TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Melhores Empresas Para Trabalhar

Ensaios: Melhores Empresas Para Trabalhar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2014  •  1.713 Palavras (7 Páginas)  •  444 Visualizações

Página 1 de 7

INSTITUTO MARANHENSE DE ENSINO E CULTURA – IMEC

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

ANDRÉ CONCEIÇÃO SILVA

CARLOS AUGUSTO AGUIAR DE ARAÚJO

MONIQUE ANDREA ANCHIETA DOS SANTOS

POLLYANA PASSOS DA SILVA

AS MELHORES EMPRESAS DO BRASIL

São Luís – MA

2013

ANDRÉ CONCEIÇÃO SILVA

CARLOS AUGUSTO AGUIAR DE ARAÚJO

MONIQUE ANDREA ANCHIETA DOS SANTOS

POLLYANA PASSOS DA SILVA

AS MELHORES EMPRESAS DO BRASIL

Trabalho apresentado à disciplina Direito nas organizações, do Curso de Administração do Instituto Maranhense de Ensino e Cultura, como requisito parcial para obtenção de nota.

Orientação: Profº Délio Luís.

São Luís – MA

2013

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO................................................................................ 3

2

3 MELHORES EMPRESAS PARA TRABALHAR............................

MELHORES EMPRESAS PARA INVESTIMENTOS..................... 4

5

4

5 MELHORES EMPRESAS PARA COMEÇAR A CARREIRA PROFISSIONAL.............................................................................

MELHORES EMPRESAS EM OBTENÇÃO DE LUCROS............ 7

9

6 CONSIDERAÇÕES FINAIS........................................................... 11

REFERÊNCIAS.............................................................................. 12

1 INTRODUÇÃO

Para comparar empresas e concluir qual é melhor é necessário bastante pesquisa e estudo. Há diversas áreas em que algumas empresas são consideradas melhores que outras essas próprias empresas estão muito abaixo de outras. Há empresas que são melhores em produção, outras em obtenção de lucros, empresas que são consideradas melhores para se trabalhar, outras que são melhores psicologicamente saudáveis, etc.

Pode-se observar, que apesar do setor financeiro ainda ser considerado como o principal diferencial entre qual é a melhor e a pior empresa, existem outros aspectos que estão sendo levados em consideração e que estão se tornando fundamentais na manutenção e perpetuação das empresas.

Algumas das melhores empresas brasileiras são: Petrobrás, BR Distribuidora, Vale, Ipiranga Produtos, Itaú, Bradesco, Natura, Banco do Brasil, Camargo Corrêa, Eletronorte, Globo, Atacadão, Brasil Foods, Correios, etc. Há diferentes empresas de diferentes segmentos sendo consideradas melhores que outras.

2 MELHORES EMPRESAS PARA TRABALHAR

Numa época em que o emprego não pode ser mais visto separadamente da vida pessoal, deixando para trás a ideia de meio de sobrevivência, para se transformar em forma de realização e satisfação e em que as pessoas vivem sob intensa pressão, trazidas por desafios sociais e pessoais de diferentes tipos, a empresa na qual se trabalha passou a representar uma extensão da casa, da família e das aspirações sociais do colaborador. Esta nova realidade levou as organizações a repensarem seus papeis em relação ao seu público interno e externo, desafio que muitas resolveram incorporar e superar por meio de ações, que vão desde o bom clima no trabalho à participação e contribuição para a comunidade a sua volta, com foco na melhoria de resultados.

Diversas empresas estão usando Programas de Qualidade de Vida no Trabalho, essas empresas se empenham em oferecer saúde e bem estar aos seus colaboradores e um ambiente de trabalho seguro, mas sem deixar de incrementar sua performance organizacional e produtiva. Para a empresa, priorizar o desenvolvimento de seu público interno é fundamental para ser socialmente responsável, pois é o principal fator no desenvolvimento sustentável da organização.

Ter práticas diferenciadas de gestão de pessoas, elevado nível de satisfação dos profissionais com o ambiente de trabalho e alto índice de confiança nas relações entre líderes e liderados. Esses são alguns dos atributos que levam as empresas a serem consideradas as melhores para se trabalhar. Algumas dessas empresas são:

 Elektro (energia);

 Empresa Brasileira de Aeronáutica– Embraer (autoindústria);

 Magazine Luiza (varejo);

 Banco Bradesco (bancos e serviços financeiros);

 Grupo Sinagro (atacado).

3 MELHORES EMPRESAS PARA INVESTIMENTOS

Investimento é a privação do uso de recursos disponíveis hoje, para receber um valor superior no futuro. Neste “receber um valor superior no futuro” está implícito o conceito de juros, que nada mais são do que o prêmio por abrir mão desses recursos hoje. E vale ressaltar também que dentro do termo juros, está embutido outro prêmio extra pelo risco que se corre de não receber de volta o valor investido.

