TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing GOBE

Tese: Marketing GOBE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  Tese  •  623 Palavras (3 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade de Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: Marketing

Curso: Administração

Professor:

Nome do aluno: Luciene Santos Salles

Data: 01/04/2014

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1. De acordo com GOBE et al. ( 2004) " Como uma da principais exigências do mercado é a atualização constante dos produtos e serviços, tornou-se imperativo que as empresas consigam com uma dose de certeza, vislumbrar o futuro". Sendo assim, dado o caráter instável do atual ambiente de negócios, é determinante e prudente o desenvolvimento de ações que remetam as empresas a permanecerem sustentavelmente competitivas no mercado, através da previsibilidade e da construção de cenários futuros a curto, médio e longo prazo, que reflita precisamente o ambiente de negócio.

Referência: GOBE, Antonio Carlo et al e MOREIRA, Júlio Cesar Tavares [coord.] Gerência de produtos. São Paulo: Saraiva, 2004.

Com base nestas considerações em pesquisas sobre o assunto abordado, que podem ser realizadas em sites, revistas, jornais, livros e no material didático da unidade de aprendizagem, desde que devidamente referendados, desenvolva um texto de no mínimo 15 linhas contemplando: conceitos de marketing e mercado, a importância e o papel da área de marketing no contexto organizacional atual e tendências futuras para esta área. (3,5 pontos)

Marketing pode ser compreendido como o processo de planejamento e execução desde aconcepção, preço, promoção e distribuição de produtos (idéias, mercadorias e serviços), que propicia criar trocas que satisfaçam os objetivos individuais e organizacionais, ou também como um conjunto de técnicas e métodos destinados ao desenvolvimento das vendas. Já o mercado, conjunto de pessoas ou organizações que possuem necessidades ou desejos que podem ser atendidos por produtos ou serviços, ou ainda, é a concepção da política empresarial, na qual o desenvolvimento das vendas desempenha um papel predominante, podemos considerar como uma “arena” onde trocas potenciais podem ocorrer. Essa “arena”, não se trata de um espaço físico e sim conceitual.

A função do Marketing é auxiliar esse mercado a conhecer o que as pessoas querem e precisam, objetivando oferecer sempre o melhor para elas. Esse conhecimento prévio pode influenciar direta ou indiretamente no objetivo estratégico da empresa, alavancando vendas ou melhorando o atendimento ao publico de um determinado setor.

A tendência é que o marketing seja encarado como algo vital para o bom êxito das empresas, já que ele pode facilitar o sucesso das relações entre os participantes de seus respectivos mercados, e aumentando o sucesso dos negócios.

2. Realize uma pesquisa na empresa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com