TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing De Relacionamneto

Dissertações: Marketing De Relacionamneto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  2.891 Palavras (12 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 12

INTRODUÇÃO

Diante do contexto organizacional e do cenário mercadológico existente falar em concorrência, diferenciais competitivos, adversidades políticas, cultura, estratégias de valoração ao produto, marketing e muitas outras, é não menos repetir uma obviedade para as empresas e os empreendedores. Porém, essa obviedade ainda está muito longe de ser alcançada com eficácia e estabilidade aos negócios, sonho de qualquer administrador.

Nessa perspectiva nota-se cotidianamente a busca por estratégias diferenciadas que, por certo tempo, pode tornar o negócio mais lucrativo. Dentro dessa, cita-se o marketing de relacionamento que objetiva buscar uma relação mais próxima com o cliente, ou seja, conhecendo suas preferências, potenciais, limites e acima de tudo, cada particularidade do consumidor que frequenta seu estabelecimento comercial.

O relacionamento com o cliente tem despertado interesse pelas grandes empresas, principalmente varejistas, pelo potencial que tem em conseguir satisfazer as necessidades e com isso, buscar a retenção do freguês. Nessa perspectiva as pesquisas nesse tema voltaram-se aos varejistas de potencial. Por outro lado, pouco se discute o marketing de relacionamento e a satisfação do cliente nas empresas familiares, cujo tem uma relação mais próxima com o cliente. A título de exemplo, o próprio dono conhece a maioria de seus clientes e chama-os 4 pelo nome ou apelido que gostam de ser identificados, além do mais importante, conhece suas preferências, exigências e, as vezes, até mesmo sua família.

DÉCADA DE 50

A partir dos anos 50 nasce o marketing propriamente dito. Na Europa só foi aceito após a segunda Guerra mundial.

No inicio era o consumidor. Produzindo, colhendo e caçando para o seu próprio uso. Depois veio o comércio, trocando sobras entre consumidores. A essa ação, séculos depois, deu-se o nome de “Marketing”.

Portanto, consideramos que o marketing teve seu inicio desde que homem sentiu a necessidade de trocar aquilo que não possuía ou o que não conseguia produzir, desde a antiguidade.

Analisando a forma como estes processos de trocas ocorriam no período que antecede a Revolução industrial, encontramos pequenos comerciantes que possuíam um número limitado de clientes, podendo conhecer cada um deles profundamente. Com isso estabelecia-se naturalmente um relacionamento de confiança entre o comerciante e os seus consumidores. O comerciante entendia perfeitamente as necessidades de seus clientes, podendo oferecer a eles um tratamento personalizado. O dono de um pequeno armazém, por exemplo, conhecia as preferências de cada um de seus clientes, podendo avisá-los pessoalmente quando recebia alguma mercadoria que fosse de seus interesses.

Na década de 50 quando as empresas do período pós guerra viam-se com grandes dificuldades em desovar os estoques de seus pátios e forçosamente entenderam que antes de bons produtos ou ótimos argumentos de venda é necessário atender as necessidades do ser humano. Deixou se para trás as falsas ideias e o falso marketing que ofereciam qualidade acima da realidade dos produtos, serviços inexistentes e supremacia diante dos concorrentes de desempenho bem superiores, trocando a realidade pela fantasia de maquiagem e artifício. Na década de 50 vivia se o marketing de massa.

DÉCADA DE 60

O Marketing no Brasil teve seu inicio no final da década de 60, a palavra Marketing circula no Brasil com quase a mesma frequência e intensidade que expressões como democracia. O Marketing no Brasil demorou a ser conhecido, ao ano de 1986, Marketing era visto como uma espécie de rito secreto.

Seu impulso trata da revisão do marketing dos anos 60 e a adaptação dos conceitos, técnicas e pontos de vista do marketing ao presente, quando o marketing embora considerado a única função de criação de demanda da empresa não pode preencher este papel apropriadamente num mercado maduro.

O marketing dos meados de 1960 possuía a conotação de estratégia de demanda. Uma característica básica desta abordagem é a administração do marketing mix, o qual consiste na integração dos vários elementos do marketing - produto, preço, promoção e distribuição - de modo a conquistar um mercado promissor, isto requer uma administração de marketing que objetiva refinar o sistema de criação de demanda através da incorporação de pontos de vista sistêmicos, e descobertas das ciências do comportamento. Com efeito, empresas orientadas para o marketing fabricantes de bens de consumo durável tais como automóveis, utilidades domésticas e câmeras, assim como outras gerenciais limitados de forma a se transformar em vencedor.

Orientados por seus planos estratégicos claramente definidos, as empresas estabeleceram unidades estratégicas de negócios com o objetivo de se tornarem vencedoras, definir os negócios em questão, estruturar um negócio ou produto “estrela” com base no portfólio de produtos, cultivar árvores geradoras de dinheiro e colher os frutos, e tentar alijar a escória empresarial do campo de batalha.

Os conceitos e abordagens que se originaram da estratégia de competição incluem o princípio da participação de mercado, isto é, a correlação entre a fatia de mercado e o lucro: o impacto da experiência, tais como o efeito da curva de experiência: os vários conceitos de portfólio: as fórmulas de competição baseadas na posição de recursos empresariais, tais como as estratégias de liderança, imitação, especialização por nichos, ou desafios ao líder: as estratégias genéricas de concorrência, como as de volume e liderança em custos, diferenciação, concentração; e grupos estratégicos.

Foi na década de 60 aproximadamente, que os Estados Unidos criam o código do consumidor. Um marco histórico, o consumidor sendo protegido por leis. Empresas que deixavam as reclamações de lado de seus clientes, começam a ser cobradas pelos consumidores, tendo que responder pelas reclamações e exigências do consumidor.

Década de 70

Nos anos 70 destacou-se o fato de surgirem departamentos e diretorias de marketing em todas as grandes empresas. Não se tratava mais de uma boa ideia, mas de uma necessidade de sobrevivência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com