Expandir os negócios e posicionar-se lado a lado com os líderes do mercado é um processo que exige uma combinação de fatores, este ocorre desde uma administração transparente até uma marca sólida e de boa penetração junto aos consumidores. Mesmo com esses atributos, o caminho do crescimento vai exigir, em algum momento, capitalizar a sua empresa.

Ingressar no mercado de capitais e enfrentar suas frequentes oscilações de humor, tomar decisões colegiadas com novos sócios que terão voz em questões estratégicas e estar preparado para divulgar informações (financeiras e não financeiras) em um nível de transparência baseado em marcos regulatórios, não é para qualquer empreendedor. Acessar o mercado público requer que a empresa saiba exatamente o que pretende fazer, uma vez que o investidor vai cobrar que os resultados sejam alcançados. É preciso ter um plano de negócios muito claro.

Investir em ações de uma empresa hoje é correr bastante risco, pois o mercado nacional e internacional está oscilando muito. Diversas empresas que estavam com suas ações bem valorizadas no ano passado, hoje já não valem quase nada, como é o caso do grupo EBX. Para se investir é necessário estudar bem o mercado e observar diversos motivos, como a sólida geração de caixa, os múltiplos atrativos e o baixo nível de endividamento. Além disso, a expectativa que os custos operacionais fiquem sempre diminuindo e a rentabilidade aumentando. Pesquisas apontam algumas empresas como sendo as melhores para serem investidas, são elas:

 Vale (mineração);

 Itaú Unibanco (bancos e serviços financeiros);

 Petrobrás (energia);

 Pão de Açúcar (varejo);

 Brasil Foods (bens de consumo).

4 MELHORES EMPRESAS PARA COMEÇAR A CARREIRA PROFISSIONAL

Uma carreira pode ser definida como uma sequência evolutiva de experiências de trabalho vivenciadas por uma pessoa ao longo do tempo. O mercado de trabalho é competitivo, cada vez mais exigente e está sempre à procura dos melhores profissionais. Para toda vaga aberta pelas empresas, existem sempre muitos candidatos procurando emprego. Com isso, existem também algumas dificuldades para quem quer ingressar neste tão concorrido mercado de trabalho.

As empresas hoje estão formando e mantendo profissionais para si. Para tanto, observa-se que uma boa empresa não é apenas aquela que apresenta lucro, mas a que também oferece ambiente no qual as pessoas podem desenvolver seus conhecimentos especializados e suas virtudes. É fundamental que as práticas de treinamento, desenvolvimento e de educação corporativa favoreçam uma atuação profissional impregnada de personalidade, criando condições para o desenvolvimento do conhecimento criador, do empreendedorismo e o florescimento de líderes eficientes. A postura voltada para a aprendizagem contínua e para o auto desenvolvimento é um estado de espírito, um processo de constante crescimento e fortalecimento de indivíduos talentosos e competentes.

Diversas empresas se destacam como sendo as melhores para começar a carreira principalmente por oferecer a novos funcionários benefícios e atrativos, treinamentos, planos de carreira, etc. Algumas empresas, como o banco Bradesco oferece também assistência psicológica, cursos de especialização, plano de previdência complementar, linhas de crédito com taxas subsidiadas e lanches duas vezes por dia.

Trabalhar nem sempre é chato ou complicado como algumas pessoas acham, as empresas estão a cada dia melhorando a relação funcionário – empresa, sempre buscando uma melhor satisfação desses funcionários. Dar oportunidade para pessoas que estão ingressando no mercado de trabalho, treiná-las e mantê-las para si, além de fazer com que elas gostem e se adéquem ao ambiente de trabalho é o que faz com que essas empresas sejam consideradas as melhores, algumas delas são:

 Empresa Brasileira de Aeronáutica – Embraer (autoindústria);

 Ale Combustíveis (comércio atacadista);

 Ambev (indústria de alimentos, bebidas e fumo);

 Banco Bradesco (bancos e serviços financeiros);

 Central Nacional Unimed (serviços de saúde);

 Cielo (serviços diversos);

 Grupo Boticário (indústria farmacêutica, de higiene e cosméticos);

 DuPont (indústria química e petroquímica);

 Lojas Renner (bens de consumo e varejo);

 Suzano Papel e Celulose (indústria de papel e celulose).

5 MELHORES EMPRESAS EM OBTENÇÃO DE LUCROS

O lucro é a medida de eficácia tradicionalmente utilizada para avaliação do sucesso de uma empresa. No entanto, certos problemas teóricos e práticos tornam o significado desse valor dependente das percepções e dos critérios de mensuração utilizados.

Um aspecto que deve ser considerado para a obtenção de lucro é o alcance das decisões operacionais, estratégicas e administrativas tomadas pelas empresas no curso de sua existência. Destas decisões, as operacionais tendem a absorver a maior parte da energia e atenção dos gestores. Isso decorre da necessidade que eles têm de maximizar a eficiência do processo de conversão dos recursos. Entre as decisões operacionais, estão àquelas relacionadas à fixação de preços e formulação de programas de produção.

As empresas funcionam visando principalmente o lucro, já que este é o que a torna mais forte no mercado competitivo e pode garantir sua perpetuação. Nem sempre a empresa que mais vende é a que mais lucra, por isso elas procuram meios para maximizar seus lucros diminuindo os custos.

A Petrobrás é considerada a empresa que mais lucra no Brasil, em 2012 teve o lucro próximo de 8 (oito) bilhões de dólares. Para conseguir isso ela tem uma série de diretrizes e valores que estão sempre sendo utilizados, como:

 Desenvolvimento sustentável;

 Integração;

 Prontidão para mudanças;

 Empreendedorismo e inovação;

 Respeito à vida;

 Diversidade humana e cultural;

 Ética e transparência, etc.

A Vale que tem como missão, transformar recursos naturais em prosperidade e desenvolvimento sustentável e uma visão de ser a empresa de recursos naturais globais número um em criação de valor de longo prazo, com excelência, paixão pelas pessoas e pelo planeta. A Vale é uma das empresas que mais se preocupam com o meio ambiente, tanto que seus seis valores estão bastante ligados à sustentabilidade. Para obter lucro é necessário seguir esses valores, são eles:

 A vida em primeiro lugar;

 Cuidar do nosso planeta;

 Crescer e evoluir juntos;

 Valorizar quem faz a nossa empresa;

 Agir de forma correta e;

 Fazer acontecer.

Uma empresa para aumentar seus lucros não deve apenas aumentar as vendas, é necessário ter programas de qualidade, se comprometer com o que está fazendo, aprimorar o incentivo aos funcionários e/ou prestadores de serviços, não deixar sua missão e visão de lado e sempre caminhar através de seus valores. Esses são alguns dos aspectos que as melhores empresas em obtenção de lucros no Brasil em 2012 utilizaram, algumas dessas empresas são:

 Petrobrás (energia);

 Vale (mineração);

 Cielo (serviços);

 Globo (comunicações);

 BR Distribuidora (atacado);

 Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração – CBMM (siderurgia e metalurgia);

 Votorantim Cimentos (indústria de construção);

 Natura (bens de consumo).

6 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Não se pode definir uma empresa melhor que outra apenas pela obtenção de lucro, diversos aspectos têm que ser observados, como por exemplo: aspecto financeiro, gestão de recursos humanos, gestão em inovação, gestão social e do meio ambiente, governança corporativa, entre outros.

Para tanto não existe empresa perfeita, como foi visto há empresas com diferentes características, que são melhores para trabalhar, melhores para investir e melhores para obter lucros, entretanto, existem aspectos em comum a respeito delas, o desenvolvimento sustentável da organização, tanto no âmbito interno como no externo.

REFERÊNCIAS

SOBRENOME, Nome. Título. Se for revista eletrônica e tiver n. Vol.. ano. Disponível em: http://www.istoedinheiro.com.br/500melhores/ Acesso em: 27 out. 2013.

http://exame.abril.com.br/negocios/empresas/melhores-e-maiores/ranking/2013/

http://www.boehringer-ingelheim.com.br/conteudo_imprensa_texto.asp?conteudo=12&texto=969

http://www.rac.com.br/_conteudo/2013/08/especiais/educacao/92788-pesquisa-aponta-as-melhores-empresas-para-se-trabalhar.html

http://www.greatplacetowork.com.br/melhores-empresas/gptw-brasil

http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/as-melhores-empresas-para-trabalhar-2013-voce-sa#3

http://www.administradores.com.br/artigos/economia-e-financas/o-que-e-investimento-e-por-que-investir/33499/

http://revistapegn.globo.com/Revista/Common/0,,EMI282141-17157,00-COMO+PREPARAR+MINHA+EMPRESA+PARA+UMA+OFERTA+INICIAL+DE+ACOES.html

http://www.progep.org.br/MelhoresEmpresas/InfoDocs/Laudo_Tecnico_MECC_2014.pdf

http://exame.abril.com.br/revista-voce-sa/melhores-empresas-para-comecar-a-carreira/2013/

http://www.congressousp.fipecafi.org/artigos42004/10.pdf

http://exame.abril.com.br/negocios/melhores-e-maiores/empresas/maiores/1/2012/lucro-liquido-ajustado/-/-/-/-

http://www.petrobras.com.br/pt/quem-somos/estrategia-corporativa/

http://www.vale.com/Brasil/pt/aboutvale/mission/paginas/default.aspx

http://exame.abril.com.br/revista-voce-sa/melhores-empresas-para-trabalhar/2013/

http://www.bradesco.com.br/html/classic/sobre/index.shtm

http://www.alumar.com.br/

http://www.magazineluiza.com.br/quem-somos/

http://www.elektro.com.br/Paginas/a-elektro/quem-elektro-historia.aspx

https://www.itau.com.br/sobre/quem-somos/

...

Baixar como  txt (14.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »