TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Memorial De Gestão Escolar

Casos: Memorial De Gestão Escolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/12/2014  •  2.363 Palavras (10 Páginas)  •  1.507 Visualizações

Página 1 de 10

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA.

CÂMPUS PORTO VELHO/POLO MACHADINHO D´OESTE

Curso de MULTIMEIOS DIDÁTICOS ― Profuncionário

MEMORIAL DESCRITIVO GESTÃO da EDUCAÇÃO ESCOLAR

MAYZA GALVÃO SANTOS

MACHADINHO D´OESTE/RO

2014

MAYZA GALVÃO SANTOS

MEMORIAL DESCRITIVO Gestão da Educação Escolar

Memorial Descritivo apresentado no Curso de multimeios didáticos, do Profuncionário, oferecido na parceria IFRO/IFRN, no Câmpus de Porto Velho/Polo Machadinho d´oeste, sob a orientação do tutor(a) presencial Elizabete Pereira Nunes, como requisito avaliativo da disciplina Gestão da Educação Escolar.

MACHADINHO D´OESTE/RO

2014

1. Breve relato pessoal

Comecei o curso no dia 11/ 03 /2014 no colégio Jovina de Carvalho Ribeiro, o nome da minha tutora e Elizabete Pereira Nunes, pessoa essa que trabalha na mesma escola, e vem exercendo um excelente trabalho juntamente com a coodernadora presencial Fabiane Purificação. Meu nome é Mayza Galvão Santos tenho 20 anos, nasci 21/07/1994 em Ouro Preto d´oeste-RO, morei na zona rural do município de Vale do Paraíso até os 17 anos de idade, estudei na mesma escola do pré ao 3º ano o ensino médio, a vontade de estudar e ter uma vida independente me forçou a tomar uma decisão difícil. Com o consentimento dos meus pais, vim morar com uma tia em Machadinho d´oeste-RO, comecei uma nova vida, tudo mudou, eu que estava a acostumada com a vida simples do sitio, acordar cedo tirar leite, prender bezerro, enfim ter uma rotina tranquila derrepente me deparo morando na cidade, enfrentando toda uma correria pra ir pra faculdade não conseguia arrumar um emprego (só tinha 17 anos), me sentir perdida, até foi lançado o edital do concurso da prefeitura municipal de Machadinho d´oeste-ro, estudei fiz o concurso e fiquei classificada em primeiro lugar para o cargo de inspetora de pátio, lançaram o edital de convocação no dia 26 de junho, no dia 21(sábado) de julho/2012 completei 18 anos e tomei posse na segunda-feira, queria trabalhar na escola Jovina de Carvalho Ribeiro pelo fato dela ser perto da minha casa porém o secretário disse que diretora dessa escola só aceitava inspetor do sexo masculino pelo fato dos alunos serem levados, alguns me aconselharam a entrar na justiça porque pelo fato de ter sido classificada em primeiro lugar tinha o direito de escolher mas resolvi não questionar. Comecei trabalhar numa outra escola bem longe da minha casa, não tinha experiência, tive que aprender com os meus próprios erros e através do que os colegas de trabalho diziam dos outros inspetores que trabalhavam antes de mim, usei muito o método da observação, mas graças a Deus deu tudo certo, trabalhei me destaquei como uma boa profissional e 11 meses depois a própria diretora da escola Jovina de Carvalho Ribeiro me ligou perguntando se eu queria vim trabalhar mesma porque ela tinha ouvido falar do meu trabalho e precisava de mim na escola, a diretora da escola que eu trabalhava não queria me liberar, ficaram quase um discutindo aonde eu iriam fica me sentir importante (risos). Hoje faço parte do quadro de funcionários da escola Jovina, estou feliz por mais essa conquista de poder participar do 2º semestre desse curso, este é o meu primeiro curso técnico e profissionalizante, estou gostando espero não parar por aí porque a educação é uma área que precisa de muita atenção, pois é através dela que podemos mudar o futuro e mudar com certeza para melhor.

2 EXPECTATIVA PARA O MÓDULO

As expectativas para esse módulo estão sendo de suma importância, pois esta me levando a reflexões de como ocorreram os processos educativos ao longo da história além de analisar e discutir a administração ou gestão escolar e que nos leva à discussão acerca do conceito de administração. Uma vez que “Entende-se por gestão da educação o processo político-administrativo contextualizado, por meio do qual a pratica social da educação é organizada, orientada e viabilizada” (BORDIGNON; GRACINDO, 2001). E também, em geral vamos compreender a história da gestão, pois as transformações econômicas e tecnológicas bem como os princípios, funções e maneira de gerir no processo de transformação da natureza na qual interferem nas práticas sociais e educacionais e de como ainda tem que avançar no que diz respeito aos valores da educação escolar, na estética, na política e na cidadania, onde se aprende e se ensina e que ninguém se educa sozinho como diz Paulo Freire, mas que uma pessoa pode ajudar a outra a se educar e trabalhar para uma vida mais digna, além direito mais igualitário e social a todos. Pois a educação como parte da cultura, ilumina em nós a inteligência humana e permite sermos criadores, inventores e construtores de objetos, símbolos, linguagens e valores, pois, a escola como um espaço importante de socialização tem seu cotidiano marcado por várias práticas formativas.

3 SEQUÊNCIA DAS ATIVIDADES PROPOSTAS NA DISCIPLINA/Assuntos abordados

Na primeira aula da unidade deste livro, foram abordados assuntos referentes para que estudar e como compreender a educação por meio da história? Tendo por objetivo fazer nos enxergarmos nossas raízes e compreendendo porque as civilizações, os povos, se organizavam de forma em que vivenciassem valores, sentimentos e sonhos para um futuro posterior. Onde a escola seria o lugar de aprendizagens compartilhadas e colaborativas entre todos os seus integrantes. Assim também compreender a organização da educação e da escola no Brasil. Onde a educação é uma prática social de homens e mulheres, adotada com objetivo de socializá-los e humaniza-los culturalmente. Relembrarmos das quatro escolas de administração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com