TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing Turistico

Casos: Marketing Turistico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2014  •  2.596 Palavras (11 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 11

INTRODUÇÃO

Segundo o Ministério do Turismo, turismo de aventura compreende os movimentos turísticos decorrentes da prática de atividades de aventura de caráter recreativo e não-competitivo”. (Marcos Conceituais – Mtur). São as atividades recreativas que envolvem desafio e riscos avaliados e que proporcionam sensações diversas e novidade. É um segmento de mercado do setor turístico que compreende o movimento de turistas cujo atrativo principal é a prática de atividades de aventura de carácter recreativo, podendo ocorrer em qualquer espaço: natural, construído, rural, urbano, estabelecido como área protegida ou não. Primeiramente entendido como uma atividade ou subproduto do ecoturismo, o segmento de turismo de aventura, atualmente, possui características e consistência de mercado próprias e, consequentemente, uma nova oportunidade de ofertas e possibilidades devido ao crescimento que vem adquirindo.

Destacam-se atividades como:

- arvorismo, ciclismo, atividades equestres, atividades em cavernas, percursos fora de estrada

- bungee jump, cachoeirismo, canionismo, caminhadas, escaladas, montanhismo, rapel, tirolesa

- boia-cross, canoagem, mergulho, rafting

- asa delta, balonismo, parapente, paraquedas, ultraleve

1. CARACTERIZAÇÃO DA LOCALIDADE

Brotas é um município brasileiro do estado de São Paulo. A história do município começa por volta do ano de 1839, quando uma capela (Santa Cruz) foi construída, dando início a um povoado. Brotas tornou-se distrito de Araraquara em 1841 e foi transferida para Rio Claro em 1853. Em 22 de agosto de 1859, o distrito foi transformado em município. O município experimentou a sua fase de maior desenvolvimento durante a expansão da lavoura de café, entre as décadas de 1920 e 1930. Durante esta fase a cidade recebeu um grande número de imigrantes italianos, o que já vinha acontecendo desde o final do século XIX. Com a decadência da agricultura cafeeira, o município perdeu grande parte da sua população para outros centros, principalmente São Carlos, Rio Claro, Jaú e Piracicaba. Os primeiros a se fixarem na região foram famílias mineiras,segundo BUSSAB (1992). O aniversário da cidade é comemorado no dia 3 de maio, por ocasião de uma antiga comemoração católica, a de Santa Cruz. A origem do nome BROTAS tem quatro hipóteses: Brotas de olho/brotas d’água; brotas de broto de capim/ mato que brotava após pousadas de trilheiros, Brotas como derivativo de “bolotas”, bolos característicos fabricados no lugar . A quarta e mais provável vem das origens da fundadoras de Brotas. Sendo D. Francisca Ribeiro dos Reis descendente de portugueses católicos e devotos de Nossa Senhora das Brotas, em Portugal, teria prestado homenagem à santa, dando seu nome à cidade . Na capela de Santa Cruz existe uma imagem ,do século XIX ,da referida Santa. Brotas teve sua fase de melhor desenvolvimento nas décadas de vinte e trinta, época de expansão do café para o interior paulista. A cidade viveu em função desta atividade econômica até sua crise definitiva. É marcante a presença de imigrantes italianos e seus descendentes que tiveram influencia nos rumos políticos da cidade. A crise do café trouxe um período de estagnação econômica ao município que na época perdeu população para os grandes centros urbanos. A taxa de crescimento da população tornou-se positiva à partir da década de oitenta, culminando com o aumento de 3.134 habitantes pelo censo de 1991. Atualmente, o município ainda possui uma economia predominantemente agrícola Considerando-se a tradição agropecuária e os recursos naturais do município: cachoeiras, matas preservadas, serras e rios, a economia turística, com base no ecoturismo, turismo de aventura e no turismo rural tem se tornado outra atividade de destaque e importância para a economia local.

Dados Geográficos , Geológicos e Demográficos.

Localização:

Localizado no centro geográfico do Estado de São Paulo, o município de Brotas possui área de 1.062 km² , sendo que 81,9% deste território, estão integrados à Bacia Hidrográfica do Rio Jacaré-Pepira. A área total, formada por 13 municípios, (Boa Esperança do Sul, Jaú, Ibitinga, Dois Córregos, São Pedro, Itirapina, Ribeirão Bonito, Bariri, Bocaina, Torrinha, Dourado, Itaju ), é de 2.732 km² , cabendo a Brotas 32% deste total, o que torna o município com maior participação territorial. ( Diagnóstico Ambiental do Município de Brotas, 1996).

A bacia do Rio Jacaré Pepira , pertence à bacia do rio Paraná e ocupa uma área de 2612 km². O rio nasce no município de São Pedro, Na Serra de Itaqueri (47° 55’ W e 22° 30’S), altitude de 960m e após um percurso de 174 km, deságua no rio Tietê a aproximadamente 400m de altitude, no município de Ibitinga a 48° 55’W e 21° 55´S. (Projeto do Consórcio Intermunicipal do rio Jacaré-Pepira, 1989).

Geomorfologia:

A bacia hidrográfica do Rio Jacaré-Pepira tem parte de seu curso dentro das Cuestas Basálticas e seu curso final no Planalto Ocidental, Entende-se por Cuestas Basálticas, um relevo escarpado, dissimétrico, seguido de uma sucessão de camadas com diferentes resistências ao desgaste e de grandes plataformas estruturais de relevo suavizado, inclinadas para o interior em direção à calha do Rio Paraná. O topo é denominado de frente da cuesta e a base de reverso da cuesta. O entalhamento do reverso dessas cuestas , um corte íngreme na região frontal, deu lugar a grandes anfiteatros de erosão, e muitos destes cortes apresentam quedas d’água (Maier, 1983).

Segundo Maier, 1983, no Planalto Ocidental, podem ocorrer escarpas locais que recebem nome de serras (Ex.: Serra de Dourado e Brotas). Na bacia , ocorrem quatro tipos de relevo, relevo de degradação, formado por planícies aluviais, sujeitas a inundações e localizadas na calha do rio Jacaré-Pepira e de alguns de seus afluentes . Seguem-se relevos de degradação em planaltos dissecados, formados por colinas amplas com topos extensos e aplainados , colinas médias e topos aplanaidos, morros amplos com topos arredondados, morrotes e espigões com topos angulosos e achatados. O terceiro tipo é constituído por relevos residuais e formado por mesas Basálticas, que são morros testemunhos isolados, com topos aplanaidos e arredondados, escarpados , com exposição de rochas. O Quarto tipo é formado por relevos de transição, onde se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com