TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing

Pesquisas Acadêmicas: Marketing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/2/2014  •  1.887 Palavras (8 Páginas)  •  555 Visualizações

Página 1 de 8

QUESTOES PARA REVISÃO E DISCUSSÃO

1. Como se relacionam composto de marketing, estratégia de marketing e mercado-alvo? Defina os conceitos e proponha sua descrição para um produto de conveniência, como chocolates ou revistas.

Eles se relacionam através de interação entre si, e resultam de uma decisão conjugada de proposta de valor e ação.

O Composto de Marketing é a combinação de variáveis estratégias controláveis pela organização, basicamente os 4 Ps (Produto, Preço, Praça e Promoção),orientada para a criação de valor para o comprador (cliente ou consumidor) e o atingimento dos objetivos da organização ofertante.

A Estratégia de Marketing cumpre o papel de orientar ações e decisões que favoreçam e estimulem o processo de troca ou, em outras palavras, que focalizem os compradores ou clientes, suas necessidades e seus objetivos, e a oferta (ou proposta de valor), representada pelo composto de marketing.

E o Mercado-alvo é o grupo de compradores (clientes ou consumidores) que tem necessidades e desejos, percepções de valor ou comportamento de compras relativamente semelhantes, selecionados como foco para a oferta de dado produto.

Já em produto de conveniência, será orientado para o público em geral, que envolve distribuição intensiva, foco na competitividade em função de preço e composto promocional, focalizado em comunicação eficiente em termos de penetração e cobertura.

2. O valor percebido pelo cliente pode ser entendido como resultado de uma relação entre benefícios e custos associados a dada oferta. A oferta está vinculada intimamente ao composto de marketing. Relacione o efeito do composto de marketing na percepção de valor do cliente.

O efeito é assegurar a maior relação entre o beneficio oferecido e o custo associado na percepção do consumidor-alvo.

3. Proponha uma abordagem de valor para dado produto. Em seguida, identifique e discuta, ao menos, três benefícios e três componentes de custo para o cliente, sugerindo duas alternativas de aumento de valor para o mercado.

O comprador de uma Ferrari Califórnia que o valor é de 1,5 milhão de reais, possuindo os benefícios de reconhecimento social, segurança e prestígios, e os custos de aquisição, de busca e de deslocamento. E o aumento de valor se se baseiam em importação do produto e a importação das peças do devido produto.

4. Descreva as quatro dimensões ou elementos componentes do composto de marketing e sua função na relação entre organização e mercado, assim como sua interação com variáveis ambientais.

O Produto é como um conjunto de atributos e resultados de consumo que satisfazem necessidades, ou seja, estão ligados a benefícios.

O Preço é a relação de troca, pois é fator decisivo na percepção de valor do cliente e no cumprimento dos objetivos organizacionais.

A Praça envolve a disponibilização para a compra, e no valor percebido pelo cliente, por ser componente do benefício e/ou do custo.

A Promoção é orientada para a comunicação ativa dos atributos e benefícios de um produto ao mercado-alvo pretendido.

E o composto mercadológico constrói e mantém um bom relacionamento com o consumidor, fornecedor e intermediário, alinhando questões comerciais para que não permita a existência de problemas e, também, para que seus concorrentes não interfiram em sua atuação quando da oferta de produtos ou serviços semelhantes e, permitindo a organização estar sempre preparada para futuras mudanças advindas dos fatores econômico, demográfico, tecnológico, natural, político e cultural.

5. Conceitue produto e sua função dentro do composto de marketing, assim como sua importância na percepção de valor dos clientes. Como produto pode ser descrito como uma solução para o cliente?

Produto: qualquer coisa (bem, serviço, ideia, pessoa, instituição e etc.) que potencialmente possui valor de troca; um conjunto de atributos e resultados de consumo que satisfazem necessidades.

É solução quando o foco passa do produto para o cliente e quando o ofertante entende e atende à sua necessidade, ou seja, o produto assegura ao cliente sensação de diferenciação, economia de tempo e de recursos, praticidade, etc.

6. Conceitue preço e sua função dentro do composto de marketing, assim como sua importância na percepção de valor dos clientes. Preço é necessariamente custo para o cliente ou pode em alguma situação estar associado a benefício?

Preço: componente fundamental na avaliação do custo envolvido na troca pelo comprador-alvo, ao mesmo tempo, a variável que determina o resultado para a organização.

O principal desafio é adequá-lo a natureza do produto, a demanda de mercado, aos custos do produto, ao preço das ofertas concorrentes, aos aspectos legais, a percepção de valor por parte do consumidor e a missão, objetivos e recursos da empresa ofertante. Se a percepção do comprador registra valor irrelevante, o preço será baixo, no entanto, no exemplo da compra de um software, o seu valor deve ser bastante superior ao preço, acelerando o processo da venda e garantindo que o resultado do uso do produto proporcionará benefícios.

7. Conceitue distribuição e sua função dentro do composto de marketing, assim como sua importância na percepção de valos dos clientes. Por que a distribuição é considerada um elemento de significativo potencial de geração de vantagens competitivas sustentáveis?

Distribuição ou Praça: compreende o processo, a estrutura e a gestão da disponibilização dos produtos (bens, serviços etc.) para as trocas. É uma dimensão fundamental na potencialização das vendas, por envolver a disponibilização para a compra, e no valor percebido pelo cliente, por ser componente do beneficio (por exemplo, facilidade de acesso ou pronta entrega) e/ou custo (por exemplo, dificuldade de localização ou espera na entrega).

E a distribuição pode ser focalizada nas suas duas dimensões de contexto: Canais de Marketing – sistema de agentes (organizações) interacionados, pelo qual se estabelece um fluxo de produtos, propriedades, informações, recursos e/ou promoções, ligando a produção ao consumo. E a Distribuição Física – movimentação física do produto entre produtor e ponto de venda e/ou consumidor, envolvendo a gestão logística de transporte, volumes, prazos, armazém

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com