TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing Em Supemercado

Exames: Marketing Em Supemercado. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2013  •  3.158 Palavras (13 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 13

Mercado MW -

Media Empresa-Paratinga-Bahia.

Entrevistados (B.A.L. 41 anos), (C.F.S. 53 anos), (C.A.L.P. 49 anos)

Analise das Informações Coletadas: Possui banco de dados dos clientes, usa software auxilia ainda na administração do mercado, visto que gera informações sobre o histórico das vendas, sendo possível verificar através das informações geradas se a empresa melhorou em suas vendas ou houve queda. Com essas informações o administrador verifica qual a melhor alternativa a aplicar no negócio, se há necessidade de uma campanha de marketing, ou se está existindo algum problema na organização. Os produtos devem ter um bom preço, possuir uma aceitação perante os clientes, qualidade, acompanhar as tendências do mercado. Também o relacionamento com os fornecedores é um fator determinante para a tomada de decisão, pois toda organização busca um estoque enxuto e com alta rotatividade das mercadorias, portanto os fornecedores precisam cumprir com as obrigações assumidas, como prazo de entrega, quantidade correta da compra, entre outros fatores. Outra afirmação feita pelo entrevistado consiste em que existem determinados produtos e marcas que, independente de preço, sazonalidade, etc, o supermercado sempre deve ter presente em suas gôndolas, pois as marcas já se confundiram com o produto, além da grande demanda por parte dos clientes. Alguns estabelecimentos trabalham fazendo operações de FEFO (First Enter First Out) para grandes empresas como a Sadia. Leia-se, queimando estoques de produtos próximos da validade. Esse é o caso do SuperMW que de vez em quando recebe grandes lotes de produtos e os coloca na promoção a preços irrisórios. Lembrem-se, esta não é uma operação por erro do supermercado e sim por opção da empresa que fornece. Uma maneira de reaver parte dos prejuízos uma vez que a troca desses produtos é SEMPRE por conta do fornecedor.

Mantêm informados através de revistas do setor, pela internet e pelos próprios fornecedores. Mas o que realmente influencia na decisão de compra dos produtos pelo consumidor é a mídia, a televisão especificamente. Se a empresa faz uma campanha publicitária maciça no domingo a noite, por exemplo, na segunda-feira já vai haver uma demanda para aquele produto e o comprador deve estar atento para não deixar de atender às expectativas dos clientes. A mídia influencia bastante, às vezes sai uma propaganda na TV, já no outro dia os clientes estão procurando. Às vezes O FUNCIONARIO nem teve acesso ao produto ainda, já que muitas vezes os produtos são lançados apenas em uma região do Brasil, e ainda não esta disponível para a nossa região e isso, pode até criar um conflito, pois eles insistem muito e o funcionário não tem como atendê-los, ai tem que explicar a dificuldade de aquisição, o motivo que o supermercado não tem o produto.

A empresa está sempre monitorando seus concorrentes, pois se houver falhas e falta de conhecimento com o concorrente isso pode ocasionar dois graves problemas: haverá muita mercadoria em estoque, o que comprometerá o capital de giro da empresa ou ocorrerá à falta de mercadoria e o consequente descontentamento do cliente. Outras ações destacadas referem-se à ampliação de departamentos de serviços, seletividade e remodelagem de lojas para atrair os consumidores. Clientes procuram continuamente por mais serviços, e lojas que melhor os oferecem não apenas atraem consumidores, como também aumentam as vendas de produtos complementares.

A identificação da satisfação do cliente é feita sempre através de informações usadas através do processo de atendimento do cliente, desde informações das necessidades, passando sobre informações de disponibilidade, terminando nas informações geradas no atendimento e recebimento do produto, como cobrança e pós venda.

Os controles bancários são feitos através de:

-SYS-CRM que Permite ao gerente o controle de cheques de clientes fornecendo uma administração sobre os limites de compras, controle de convênios, administração de cartão próprio, administração de cartão fidelidade, além de fornecer o perfil dos compradores - hábitos de consumo, segmentação por valor de cliente, oferecendo recursos especiais para incentivar/consolidar a fidelização.

* Possibilita controle de contas a pagar ou receber;

* Geração automática de contas a pagar a partir da entrada de nota fiscal;

* Emite carta de cobrança por cliente;

* Relatório de comissões por vendedor e período

* Opção de pagamento de comissões sobre recebimentos parciais;

* Emissão de boleto bancário e carnê;

* Controle e emissão de fatura;

* Cadastro de contatos por fornecedor e cliente;

* Layout de notas fiscal, duplicatas e boletos bancários.

Analise de informação coletada

O Supermercado MW, está localizada no centro da cidade, onde estão presentes as grandes redes . O supermercado penava com a concorrência em preço na pascoa, por exemplo. O proprietário deveria observar que a questão não era concorrer em todos os itens, mas naqueles que podiam atrair público. Para brigar em preço, eleger o ovo da pascoa e verificar que O perfil de compras do supermercado é de reposição. E decidir aproveitar a crescente preferência do consumidor pelos mercados vizinhos. Enquanto os ovos de pascoa ficavam com a tarefa de levar público à loja, outros produtos seriam comprados por conveniência, como as carnes especiais. O segredo para obter bons preços nos ovos, era melhorar o relacionamento com os distribuidores durante todo o ano. Mantendo fidelidade a eles e, por isso, na pascoa conseguirá bons descontos. “Claro que também abriria mão de parte da sua margem para reduzir preço”,

O melhor modo de resolver um conflito é ter conhecimento de sua causa e o que ele envolve. Desta forma, é necessário estar preparado para negociar com pessoas diversas, que possuem personalidades diferentes e, consequentemente, atitudes distintas diante de uma situação. Ao longo de uma negociação pode-se confrontar com pessoas assertivas (que mostram suas habilidades para lidar com os confrontos), inassertivas (que satisfaz as outras pessoas, violando seus próprios valores) e agressivas (que quer dominar e impor suas ideias). Além disso, também é interessante analisar a amplitude do conflito no qual se está envolvido.

É importante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com