TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Medições Com Paquímetro

Ensaios: Medições Com Paquímetro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2014  •  555 Palavras (3 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução ao paquímetro:

"O paquímetro é o resultado da associação de uma escala como padrão de comprimento; dois bicos de medição, como meios de transportes do mensurado, sendo um ligado a escala e outro ao cursor; um nônio como interpolador para a indicação entre traços"

Os paquímetros distinguem se pela faixa de indicação 120... 2000mm; o comprimento dos bicos de 35 a 200 mm correspondente para casos especiais é possível adquirir paquímetros de bico finos e compridos.

o material usado na fabricação deu um paquímetro e usualmente o aço

com coeficiente de dilatação linear q=11,5 um/m.k de forma que o mesmo tenha comportamento térmico equivalente a maioria das peças

As superfícies dos bicos situados frente a frente destina-se as medições externas cilíndricas. Ao usar estas superfícies de medição deve-se adicionar à indicação a espessura dos ressaltos dos bicos que é geralmente um valor arredondado (10 ou 20mm) importante é realizar a calibração dessa distancia periodicamente a fim de determinar o seu valor efetivo e fazer correção do erro durante o processo de medição.

Nos paquímetros universais os bicos para medição interna são prolongados para sima e apresentam a forma de gumes , o que permite medir dimensões menores do que aquele valor arredondado. paquímetro pequeno pode ter na parte traseira uma lingueta que se move junto com o cursor e serve para medir profundidade.

Nas medições externas recomenda-se colocar a peça a ser medida o mais perto possível da escala de modo a minimizar os erros de não obediencia do principio de Abbé. nas medições internas antes de fixar o cursor, deve-se afroixar a pressão de medição. Em geral o paquímetro deve-se evitar um aperto forte nos bicos sobre a peça (evitar força de medição subseciva) alem dese deve-se evita o máximo possível movimento relativo entre os bicos e a peça. já que isto provoca desgastes nos bicos e assim a geração de erros de medição com o paquímetro. sob ipo tese alguma deve-se medir uma peça em movimento ex: no torno ou maquinas de usinagem, fresa retifica etc...

A leitura do nônio deve-se ser realizada com o paquímetro perpendicular a vista do operador para evitar o erro de paralaxe. entre tanto a maioria das peso as posue maior acuidade visual com uma das vistas, o que ocorre um erro associado ao proseso de leitura. Por isso recomenda-se a fazer a leitura com uma só das vistas, apesar das dificuldades em encontra-se a posição certa.

A incerteza das medições de um paquímetro depende:

-dos erros da divisão das escala principal

-dos erros da escala do nônio

-da retilineidade dos bicos de medição.

-dos erros da quia do cursor

com base nas medições realizadas responda:

a) o que se observou com base nas medições realizadas entre os diferentes acadêmico?

Que os dois métodos são muitos eficientes mas considerando que o paquímetro é mais pratico no manuseio

b) com base nas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com