TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing

Trabalho Escolar: Marketing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/5/2014  •  939 Palavras (4 Páginas)  •  1.256 Visualizações

Página 1 de 4

1. Uma das formas usuais de analisar a organização para pensar em termos mercadológicos, e sua respectiva filosofia de satisfazer as necessidades e desejos dos consumidores é a análise SWOT. Pensando em termos desta ferramenta estratégia organizacional, podemos afirmar que:

a. Análise dos Pontos fracos, oportunidades, ameaças e pontos fortes de uma organização ou de uma Unidade Estratégia de Negócios.

b. É uma forma de pesquisa de mercado aplicada pelas organizações em uma determinada situação.

c. Consiste na análise do portfólio de produto que a empresa disponibiliza ao mercado.

d. São os pontos fracos a desenvolver para que a empresa garanta a sua competitividade no ambiente interno, juntamente com um processo de endomarketing.

e. É a necessidades a satisfazer os desejos e ambições de seus prospects, independente no grau de fidelização que possa surgir.

PERGUNTA 2

1. José é um profissional de marketing e está encarregado de elaborar o plano de marketing de uma rede de supermercados. Ao elaborar a análise de situação, percebemos uma preocupação em distinguir os produtos em função das preferências de cada comunidade onde (região) estão instaladas suas lojas. Neste caso responda qual foi o tipo de segmentação inicialmente adotada?

a. Psicográfica

b. Demográfica

c. Comportamental

d. Geográfica

e. Psico-sociais

PERGUNTA 3

1. Ana Maria é proprietária de um centro de atividades esportivas para pessoas de todas as idades, situado num bairro de classe média alta em sua cidade. O centro, que funciona a 15 anos numa bela casa dispõe de duas piscinas, salas de ginástica, musculação e vestiário.

Nos últimos meses, Ana Maria vem percebendo uma redução significativa no seu faturamento e acredita que a ocorrência desse fato se deve ao aumento dos concorrentes. Há cerca de um ano, dois centros esportivos foram abertos próximos ao seu, com estruturas mais modernas, novos tipos de atividades, concorrência acirrada de preços, o que vem resultando na perda de clientes.

Diante dos problemas enfrentados, ela resolveu procurar o Sebrae que a orientou a realizar o Plano de Marketing de sua empresa. Até então, sua única ação dessa natureza havia sido a divulgação através de panfletos.

A partir da orientação recebida, a empresária concluiu que seriam necessários outros métodos para conquistar seus clientes além da distribuição de propaganda impressa.

Verificou que seria importante começar o seu plano analisando os principais fatores do planejamento de marketing citados no manual e que influenciam diretamente no seu negócio. Desta forma Ana Maria realizou a Analise de Ambiente e constatou:

A partir de pesquisas em jornais, revistas e no IBGE, ela verificou que as pessoas estão mais otimistas com relação à economia e que os gastos com saúde e bem-estar devem crescer significativamente nos próximos anos. Os consumidores, porém, estão mais sensíveis a preços e, por isso, estão exigindo uma maior valorização do seu dinheiro, o que se traduz em um desejo por produtos e serviços que contenham cada vez mais benefícios.

Ana Maria recorreu novamente a sua análise de ambiente, comparou com a análise da concorrência e pôde definir os pontos que os clientes potenciais consideravam mais importantes. Estabeleceu pontuações para uma análise comparativa que indicava vantagens e desvantagens sobre a concorrência. De acordo com análise comparativa, Ana Maria sabia que:

-Precisava melhorar no atendimento, para encantar os seus novos clientes;

-A equipe de profissionais especializados seria um grande diferencial;

-Com relação ao estacionamento, apesar de não ser próprio, o convênio com o estacionamento próximo foi a solução encontrada.

Em termos de plano de marketing temos aqui uma questão de:

a. Fatores de chaves de sucesso

b. Objetivos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com