TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Meio Ambiente Água, Poluição, Educação, Marxismo

Por:   •  21/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.126 Palavras (17 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 RESUMO..................................................................................................................3

2 INTRODUÇÃO ........................................................................................................4

3 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................5

4 CONCLUSÃO.........................................................................................................14

REFERENCIAS..........................................................................................................15


1 RESUMO

As questões ambientais ganharam uma grande importância nos últimos tempos. E uma das grandes preocupações surgiu pelo aumento da poluição que causa alterações ecológicas, ou seja, uma alteração na relação entre os seres vivos, provocada pelo ser humano através dos poluentes que prejudicam direta ou indiretamente, nossa vida ou nosso bem-estar, como danos aos recursos hídricos e o solo e impedimentos a atividades econômicas como a pesca e a agricultura.

PALAVRAS-CHAVE: Água, Poluição, Educação, Marxismo.


2 INTRODUÇÃO

Será apresentado neste trabalho um dos principais problemas ambientais da atualidade que é a poluição dos rios. Enquanto alguns países da Europa desenvolveram planos eficientes de despoluição dos rios, o Brasil continua com uma grande quantidade de rios poluídos.

A qualidade dos ecossistemas aquáticos foi alterada graças aos usos múltiplos da água pelo homem, os quais acarretaram em degradação ambiental significativa e diminuição considerável na disponibilidade de água de qualidade, produzindo inúmeros problemas ao seu aproveitamento, problemas estes que podem surgir varias doenças ao homem com esta poluição e também a escassez da água.

Com tanta poluição nas águas superficiais existem vários planos e projetos para essa situação se reverter. As atitudes de evitar a poluição começam desde casa. Evitar desperdícios nas atividades costumeiras, como lavar a louças, escovar os dentes, tomar banho, lavar a área e a calçada já são de grande valia.

A partir das perspectivas marxistas, a poluição do meio ambiente e principalmente da água, é um processo entre o homem e a Natureza, um processo em que o homem, por sua própria ação, media, regula e controla seu metabolismo com a Natureza. Tal relação metabólica é muito explorada por Marx no Capital quando aborda a relação entre o homem e a terra, a qual o sistema capitalista expropriou, gerando uma falha metabólica. E para a crítica da economia política, Marx diz que a relação com a natureza só se desenvolve “dentro e mediante uma determinada forma social”.         

        Sendo pelo processo de trabalho é que os seres humanos interagem com a natureza, e seu efeito sobre os seres humanos se manifesta na maneira como as relações sociais de produção estão organizadas. A forma de produzir, o modo de produção, e suas exigências estão na raiz das relações dos seres humanos entre si e com a natureza (que, sob o capitalismo, é fortemente degradada e destrutiva) influenciando-se mutuamente, com efeitos da ação dos homens sobre a natureza e também da natureza transformada sobre os seres humanos gerando assim varias maneiras de poluição, em diferentes camadas sociais, principalmente a Hídrica.


3 DESENVILVIMENTO

A Poluição é uma mudança indesejada nas características físicas, químicas e biológicas de determinado ambiente. Esta alteração das condições normais do local pode causar prejuízos à saúde, à sobrevivência ou às atividades dos seres humanos e outras espécies, além de poder causar a deterioração de outros materiais. Do ponto de vista legal de controle da poluição, o conceito de poluição deve ser associado às alterações indesejáveis provocadas pelas atividades e intervenções humanas no ambiente.

        Os Poluentes são agentes que provocam a poluição, dessa forma a poluição está ligada à concentração, ou quantidade de resíduos presentes no meio em questão. Estes podem ser um efluente de esgoto doméstico, um ruído excessivo ou um gás nocivo na atmosfera. São vários os tipos de poluição. A mais discutida hoje em dia é a atmosférica, que é causada pela emissão de gases residuais e que provocam danos à atmosfera. Existe também a poluição aquática, a qual se caracteriza pela deterioração de corpos aquáticos, e a poluição do solo, que caracteriza a danificação da litosfera. Dentre as menos discutidas, mas muito presentes, estão as poluições luminosas, a sonora e a visual. O problema da poluição, portanto, diz respeito à qualidade de vida das aglomerações humanas. A degradação do meio ambiente do homem provoca uma deterioração dessa qualidade, pois as condições ambientais são imprescindíveis para a vida, tanto no sentido biológico como no social.

Vista do espaço, a Terra parece o Planeta Água, pois esta cobre 75% da superfície terrestre, formando os oceanos, rios, lagos etc. No entanto, somente uma pequenina parte dessa água - da ordem de 113 trilhões de m3 - está à disposição da vida na Terra. Apesar de parecer um número muito grande, a Terra corre o risco de não mais dispor de água limpa, o que em última análise significa que a grande máquina viva pode parar.

Para Luciana Cordeiro de Souza (2009, p. 19) “A água e a história da humanidade se confundem e se completam se entrelaçam e coexistem num mesmo plano. Sem ela, não há que se falar na história da humanidade, sequer na sua própria existência, em face da dependência do ser humano e demais seres vivos deste líquido da vida, é a água sua célula vital”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27 Kb)   pdf (229.2 Kb)   docx (79 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com