TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing E Propaganda

Exames: Marketing E Propaganda. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  1.880 Palavras (8 Páginas)  •  891 Visualizações

Página 1 de 8

1. INTRODUÇÃO

Segundo a ASSOCIAÇÃO AMERICANA DE PROPAGANDA: “Propaganda é a mensagem divulgada em veículos de grande penetração (TV, rádio, revistas, jornais, etc.) que tem por objetivo criar ou reforçar imagens ou preferências na mente do consumidor, predispondo-o favoravelmente em relação ao produto, serviço ou empresa patrocinadora”.

A propaganda e um dos elementos do marketing que faz parte do mix de comunicação de marketing, ou comunicação integrada de marketing (CIM). E definida por Nickels e Wood (1999, p.323) como sendo “qualquer comunicação paga e não-pessoal iniciada por uma empresa como objetivo de criar ou continuar relações de troca com os clientes, e muitas vezes com outros grupos de interesses”. E considerada não-pessoal por não ser entregue de uma pessoa para outra, e sim enviada por uma mídia como a televisão, o radio, jornais, revistas e outras.

“O marketing é a função dentro de uma empresa que identifica as necessidades e os desejos do consumidor, determina quais os mercados-alvo que a organização pode servir

melhor e planeja produtos, serviços e programas adequados a esses mercados. No entanto, o marketing é muito mais do que uma função isolada - é uma filosofia que orienta toda a organização. A meta do marketing é satisfazer o cliente de forma lucrativa, criando relação de valor com clientes importantes." (Philip Kotler)

Segundo Kotler (2000, p. 596), “propaganda e qualquer forma remunerada de apresentação não-pessoal e promocional de idéias, bens ou serviços por um patrocinador identificado”.

A propaganda tem evoluído através dos tempos e sendo disseminada por diversos canais a fim de atingir seus objetivos, que são traçados pela empresa dependendo da situação.

Existe ainda a necessidade de o administrador entender a propaganda como um investimento e não como apenas um custo para sua organização, pois com a boa utilização desta ferramenta, e aplicando as técnicas do marketing adequadamente, tal investimento poderá trazer um grande retorno em vendas, construção de relacionamentos ou na divulgação, fidelização, e fixação da sua marca.

Tuleski, 2009 “Muitas vezes, a propaganda erroneamente e confundida com marketing. Isso ocorre principalmente pelo fato de que o composto promocional e a parte do marketing que mais aparece e é percebida pelas pessoas de uma forma geral”.

Este trabalho e uma revisão bibliográfica que visa demonstrar a importância desta ferramenta para as organizações, uma vez que, a cada dia a competitividade e a concorrência estão mais acirradas. Sendo assim a propaganda pode ser um diferencial competitivo para o negocio.

2. JUSTIFICATIVA

Dentre as diversas ferramentas de Marketing disponíveis e que podem ser utilizadas pelas organizações, temos uma que e erroneamente confundida com a própria definição de Marketing: A Propaganda.

Segundo Kotler (2000, p.596), “propaganda e qualquer forma remunerada de apresentação não-pessoal e promocional de idéias, bens ou serviços por um patrocinador identificado”.

Para Manzo (1975, p.103) “ Uma campanha de propaganda é usada para alcançar determinado objetivo. Pode haver, portanto, tantas campanhas quantos forem os objetivos visado.”

De acordo com Kotler (200, p.596)

A propaganda informativa surge no primeiro estagio da categoria de um produto, quando o objetivo e desenvolver uma demanda inicial; A propaganda persuasiva torna-se importante no estagio competitivo, quando o objetivo de uma empresa e desenvolver uma demanda seletiva por determinada marca; A propaganda lembrete e importante para produtos maduros. Outra forma semelhante e a propaganda de reforço, que procura reforçar os compradores de que fizeram a escolha certa.

Para completar, Cobra (1997, p.20) é certeiro ao opinar como a empresa deve encarar o marketing.

“Mais importante que entender sua definição e compreender que marketing deve ser encarado como uma filosofia, uma norma de conduta para a empresa,em que as necessidades latentes dos consumidores devem definir as características dos produtos ou serviços a serem elaborados e as respectivas quantidades a serem oferecidas.”

3.OBJETIVO

3.1 Geral: Conhecer através da visão de autores as definições pertinentes ao assunto abordado.

3.2.Específico:

a) Mostrar a diferença e a importância do Marketing e Propaganda .

b) Definir a importância da propaganda para as organizações e demonstrar que, as organizações devem dar também a devida importância ao processo de criação de uma campanha de propaganda.

c) Objetivo justificar o tamanho da importância do Marketing para as organizações bem como a importância da propaganda como sua ferramenta.

4- Revisão de Literatura

4.1- Conceito de Marketing

Para Kotler e Armstrong (2000, p.3):

“Definimos marketing como processo social e gerencial através do qual indivíduos e grupos obtêm aquilo de que necessitam e que desejam, criando e trocando produtos e valores com outros. Para explicar essa definição examinamos os seguintes termos importantes: necessidade, desejos e demandas, produtos, valor, satisfação e qualidade, troca, transições e relacionamentos; e mercados.”

Utilizando conjunto de técnicas e princípios como ferramenta, marketing busca ajustar a oferta organizando as demandas específicas do mercado. Tornando-se uma função gerencial. Também é visada como processo social quando atende às necessidades sociais ao regular a demanda e a oferta de serviços e bens. Respeitando as limitações e exigências imposta pela sociedade e ao atender as necessidades de sobrevivência e continuidade da organização, o marketing se torna uma orientadora da administração, uma filosofia, uma visão. Tal função reconhece que a tarefa primordial da organização é satisfazer o consumidor, atendendo as suas necessidades. (ROCHA e CHRISTENSEN, 1999, p.15)

Conforme Drucker (1999, p.15):

“Marketing é o processo pelo qual a economia é integrada à sociedade para servir às necessidades humanas.”

O marketing visa sempre capturar a melhor junção possível entre os segmentos da oferta e da demanda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com