TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing Desportivo

Pesquisas Acadêmicas: Marketing Desportivo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  4.188 Palavras (17 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 17

A metodologia de investigação

Dado que as questões colocadas apontam para um objecto de estudo que abrange preferencialmente uma natureza descritiva e interpretativa, a investigação deste trabalho foi feita com base na pesquisa qualitativa. Bogdan e biklen (1994:207) consideram a abordagem qualitativa como uma metodologia de investigação que enfatiza a descrição, a indução, a teoria fundamentada e o estudo das percepções pessoais.

Para além da pesquisa mencionada acima, o trabalho ainda comporta os seguintes tipos de pesquisa:

 Pesquisa bibliográfica, realizada através da revisão literária em cima de referenciais teóricos publicados em livros, artigos acadêmicos e internet. “A pesquisa bibliográfica pode, portanto, ser considerada também como o primeiro passo de toda pesquisa científica”. Lakatos (1992:44) A finalidade do mesmo é auxiliar na compreensão do que é Marketing Desportivo.

 Ribeiro (2008:141) trata a entrevista como: a técnica mais pertinente quando o pesquisador quer obter informações a respeito do seu objecto, que permitam conhecer sobre atitudes, sentimentos e valores subjacentes ao comportamento, o que significa que se pode ir além das descrições das acções, incorporando novas fontes para a interpretação dos resultados pelos próprios entrevistadores. Foram feitas entrevistas abertas a algumas pessoas ligados ao ramo de Marketing com intuito de esclarecer mais sobre o assunto.

Leitura bibliográfica

Segundo Kotler, Cardia, 2004 diz que Marketing é um processo social e gerencial através do qual indivíduos, grupos obtêm o que necessitam e desejam por meio da criação e troca de produtos e valores com outras pessoas.

Segundo viana (1994:503), o termo “Marketing Desportivo” foi lançado pela Advertising age, em 1978, para descrever as actividades direcionadas ao trabalho de Marketing que cada vez mais utilizava o desporto como veículo promocional. O Marketing Desportivo está direcionado ao patrocínio.

Para Cardia (2004:77) o marketing desportivo não está muito longe da definição de Marketing, mas está apenas relacionada à disciplina desportiva.

Nestes termos, é preciso alavancar os elementos que integram o Marketing, co-relacionados com o desporto, fazendo com que o Marketing proporciona uma maior imagem e comercialização da marca.

O processo de divulgação da marca não pode ser vista de forma isolada, deve abranger todos elementos constantes do circuito comercial, ou seja, para além da marca deve se ter em conta, os clubes envolvidos, os atletas e o mais importante, que é o público alvo que neste caso é o consumidor, podendo este ser visto numa perspectiva loval, regional, nacional ou mesmo internacional.

Desenvolvimento do trabalho

Capítulo I - Introdução

Introdução

A presente proposta de investigação que tem como tema: “O Marketing Desportivo como Ferramenta para o Desenvolvimento de Marcas” visa trazer em revista os elementos comerciais e de procedimento que ajudem a promoção de marcas envolvidas n o desporto, tendo em conta algumas marcas e clubes existentes no nosso país.

No contexto actual de globalização, a o Marketing é essencial em uma empresa, pois é onde se concentra a inteligência competitiva e estratégica, analisando o mercado como um todo, ou seja, ameaças e oportunidades, pontos fortes e fracos, sobretudo, atenção às necessidades e desejos dos clientes.

Segundo Phillip Kotler, Marketing é uma actividade humana dirigida para a satisfação das necessidades e desejos, através dos processos de troca. O desporto envolve emoção e a paixão de qualquer pessoa, directa ou indirectamente. Isto ocorre em função do grande apelo popular que o desporto proporciona, o que gera interesse comercial, exposição nas mídias tradicionais (televisão, jornais, etc.) e eletrônica, além da mídia alternativa que alcança milhares de telespectadores, leitores e praticantes no mundo do desporto. A indústria do desporto vem apresentando um gradual crescimento na indústria.

O Marketing Desportivo pode ser considerado um meio alternativo, pois segundo Sbrighi (2006), Marketing Desportivo é a utilização do desporto como ferramenta de comunicação corporativa ou institucional.

Para o sucesso de investimento em Marketing Desportivo, é necessária a elaboração de um planeamento idealizado por uma equipe de profissionais de comunicação especialistas na respectiva área.

Neste trabalho serão demonstradas as influênciais do Marketing Desportivo como ferramenta de desenvolvimento de negócio de grandes empresas, tendo em conta as marcas, usando mecanísmos e procedimentos comerciais do domínio de Marketing.

O problema a ser investigado

O Marketing Desportivo pode ser visto como ferramenta para o desenvolvimento empresarial no que concerne a vertente das marcas ?

A pergunta a investigar e as hipóteses a considerar

Formulação da pergunta a investigar

Qual é o impacto do Marketing Desportivo no crescimento da Mcel e do Standard Bank ?

As hipóteses H0 e H1

H0: O Marketing desportivo tem impacto positivo na rentabilidade da Mcel e Standard Bank

H1: O Marketing Desportivo tem impacto negativo na rentabilidade da Mcel e Standard Bank

Perguntas investigativas de apoio a investigação

Marketing Desportivo é uma chave vital para o sucesso do negócio e divulgação da marca?

Marketing Desportivo pode ser considerado um midia alternativo?

Marketing Desportivo é usado como Responsabilidade Social ou tem fins lucrativos?

Os objectivos da investigação

Objectivo geral: Analisar como o Marketing Desportivo pode ajudar as grandes empresas na divulgação e comercialização das suas marcas ao consumidor.

Objectivos específicos:

 Descrever o Marketing Desportivo e a sua fundamental no desenvolvimento de determinadas marcas.

 Demonstrar como são feitos os planeamentos para obter o sucesso nas parcerias entre os agentes desportivos.

 Propor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.5 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com