TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tarefa 13 Desenvolvimento Memorial descritivo - Tecnico secretaria escolar

Por:   •  1/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.647 Palavras (7 Páginas)  •  1.744 Visualizações

Página 1 de 7

2 REFLETINDO SOBRE AS DISCIPLINAS DO MÓDULO 2 E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA MINHA FORMAÇÃO

2.1 Estatística Aplicada à Educação

A disciplina Estatística Aplicada à Educação abordou diversos conteúdos importantes para realização das minhas tarefas do dia a dia na secretaria escolar, tais como, média, mediana, moda, razão, proporção, organização de dados e elaboração de tabelas e gráficos.

Aprendemos que a Estatística em si, não oferece apenas descrição e organização de dados, mas é uma poderosa ferramenta de planejamento que auxilia na identificação de erros e acertos facilitando assim as tomadas de decisões. Na secretaria escolar ela é muito enfatizada, pois a usamos com frequência, no cálculo de notas e faltas de alunos, no levantamento socioeconômico realizado anualmente na Unidade Escolar, na avaliação por mérito e desempenho aplicada aos funcionários e planejamento pra abertura de salas para o próximo ano letivo.

Foi muito importante aprender também como organizar os dados coletados em tabelas e posteriormente transferi-los para gráficos, para melhor leitura e interpretação dos mesmos.

Enfim, a disciplina Estatística Aplicada à Educação contribui muito no desenvolvimento das minhas tarefas na Secretaria Escolar.

2.2 Contabilidade na Escola

A disciplina Contabilidade na Escola explanou temas de suma importância, no que diz respeito aos principais Recursos para Execução do Orçamento Público, bem como as responsabilidades de cada entidade em relação aos custos gerados pela educação e suas respectivas leis norteadas pela Constituição Federal e pela LDB.

Aprendemos sobre a origem dos recursos, como são recolhidos, como são distribuídos, a maneira correta de orçá-los, aplica-los e prestar as devidas contas.

Estudamos também sobre as leis orçamentárias (PPA, LDO e LOA), os diferentes recursos custeados pelo FNDE como PNAE, PNLD, PNBE, PDDE, PNTE, PNSE e o Salário Educação.

Foi muito útil para o cumprimento das minhas funções, conhecer melhor sobre o FUNDEB - Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Edu¬cação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação e a importância que o Censo Escolar oferece no cálculo do valor mínimo nacional por aluno/ano.

Enfim, conhecer os recursos destinados à educação foi muito importante para efetuar o planejamento dos gastos, fazer os devidos orçamentos, liquidá-los de maneira lícita e prestar corretamente as contas junto ao Governo Federal.

2.3 Técnicas de Redação e Arquivo

A disciplina de Técnicas de Redação e Arquivo contribuiu muito para a elaboração da tarefas do dia a dia na secretaria escolar em que trabalho.

Ela abordou os tipos de linguagem que podem ser verbais ou não verbais, suas variedades que podemos identificar através do sotaque que varia de acordo com cada região do país, as gírias, as linguagens técnicas utilizadas dentro de diversas áreas de atuação.

Aprendemos também a diferenciar textos escritos na forma padrão e coloquial, os gêneros textuais, as regras de escritas nos textos oficiais, o emprego correto de vocativos, formas de tratamento em memorandos, ofícios, requerimentos e atas.

A disciplina também ajudou a organizar e manter os arquivos existentes na escola, bem como a conservar e dispor corretamente os dos documentos, facilitando assim, o manuseio e a alimentação de dados quando necessários.

Enfim, a disciplina Técnicas de Redação e Arquivo foi muito útil para o cumprimento de minhas funções.

2.4 Administração de Materiais

Na disciplina de Administração de Materiais, aprendi alguns conceitos de administração, gestão e seus principais pressupostos, bem como a importância de se administrar com autonomia seja numa organização privada ou até mesmo pública. Administrar com autonomia no ambiente escolar é tão importante que que a própria Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), em seu Artigo 15, dispõe sobre o tema.

Abordamos também a importância da atuação do Conselho Escolar composto por alunos, professores, funcionários, pais de alunos e comunidade, que é responsável pela administração escolar juntamente com a direção, acompanhando rotina pedagógica, administrativa e financeira da instituição.

Aprendemos também diferentes tipos de bens patrimoniais e suas peculiaridades, o que ajudou e muito na conservação e manutenção correta do patrimônio da escola em que trabalho.

Enfim a disciplina Administração de Materiais contribuiu muito para o cumprimento das minhas funções.

2.5 Gestão Democrática nos Sistemas e na Escola

A disciplina Gestão Democrática nos Sistemas e na Escola discutiu diversos temas no que diz respeito à educação brasileira como o direito à educação, a função social da escola, os níveis e modalidades de ensino, o regime de colaboração e os desafios enfrentados na educação básica.

Aprendemos também sobre o FUNDEB, responsável por financiar a educação básica sendo 60% anual dos fundos destinados à remuneração dos profissionais do magistério e o restante dos recursos exclusivamente para manutenção e desenvolvimento da educação básica.

A disciplina questionou a importância de uma gestão escolar democrática e participativa, construída na junção de ideais da direção, coordenação, professores, funcionários, alunos, pais e comunidade, aplicada efetivamente nos Conselho de Escolas, na construção do PPP e na busca de uma educação de qualidade.

Enfim a disciplina Gestão Democrática nos Sistemas e na Escola enriqueceu os meus conhecimentos em relação à educação do nosso país.

3 REFLETINDO SOBRE AS DISCIPLINAS DO MÓDULO 3 E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA MINHA FORMAÇÃO

3.1 Relações Interpessoais: Abordagem Psicológica

Na disciplina de Relações Interpessoais: Abordagem Psicológica, discutimos diversos temas como a relação entre o desenvolvimento e aprendizagem, as etapas do ciclo da vida, o papel do educador na formação da personalidade do aluno, a importância da motivação e disciplina, os gêneros nas relações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (88.1 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com