TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing

Artigo: Marketing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2015  •  993 Palavras (4 Páginas)  •  600 Visualizações

Página 1 de 4

ATPS de ADM de Mercadologia

Etapa 2, passo 1

Plano de Marketing

As empresas têm percebido que para obterem sucesso é essencial saber planejar, para isso foi criada a ferramenta Planejamento de Marketing, que nada mais é do que uma estratégia gerencial, utilizada para ajudar as organizações a manterem seu próprio controle, tanto em relação aos custos, como também às despesas, às vendas, à satisfação do cliente, dentre outros. Para criar um bom Plano de Marketing as organizações devem contar com o auxílio de um especialista, pois há alguns empreendedores que optam por fazer o seu, o que não é errado, mas contar com a supervisão de um especialista acaba tornando ainda mais fácil o seu desenvolvimento.

A criação do Plano de Marketing deve partir dos 4 P’s: Produto, Preço, Praça e Promoção. Então será necessária a sondagem de alguns aspectos muito importantes:

• Analisar qual o segmento do negócio, produto e/ou serviço que a empresa irá disponibilizar e também suas capacidades de negócio. Ou seja, analisar o ambiente.

• Avaliar a partir daí qual o preço que o público alvo estará disposto a pagar pelo produto.

• Saber qual a melhor localização para a venda deste produto e/ou serviço, isso deve ser realizado de acordo com o público alvo.

• Saber quem será o público alvo do produto, analisar também como e com que frequência eles se interessam pelo produto.

• Avaliar o mercado e saber sobre seus concorrentes e em quais aspectos eles se comparam à empresa em relação ao que esta está oferecendo, deste modo a empresa saberá como definir e quais serão as ações estratégicas usadas para promover o seu produto para que este se torne mais atrativo.

• Não se esquecendo de monitorar cada ação, para assim saber quanto tempo ela irá durar.

Depois de realizada essa sondagem ficará mais fácil para a organização identificar quais são as Forças, as Oportunidades, as Fraquezas e as Ameaças do negócio. Somente agindo dessa maneira ela conseguirá sobreviver e ter sucesso neste mundo globalizado, com tantas mudanças, evoluções e variação de mercado no qual estamos vivendo.

Etapa 2, passo 2

O modelo do Plano de Marketing

Planejamento

A organização de chocolates chamada ‘Cacau Sabor’, empresa do ramo alimentício fundada há 5 anos, especificamente uma fábrica, que está localizada em um bairro da periferia da cidade. Sendo vista como uma empresa que possui produtos de qualidade tem como público-alvo as classes B e C, a empresa é considerada de médio porte e conta com 80 funcionários. Atualmente, o mix de produtos da ‘Cacau Sabor’ conta com quatro linhas, sendo; Ovos de Páscoa, chocolates em barra 195 gramas e 90 gramas e trufas de vários sabores. Apesar de ser uma venda sazonal, o carro chefe de vendas é o Ovo de Páscoa, que representa 45% do seu faturamento, isso faz com que a empresa passe por algumas dificuldades: quedas nas vendas e variações de produção nos outros períodos do ano. Para minimizar essas dificuldades a empresa já tentou desenvolver algumas estratégias de comunicação para tentar resolver o problema da variação nas vendas, porém sem sucesso. A empresa não possui um departamento de Marketing e nenhum dos seus atuais gestores possui conhecimento na área de Marketing impossibilitando o processo de comunicação com o mercado, outro fator negativo foi que a empresa alterou sua logomarca três vezes durante o período de 5 anos, dificultando assim a fixação branding na mente de seus consumidores.

Diante da atual situação a organização contratou uma equipe de consultores, que por sua vez realizou uma detalhada análise de mercado, juntamente com um estudo de oportunidades para o negócio, isso através de pesquisas aplicadas.

• Após a realização do estudo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com