TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Membrana Plasmática

Resenha: Membrana Plasmática. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2013  •  Resenha  •  291 Palavras (2 Páginas)  •  860 Visualizações

Página 1 de 2

Membrana Plasmática:

Existe, na superfície das células, uma camada muito viscosa denominada membrana plasmática ou celular que separa o meio intracelular do extracelular e é a principal responsável pelo controle de penetração e saída de substâncias da célula. Por sua diminuta espessura, a membrana plasmática só é visível no microscópio eletrônico.

A membrana plasmática participa de numerosas funções celulares. É responsável pela manutenção da constância do meio intracelular, que é diferente do meio extracelular. Para que as células funcionem, cresçam e se multipliquem, é necessário que as substâncias adequadas sejam selecionadas e transferidas para dentro da célula e as substâncias indesejáveis sejam impedidas de penetrar ou, então, eliminadas do citoplasma. A membrana tem capacidade de reconhecer outras células e diversos tipos de moléculas, como por exemplo, hormônios. Além da membrana plasmática, as células eucariontes possuem, no citoplasma e em torno do núcleo, um elaborado sistema de membranas ( envoltório nuclear, retículo endoplasmático, mitocôndrias, cloroplastos, aparelho de Golgi ) que divide a célula em compartimentos.

A membrana plasmática e as demais membranas celulares são constituídas principalmente de lipídios, proteínas e hidratos de carbono. Os lipídios mais comuns nas membranas são os fosfolipídios principalmente os fosfoglicerídeos. As membranas das células animais contêm colesterol e as das células vegetais apresentam outros esteróis. Os esteróis são importantes porque através da concentração deles, a célula pode variar a fluidez das membranas.

Todas as membranas celulares apresentam a mesma organização básica, sendo constituídas por duas camadas lipídicas responsáveis pela estrutura destas membranas. Cada tipo de membrana tem suas proteínas características, principais responsáveis pelas funções da membrana. A membrana plasmática possui grande variedade de proteínas, que podem ser classificadas em dois grandes grupos: as integrais ou intrínsecas e as periféricas ou extrínsecas, tomando-se por base a facilidade de extraí-las da bicamada lipídica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com