TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing

Artigo: Marketing. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  497 Palavras (2 Páginas)  •  687 Visualizações

Página 1 de 2

1. De todas as atividades empresariais, o marketing é a de maior visibilidade e, por isso, a mais sujeita a questionamentos de ordem ética. Assim, a nossa sugestão irá partir de uma afirmação retirada do texto:

"[...] a Ford precisa ser mais agressiva nas ações de marketing e mostrar ao consumidor brasileiro o que seus carros têm de melhor".

A partir dessa afirmação, você deverá apresentar no texto, produzindo argumentos para uma campanha que preserve os aspectos éticos e politicamente corretos de uma equipe de marketing. Para isso, faça uma reflexão sobre os seguintes pontos:

a) O marketing cria desejos e necessidades ou simplesmente os satisfaz?

O marketing em seu conceito filosófico é simplesmente a intenção de entender e atender o mercado, ou seja, partindo totalmente da contra-mão da criação de necessidades o marketing tenta satisfazer necessidades já existentes na sociedade e se adaptando ou criando produtos compatíveis a essas necessidades. Porém, podemos afirmar que criar e satisfazer necessidades são funções primordiais do marketing dependendo do foco e/ou orientação seguida pela empresa, podendo em muitos dos casos utilizarem uma mescla desses dois tipos de estratégia de marketing para atingir o objetivo do setor. O marketing tem o poder de criar necessidades e mudar comportamentos com o objetivo de atrair o maior número possível de consumidores.

b) Os desejos e necessidades do consumidor são moldados aos interesses da

empresa?

Os seres humanos são criaturas que possuem necessidades e desejos. Esses desejos são continuamente molddados e remoldados por forças e instituições sociais como igreja, escolas, famílias e empresas. As empresas conhecendo isso, criam necessidades onde a satisfação é direcionada para o seu produto específico. Moldando assim o consumidor aos interesses da empresa.

c) O marketing se prevalece de fraquezas e dificuldades emocionais das pessoas para comercializar seus produtos?

(coloque aqui a resposta)

d) O marketing desenvolve e promove produtos prejudiciais aos consumidores e à sociedade aumentando os custos sociais decorrentes de sua comercialização?

(coloque aqui a resposta)

ECONOMIA

[...] “Nossos lançamentos nos darão condições de crescermos em market share.” [...] No quarto trimestre do ano passado, os resultados da companhia na América do Sul não foram bons. Houve um prejuízo de US$ 126 milhões, ante um lucro de US$ 145 milhões, no mesmo período de 2012. A explicação para essa reviravolta, segundo Armstrong, foi o baixo desempenho das economias da região e a supervalorização do dólar, especialmente no Brasil e na Argentina. “Nossa experiência mostra que, quando o mercado está difícil, vendem-se apenas bons produtos”, diz o executivo. [...]

[...]” O Brasil representa 80% das vendas sul-americanas da Ford. Mesmo não admitindo, a perda de participação no mercado de caminhões, que são produtos de maior rentabilidade e valor agregado, deve ter influenciado os números negativos da companhia. “A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com