TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Maximizacao da extracao da areia pesada de moma

Por:   •  3/12/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.697 Palavras (7 Páginas)  •  776 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1. QUESTÃO DO PROBLEMA        

2. DELIMITAÇÃO DO TEMA        

3.OBJECTIVOS        

3. 1. Objectivo geral        

3.2.  Objectivos específicos        

4 . JUSTIFICATIVA        

5. METODOLOGIA        

6 . TIPO DE PESQUISA        

7. MÉTODO        

8. INSTRUMENTOS TÉCNICOS        

9. CRONOGRAMA        

EXECUÇÃO DO PROJECTO DE PESQUISA        

10. ESTRUTURA PROVISORIA DO TRABALHO        

INTRODUÇÃO        

CAPÍTULO I:        

        ENQUADRAMENTO TEÓRICO        

Formulação do problema        

Justificativa        

Objectivos        

Hipóteses        

CAPÍTULO II: METODOLOGIA        

        TIPO DE PESQUISA        

Quanto à abordagem        

Quanto aos objectivos        

Quanto à fonte de informação        

Quanto ao nível de aplicação        

Quanto aos procedimentos técnicos        

        MÉTODO        

Método de procedimento        

Método de abordagem        

POPULAÇÃO E AMOSTRA / PARTICIPANTES DO ESTUDO        

TÉCNICAS DE RECOLHA E ANÁLISE DE DADOS        

CAPÍTULO III:        

        APRESENTAÇÃO E RESULTADOS        

CAPÍTULO IV:        

        ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS        

        CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES        

11. BIBLIOGRAFIA        


1. QUESTÃO DO PROBLEMA

A obra visará uma análise de menor volume ou quantidade do material (minério) extraído em cada turno, para suprir as necessidades dos clientes, tomando em conta que os clientes ficam a espera nos pontos de embarque. É neste contexto que surge a problemática da empresa extrair menor quantidade de minério pela presença de raízes, argila, maior profundidade e a sequência de progressão.

As areias pesada de Moma são mais procurado por ser minerais de grande importância ou valor económico nas industrias cerâmica, aeronáutica, aeroespacial, química, naval, nuclear, bélica, na metalurgia, no fabrico de tintas, de bicicletas, de óculos e de computadores.

Hoje em dia qualquer país está em desenvolvimento usando muitas tecnologias, necessitará das indústrias para o bem estar da sociedade e a economia do próprio país.

Quando a frente que está a ser extraída, ter maior profundidade em relação ao nível das águas do mar, acabará por extrair menor quantidade do material pretendido.

2. DELIMITAÇÃO DO TEMA

A empresa areias pesadas de Moma- Kenmare se dedica a exploração de depósitos de placeres, na região de Topuito-Moma, usando método de extracção especial de lavra a céu aberto quando se refere ao método de exploração baseado nos meios de deslocação dos estéreis, e em função da morfologia do jazigo, usam o método de cortes sucessivos (Nkanda, 2007).

O processo de produção de areias pesadas na empresa em estudo, é afectado por algumas dificuldades, como presença de argila na face de extracção, raízes de tamanhos maiores, fricção entre os cabos de ancoragem, maior profundidade, morfologia acidentado entre outros.

Os principais parâmetros de uma operação de dragagem estão relacionados com a taxa de produção do equipamento, espessura, largura e comprimento de corte. Uma análise de cada um destes itens torna-se necessária para compreensão dos parâmetros operacionais no processo (Soares, 2006).

O aproveitamento económico desses minerais extraída na empresa Kenmare, tem seguido alguns sequenciamento de lavra com vista a maximizar a extracção para melhor responder  ao mercado consumidor.

Para o melhor conjugue das operações no sentido de maximizar a extracção é necessário que se conhece a disponibilidade do equipamento em cada turno,

O coeficiente de rendimento operacional da draga representa um valor, em percentagem, que determina uma redução operacional tendo em vista: tráfego de navios, manobras da draga, além da manutenção e acréscimo da linha de recalque devido o avanço do equipamento no local de dragagem (Soares, 2006).

Segundo Herchenhorn in Soares, 2006, a draga pode estar a atingir profundidades maiores, mas que são capazes de optimizar a sucção de materiais. “Em média, uma draga de sucção e recalque com cortador obtém 20% de concentração volumétrica de sólidos e 80% de água no processo de dragagem. Com as bombas submersas instaladas na lança de sucção, esses índices podem chegar a 35% e 65%, respectivamente, aumentando a produtividade da operação e diminuindo o custo por metro cúbico, pois com a mesma potência se atinge uma produção superior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (193.7 Kb)   docx (89.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com