TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing

Pesquisas Acadêmicas: Marketing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/2/2014  •  314 Palavras (2 Páginas)  •  813 Visualizações

Página 1 de 2

A necessidade de reconhecimento político entra para o debate acadêmico a partir da década de 90, aproximadamente, quando um grupo de intelec-tuais identificados com a causa do multiculturalismo abre espaço para o debate sobre a problemática do reconhecimento das identidades coletivas e a sobrevivências das culturas. A questão que está no centro desse debate pode ser resumida na manifestação do filósofo alemão Jürgen Habermas:

Depois de compreendermos verdadeiramente esta liga-ção interna entre a democracia e o Estado constituci-onal, tornar-se-á claro que o sistema de direitos não ignora nem as condições sociais desiguais, nem as di-ferenças culturais. O que é considerado como direitos iguais para as mulheres ou para as minorias étnicas e culturais nem sequer pode ser corretamente entendido até os membros desses grupos articularem e justifica-rem, em discussão pública, o que é importante para o tratamento igual ou desigual em casos típicos. (HABE-RMAS, ANO).

A partir desse enfoque, explique como o tema apresentado se insere na teoria da cultura e em que aspecto ele se identifica com a evolução teóri-co-metodológica da Antropologia Cultural. Elabore um texto de até 13 li-nhas. (3,0 pontos)

R: O tema apresentado é estudado na teoria da cultura como questão de identi-dade. É a necessidade de que os membros daqueles grupos sociais mencio-nados – mulheres ou minorias étnicas – estabeleçam quais são seus marcado-res (de Giddens), i.e, quais são os traços, as características, que os definem como sendo de seu grupo, e não de outro. Assim esse grupo forma sua identi-dade, articulando e justificando suas características próprias, compreendendo sua própria cultura. É preciso, em primeiro lugar, que cada indivíduo – e logo, cada grupo – afirme sua identidade, para depois buscar expectativas apropria-das a ela.

O estudo da personalidade de grupo e seus processos mentais consiste na evolução teórico-metodológica da Antropologia Cultural que se distancia das explicações de causalidade psicobiológica ou de raça.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com