TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing

Casos: Marketing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/12/2014  •  696 Palavras (3 Páginas)  •  616 Visualizações

Página 1 de 3

O estilo Ambev de gestão invade os bares

Mariana Amaro, Da

"Administrar um bar é um dos trabalhos mais complicados que existem", diz Paulo Solmucci, presidente nacional da associação brasileira de bares e restaurantes, Abrasel.

A explicação pode ser simples, essa é uma atividade que exige habilidades tão distintas como saber negociar com fornecedores, planejar, monitorar as vendas e zelar pelo atendimento, comandar esses três tipos de operação para quem não tem experiência em administração é muito difícil.

Foi observando-se os erros dos donos de bares, que o administrador de empresas baiano Joao Paulo de 38 anos, decidiu abandonar 15 anos de historia dentro da Ambev para se lançar em um projeto pes­soal, João começou como gerente da Brahma em salvador e chegou a diretor de novos negócios da companhia.

Há um ano pediu demissão e criou uma empresa. A Canall é uma empresa que gerência bares e restaurantes de todo o pais, seguindo o modelo de gestão da Ambev que tem como filosofia a obsessão por controle de custos, definição de metas objetivas e meritocracia.

O negócio da Canall funciona da seguinte forma, um dono de bar avalia suas contas e percebe que esta com prejuízos, em seguida ao invés de fechar as portas ele contrata à Canall para analisar todos os processos do estabelecimento, desde o funcionamento da cozinha, limpeza dos banheiros até o controle de estoque, do fluxo de caixa até a administração de pessoas e os procedimentos para compras.

Estabelecimentos com uma operação saudável tem margem de lucro de 20%, "mas a grande maioria não consegue esse desempenho, porque há um vácuo na gestão", diz João.

O mercado para empresas como à Canall só deverá crescer nos próximos anos, já que a Abrasel estima que num cenário cada vez mais competitivo apenas sobreviverão bares e restaurantes com gestão profissional, a estimativa é que o número total de estabelecimentos se reduzirá em 20% em todo o pais nos próximos dez anos, ficando em 800.000 empreendimentos.

A Abrasel também estima que o setor vai recrutar 2 milhões de pessoas na próxima década, para quem deseja trabalhar no setor é um ótimo motivo para comemorar, principalmente se for ao redor de uma mesa de bar.

Em seguida, explique o emprego de: letra maiúscula, ponto final, vírgula, aspas e acento grave, extraindo do texto um exemplo para cada item.

Usa-se letras maiúsculas em início de frase e em nomes próprios.

Ex.: "Administrar um bar é um dos trabalhos mais complicados que existem", diz Paulo Solmucci, presidente nacional da associação brasileira de bares e restaurantes, Abrasel.

Usa-se ponto final para indicar o final de uma frase declarativa, separar períodos entre si e nas abreviaturas.

Ex.: Há um ano pediu demissão e criou uma empresa. À Canall é uma empresa que gerência bares e restaurantes de todo o pais, seguindo o modelo de gestão da Ambev que tem como filosofia a obsessão por controle de custos, definição de metas objetivas e meritocracia.

Usa-se vírgula para separar entre si elementos coordenados e é usada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com