TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing Socioambiental

Trabalho Universitário: Marketing Socioambiental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/7/2014  •  1.177 Palavras (5 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 5

MARKETING SOCIAL E AMBIENTAL

Há atualmente uma força bastante intensa no sentido de que o mundo seja transformado em um ambiente sustentável em termos econômicos e que haja uma convergência de valores éticos e morais em torno da preservação dos recursos naturais e dos valores sociais.

Este movimento é conhecido como Responsabilidade Social e Ambiental e é implementado por cada vez mais organizações dispostas a dar segmento à causa. Porém, não é por acaso que estas companhias estejam buscando inserção neste mercado. A própria ordem econômica e concorrencial induz a um comportamento que acompanhe este sentido, ao passo que se espera um quadro harmonioso entre elementos vitais à lucratividade da empresa e os princípios da vida em sociedade. Conforme Tachizawa:

“O novo contexto econômico caracteriza-se por uma rígida postura de

clientes, voltada à expectativa de interagir com organizações que

sejam éticas, com boa imagem institucional no mercado e que atuem

de forma ecologicamente sustentável.” (2006, p.26)

Até muito pouco tempo não se via na questão ambiental um elemento que pudesse ameaçar os quadros de desempenho produtivo e financeiro das corporações, bem como as questões sociais como inclusão e eqüidade de direitos e oportunidades.

Somente nos últimos anos há uma corrente que tenta ajustar-se a realidade de necessidade de mudança destas situações de falta de equilíbrio entre os fatores, embora ainda crescente em proporção desigual ao estágio de degradação ambiental e social.

De maneira geral, principalmente a influência ecológica age diretamente sob o prisma social, fazendo despertar interesses de grandes empresas. Via de regra, trata-se de grandes corporações, uma vez que estas estão mais próximas ao tema até mesmo por questões de escala e implementações tecnológicas, da à capacidade financeira que tendem apresentar. O movimento social em torno da sustentabilidade ambiental do planeta age de forma direta na preferência dos consumidores e leva a um comportamento novo em relação aos seus próprios padrões de consumo.

Em pesquisa realizada entre setembro e outubro de 2006 e lançada no primeiro semestre do ano de 2007 a organização não-governamental Akatu em parceria com o instituto de pesquisas de mercado e opinião pública Market Analysis obtiveram resultados que apontam que cerca de 33% dos consumidores brasileiros adotam ações conscientes na hora das compras, o que representa uma em cada três pessoas, de acordo com a amostra. O levantamento revela ainda que 37% dos entrevistados afirmam pagar mais por materiais não nocivos ao meio ambiente. E é atrás disso que as empresas vão.

O mercado converge para um ponto que cobrará das empresas maior responsabilidade com o meio ambiente e com a sociedade em geral e isto motiva as empresas a investir pesado em busca deste público com estratégias de gestão econômica ambiental e responsabilidade social.

Para tanto, as organizações caminham para um estágio em que é necessário “um objetivo comum, e não um conflito, entre desenvolvimento econômico e proteção ambiental” (TACHIZAWA, 2006, p.25). Este objetivo passa a ser tão importante para a companhia que envolve agora toda a sua administração, de modo a tornar viável o plano de obter ganhos não apenas com os benefícios decorrentes, mas também com a imagem da sustentabilidade.

O MARKETING VERDE

É a estratégia de marketing voltada ao processo de venda de produtos e serviços que são baseados nos seus benefícios ao meio ambiente. A estratégia de vinculação da marca, produto ou serviço a uma imagem ecologicamente consciente. Uma empresa que adota posicionamento sustentável perante a sociedade é uma empresa ecologicamente consciente.

O marketing ambiental pode ser uma ferramenta extremamente poderosa de gestão de mercado, Porém, ao mesmo tempo em que cresce o número de consumidores conscientes, cresce também a desconfiança com relação a propostas pretensamente “verdes”, mas que não passam de promessas vazias que tentam explorar de forma irresponsável este novo filão de mercado.

O marketing e as estratégias envolvidas nos processos estratégicos das empresas, de modo geral, explicitam resumidamente o fornecimento de produtos e serviços que promovam um determinado nível de satisfação no cliente com preços viáveis. Neste âmbito também estão envolvidas as atividades de suporte, bem como a oferta e manutenção destes produtos e serviços, permeado por uma propaganda que gere instintivamente valor para este consumidor.

Neste sentido, segundo Ottman, o marketing verde, ou como também é chamado, marketing ambiental, apresenta-se de maneira mais complexa e “requer novas estratégias que, efetivamente, abordem desafios-chave

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com