TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing Voltado Ao Trabalho

Trabalho Universitário: Marketing Voltado Ao Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  395 Palavras (2 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 2

3. ESTRATÉGICAS GENÉRICAS DO PORTER

Identificando a estratégia de preço da Casas Bahia, abrangência de seu público de atendimento e suas ferramentas de comunicação, podemos afirmar que ela utiliza-se da Liderança em Custos. Mesmo sempre ofertando seus produtos para as Classes mais baixa, nunca deixou de ter como oferta de produtos que pudessem ser comprados por outras classes. Desta forma identifica-se que a estratégia genérica utilizada é a de Liderança de Custos, que conta com menor custo (vendendo móveis com preços menores do que as empresas especializadas em seu segmento) e com alvo amplo, (conforme já citado, mesmo seu público alvo ser para pessoas de baixa renda ou que não consigam comprovar renda, ela consegue fazer com que diversas camadas da sociedade façam compras em suas lojas, adotando como exemplo, o uso de cartão de crédito para compra.). Que segundo Porter (1990) As empresas que adotam as estratégias de menor custo produzem artigos comparáveis a um custo muito baixo, mas sãoaltamente produtivas e normalmente utilizam modernas tecnologias de processo. Um ponto importante das estratégias de menor custo é que, embora a redução de custos seja o tema central de toda a estratégia, qualidade e assistência não podem ser ignoradas.

A rivalidade no segmento de venda de bens duráveis é grande. Como concorrente a Casas Bahia possui: Ricardo Eletro, Lojas Cem, Marabraz e Magazine Luiza, mas nenhum possui o poder que a Casas Bahia possui, ainda mais com a fusão – Casas Bahia, Ponto Frio e Pão de Açúcar, que juntos, segunda Época (2009) possuem um marketing share de 20% no segmento de bens duráveis. As consequências de um mercado competitivo entre a concorrência é a frequente guerra de preço, batalhas no campo da propaganda e lançamento de novos produtos.

Casas Bahia – Liderança em Custo

Atuação: Distribuição varejista de móveis e eletrodomésticos com preços acessíveis e formas de pagamentos muito competitivas no mercado. Foco nas classes C, D e E.

Força: Aproximadamente 27 milhões de clientes cadastrados.

Venda de produtos parcelados com baixas taxas de juros e prazo de pagamento estendido.

Abrange, por dia, 54.1 milhões de domicílios através de anúncios em sete emissoras da TV aberta e 11 canais por assinatura.

Número de funcionários aproximado: 57.500.

Faturamento aproximado: R$ 13,8 bilhões.

Experiência: 60 anos de atuação no mercado nacional.

Parte integrante do maior grupo varejista do Brasil (Grupo Pão de Açúcar).

Parceria com o banco Bradesco – lançamento de cartão de crédito em conjunto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com