TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing no trabalho

Por:   •  9/11/2016  •  Seminário  •  442 Palavras (2 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade Avaliativa

Analise de Figuras RSE

ALUNO: Raphael Pereira Kroger

Figura 1: A pirâmide apresentada pelo professor em sala de aula é conhecida como pirâmide de Carroll, esse autor propôs um modelo piramidal para o tema RSE, separado em quatro blocos: Responsabilidades Econômicas, Responsabilidade Legal, Responsabilidade Ética e Responsabilidade Filantrópica, também conhecida como Responsabilidade Discricionária.

Para o autor a base de tudo quando as organizações pensam em adotar algum programa de RSE é a Responsabilidade Econômica, o Ser lucrativo, ou seja, o projeto de RSE deve antes de tudo gerar retorno financeiro à organização, as organizações antes de qualquer coisa pensam e seu lucro, seja ela de pequeno médio o grande porte. A obtenção deste lucro deve estar embasada legalmente (Responsabilidade Legal), por exemplo, o descarte de resíduos sólidos gerado na produção de produtos, existe lei específica que regulamenta esta atividade, desta forma a empresa deverá conhecer tal lei e agir dentro dela em seus projetos de RSE. No degrau de cima da Pirâmide, encontramos a Responsabilidade Ética, ou seja, além de gerar lucro e estarem dentro da lei, os projetos de RSE devem ser éticos perante a sociedade, ou seja, de nada adianta um trabalho bem elaborado de reciclagem de material, se a empresa utiliza mão de obra escrava para produzir seus produtos. No topo da Pirâmide temos a Responsabilidade filantrópica, este patamar é alcançado pelas empresas que chegaram a tal ponto em seus projetos de RSE, que estes acabam por se tornar uma instituição ou até mesmo uma empresa paralela, de tão bem estruturados, onde entraram projetos sociais e dará um suporte a sociedade vizinha à empresa.

Figura 2: A figura dois é uma rede de valor, fala das dependências das empresas em relação a alguns fatores externos, e esses fatores também depende de outros fatores, todos tem dependência um para com o outro. Na figura podemos observar a dependência da empresa em relação aos clientes, fornecedores, complementares e substitutos; os clientes dependem da empresa, mas se o fornecedor não mandar matéria prima para a empresa, ela não tem como repassar o produto acabado, mas por outro lado, o cliente consegue pegar um produto substituto, ou complementar. De maneira resumida, todos os setores devem estar bem alinhados, devem estar e extrema harmonia, se não a empresa acabara sendo prejudicada, pois poderá perder clientes e qualidade.

Comparando as duas figuras se percebe que elas estão diretamente ligadas, pois tanto na pirâmide, quando na rede, temos setores que dependem do outro para que o resultado aconteça de maneira exata, para que aja RSE dentro de uma empresa, todos os fatores devem estar envolvidos, pois só se classifica como RSE, ações de empresas que apresentam todas as etapas exigidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (62.7 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com