, Integração Social na Organização, Constitucionalismo e Trabalho e o Espaço Total de Nossa Vida.

https://www.fara.edu,br>sipe 05/05/2020 as 14:10

Mapa Mental artigo “ Qualidade de vida no trabalho: Conceito, histórico e relevância para a Gestão de Pessoas [pic 2]

RESUMO “ Qualidade de Vida no Trabalho: Conceito, histórico e relevância para a gestão de pessoas

A atividade laboral é muito importante para a sobrevivência do indivíduo e adaptação do mundo. A Q.V.T teve origem na esfera privada, onde o ambiente é extremamente competitivo. A partir da década de 70 a Q.V.T foi ser considerada com mais atenção e naquela época vivia-se uma crise estrutural nos padrões de acumulação taylorista-fordista.

Nos anos 50, na Inglaterra, quando Erick Trist realizaram estudos em existentes relações indivíduos – trabalho-organizações, com uma abordagem mais técnica que reestruturava as tarefas e amenizava os sofrimentos dos trabalhadores. Nos anos 60 a retomada do interessa começou a partir de estudos de melhores formas com foco bem-estar e na saúde dos trabalhadores. Nos anos 70 estabeleceu o 1º Ciclo com tantas outras preocupações (descontrole inflação) tiraram atenção dos pesquisadores e já no 2º Ciclo alavanca para um movimento de melhoria de produtividade, com a concorrência do modelo japonês. No início dos anos 80, surgiu alguns significados e modos de que como a Q.V.T poderia ser utilizada em prol das organizações.

No Brasil, as ações são mais recentes, acompanhando a importação e a com concorrência com os estrangeiros com implantação de programas de Qualidade Total. A Q.V.T se origina abordagem comportamental, com humanização do trabalho, possibilita bem-estar e participação dos colaboradores nos processos decisórios. As iniciativas foram impulsionadas para exigências da sociedade,

Foi mencionado os principais autores de referências  de conceito de qualidade de vida no trabalho, começamos com o Modelo do Walton onde a QV está relacionada ao atendimento das necessidades e das aspirações sujeitos, com a humanização trabalho e responsabilidade e usa 8 dimensões: Compensação Adequada e Justa, Condições de Segurança e de Saúde no Trabalho, Oportunidades Imediato para utilização e desenvolvimento de capacidade humana, Oportunidade futura para o crescimento continuo e segurança, Integração Social na Organização do Trabalho, Trabalho espaço Total de Vida e Relevância social da vida no trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (261.3 Kb)   docx (152.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com