TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing I

Artigo: Marketing I. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  728 Palavras (3 Páginas)  •  445 Visualizações

Página 1 de 3

QUESTÃO 1 - Peter Drucker, citado no livro Administração de Marketing, explica o objetivo do Marketing com a seguinte frase "o objetivo do marketing é tornar a venda supérflua". O que você acha que ele quis dizer com essa frase e como ela deve ser usada na prática do marketing?

Resposta: Ele diz que o marketing deve de tal forma proporcionar ao cliente uma visão límpida do produto, desta maneira aguçando o cliente para que o mesmo procure adquirir o produto devido suas vantagens.

QUESTÃO 2 – Quais foram os fatos históricos que foram determinantes para o surgimento do Marketing?

Resposta: Um fator histórico determinante para o surgimento do marketing foi o desenvolvimento do comercio, que teve inicio com a troca que era a primeira forma de "mercar", onde os mercadores já buscavam um relacionamento em longo prazo um com outro, mesmo não recebendo nome de marketing e sendo distinto de outras praticas comerciais da época. Então chegou a revolução industrial, onde era importante produzir cada vez mais com menor custo possível sem perder a eficiência e qualidade, sendo assim também determinante para o surgimento do marketing.

QUESTÃO 3 – Explique com suas palavras porque o Marketing não é sinônimo de “esperteza”.

Resposta: Porque o marketing é produto de venda estabelecido no intuito de despertar no cliente a necessidade de ter aquele produto devido sua utilidade e não ludibriar o cliente a fim de provocar uma falsa expectativa para possuir aquele produto.

QUESTÃO 4 – Mini-Projeto

Imagine que você seja Gerente de Marketing de uma empresa e que esteja planejando o lançamento de um novo produto. Você tem um grande projeto em mãos, mas para executá-lo vai precisar do apoio de outras áreas funcionais. Você está requisitando que a empresa disponibilize uma equipe multidisciplinar para trabalhar em seu projeto. Para aprovar o seu pedido a Diretoria pediu que descrevesse os tipos de atividade que vai necessitar de cada área. Haverá necessidade de análise de financiamentos? E de desenvolvimento de novas tecnologias para incorporar ao produto? Será preciso contratar novos funcionários? Para este projeto você terá que descrever o tipo de produto que será lançado e qual necessidade humana ele satisfaz, bem como o nível de relacionamento que vai estabelecer com as outras áreas funcionais da empresa.

• Necessidade e desejo

Não existindo nenhuma empresa no Brasil que faz esse

• Produto ou Serviço

• O porquê deste produto (objetivo)

• Marca

• Diferenciais

• Segmento de Mercado adotado (justificar).

Empresa: Laboratório Químico Promissão, Empresa essa que atua na fabricação de Água Oxigenada (Peróxido de Hidrogênio) 2 e 10 volumes ( Uso caseiro e industrial), Líquido de Milton ( Hipoclorito de Sódio 1%) ( Uso Odontológico ), Líquido de Dakin( Hipoclorito de Sódio 0,5% ) ( Uso Odontológico ), Soda Clorada ( Hipoclorito de Sódio 2,5% ) ( Uso Odontológio, Hospitalar e Industrial). Após a utilização do aparelho de raios X para a realização do exame radiográfico, se faz necessário o processamento químico, podendo haver o contato do líquido revelador com as vestimentas dos profissionais, acarretando manchas de difícil remoção devido a esse problema muito freqüente nos meios odontológicos e radiológicos que são as manchas por ação do revelador radiográfico, nossa empresa lançara o “Remove X‘’ Solução a base de Hipoclorito de Sódio 1% associado ao Iodo em pó. A solução até o momento para a remoção caseira dessas manchas era a mistura de Sal de Cozinha ( cloreto de sódio + iodo ) e Soda Clorada ( Hipoclorito de Sódio 2,5% ) e aplicação sobre a mancha em tecido seco. Baseado nesta fórmula popular, fundamentamos e descobrimos que a ação alvejante se dava pelo iodo em reação ao hipoclorito de sódio. A partir dessa descoberta lançamos o ‘’REMOVE X’’ que é a solução de hipoclorito de sódio 1% + iodo, em um frasco de 300ml ou 500ml, com sua toxidade reduzida por conter apenas 1% de hipoclorito de sódio e dispensar a necessidade de utilizar o cloreto de sódio e apenas sim o iodo.

Como nossa empresa já esta consolidada e atua no ramo odontológico e químico a anos, teremos suporte e nossos setores comportarão um novo produto, bem como em sua linha de produção, não havendo necessidade de novas contratações.

O Departamento Financeiro terá que suprir as compras de Iodo, sal esse de venda controlada para a indústria química e o setor de marketing terá de criar uma embalagem prática e segura, além do esboço de uma logomarca do ‘’ REMOVE X’’. No Departamento Financeiro dependera da divulgação.

...

Baixar como  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »