TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Melhores Empresas Para Se Trabalhar

Trabalho Universitário: Melhores Empresas Para Se Trabalhar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/3/2015  •  1.976 Palavras (8 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 8

Parte 1

 Embracon

De olho nessa questão, o RH está investindo na revisão dos processos de recrutamento e seleção externos para contratar profissionais que tenham um perfil de atuação mais adequado aos negócios, ou seja, mais competitivo. A política de cargos e salários é aberta para consulta de todos e está à disposição na intranet.

Para quem estuda, o subsídio é bom: reembolso de até 70% para cursos de graduação e pós-graduação, que pode chegar a 100% para os líderes, além de a empresa oferecer cursos e treinamentos mais específicos.

 Eurofarma

Reviu seu pacote de remuneração e passou a pagar salários de 10% a 20% maiores do que a média de mercado.

O programa de participação nos resultados também sofreu mudança e passou a contar com uma variável de 30% para metas individuais. Com tudo isso, a remuneração anual na Eurofarma consegue ser até 30% mais agressiva do que a dos concorrentes. O pacote de benefícios também é caprichado, com destaque para as creches nas plantas de Itapevi e São Paulo, ambas para atender pais e mães com filhos de até 4 anos (em Itapevi o benefício é estendido até os 6 anos).

 Ourofino

Nos últimos dois anos, a área de RH da fabricante de produtos para saúde animal e defensivos agrícolas Ourofino passou por algumas reestruturações que mudaram radicalmente sua atuação. Em janeiro de 2011, o departamento deixou de responder à diretoria financeira e passou a se reportar ao presidente, ganhando espaço na mesa de decisões.

Há participação nos lucros, plano de saúde e odontológico, auxílio-creche para mulheres, auxílio para pais com filhos portadores de necessidades especiais, café da manhã e lanche da tarde, cesta básica, transporte, ajuda de custo para compra de material escolar para os filhos, presente de casamento e kit bebê. Mas a cereja do bolo é o kit horta.

Uma vez por semana, os funcionários recebem uma sacola com legumes, verduras e frutas produzidos pela Ourofino, que ainda oferece restaurante, academia, quadras e área de lazer em suas dependências. A preocupação com o desenvolvimento do time também é grande. No ano passado, 37% dos empregados tiveram algum tipo de movimentação interna ou aumento salarial.

 Takeda

Além do programa Crescer e Vencer, pelo qual a Takeda dissemina sua cultura e metas, a comunicação é intensificada por meio de reuniões periódicas em todos os níveis. Dessa forma, as atribuições e responsabilidades dos profissionais são definidas junto com os líderes, com a ajuda dos Guardiões do Clima, que têm o papel de alinhar o desenvolvimento individual aos planos estratégicos de cada área.

Esse é, na opinião de muitos, um dos pontos altos da Takeda. "A empresa incentiva o desenvolvimento constante de cada um de nós e cria oportunidades de promoção", afirma um funcionário. Em 2011, foram realizadas 253 promoções. A preocupação com a formação dos líderes se apoia em três grandes programas: o Pratical Leadership Programme, o Coaching Individual e de Equipes e o Performa (Programa de Desenvolvimento de Carreira para Líderes). Só no ano passado, a companhia investiu 705.000 reais na formação e especialização de seus 150 gestores.

 Moinho Globo

O que faz o Globo diferente é a sua capacidade de engajar os funcionários com diversos tipos de ações. Das mais simples, como a oferta de dez pães por dia a cada um deles e de cursos de panificação e mecânica aos familiares, às mais complexas, como a construção e venda de 135 casas para os empregados pelo valor de custo — que ficou até oito vezes menor que o preço de mercado.

"Percebemos que causas próprias, como realizações pessoais, eram muito mais importantes do que todo o pacote de benefícios regular", diz Mario Trentini Neto, gerente de RH, algo que foi identificado também no conjunto de empresas deste Guia.

"Aqui é preciso trabalhar simples, sem enfeitar", diz um funcionário, resumindo a cultura da empresa.

 Diageo

Entre as mexidas, a estrutura de comunicação foi a mais afetada. Adepto da informalidade nas relações, o presidente se aproximou dos funcionários não só fisicamente, mas por meio de novos canais de comunicação. Um novo blog permite que os profissionais fiquem por dentro de notícias diárias e fornece um banco de informações completo sobre as marcas da empresa e suas políticas.

E pelo Diageo Connection, Otto transmite a todos, por e-mail áudio, informações estratégicas e de interesse geral. Quem está entrando na companhia também passa por um mergulho profundo nas políticas e práticas corporativas. Reformulado no ano passado, o programa de integração da Diageo, chamado On-boarding, aumentou sua duração de dois dias para dois meses.

O recém-contratado faz treinamentos específicos e toma conhecimento dos planos de desenvolvimento individual, além de visitar parceiros e ir a campo para conhecer de perto como funciona o negócio.

 Google

Mas os googlers, como eles são chamados, recebem mais. Além do bônus anual, pago de acordo com metas da área e do negócio, contam com os prêmios de reconhecimento. O peer bônus, de 200 reais, a pessoa recebe se o colega disser que ela merece. Tem regra e precisa justificar, claro, mas em 2011 esse agrado foi concedido 1 063 vezes. Já o spot bônus é o reconhecimento feito pelo gerente. Vai de 550 a 28.000 reais.

E tem ainda as ações da companhia, que o empregado recebe a partir do ato da contratação. Se o desempenho for bom, a companhia pode premiar com mais um lote no fim do ano. O plano de saúde é de primeira para todos, e com dependentes inclusos.

E, se o funcionário quiser ir a um médico particular, terá reembolso de 374 reais por consulta. Na previdência privada, a empresa deposita no Googleprev um valor equivalente a 5% do salário, mesmo que o profissional não contribua.

Se contribuir, o Google faz um aporte no mesmo valor, até o limite de 12% do valor do salário. Usa óculos? Por ano, 450 reais podem ser usados para lentes ou novas armações. Vai malhar? Reembolso de 180 reais por mês. Teve filho? Os novos pais recebem 600 reais para as despesas com alimentação nos primeiros 90 dias do bebê.

E os homens ganham quatro semanas de licença-paternidade. O reembolso dos gastos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com