TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Memorial Tragetória Escolar

Trabalho Escolar: Memorial Tragetória Escolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/2/2015  •  1.117 Palavras (5 Páginas)  •  1.152 Visualizações

Página 1 de 5

MEMORIAL SOBRE MINHA TRAJETÓRIA ESCOLAR.

Minha trajetória escolar iniciou-se em 1987, aos seis anos de idade, em uma escola rural em São Miguel do Iguaçu, Paraná. Filha de agricultores era a mais nova de cinco filhos, três meninos e duas meninas. A escola era pequena e tinha uma professora para quatro turmas do 1º ao 4º ano, a escola era longe íamos a pé, pois naquela época não havia transporte escolar, as crianças pequenas iam sozinhas a escola ou acompanhadas pelos irmãos mais velhos e colegas.

Minha adaptação na escola foi um pouco difícil, tímida e muito apegada a minha mãe eu sofria calada sem expressar meus sentimentos de não querer estar ali, mas aos poucos eu fui me acostumando e aprendendo a ler e escrever. A professora era rígida, mas ao mesmo tempo muito carinhosa, tinha um ótimo domínio da turma, além de lecionar para quatro séries era responsável pela merenda dos alunos. Os alunos cuidavam da limpeza da sala, era tudo muito simples, mas a forma que a professora conduzia as aulas é que fazia a diferença, pois ela ficou guardada em minhas lembranças.

No final de 1988, mudei para outra cidade, tive que me adaptar novamente, era uma escola rural também, com quatro turmas na mesma sala e uma professora. Nessa fase eu já sabia ler e escrever estava muito feliz, a escola tinha muitos livros de histórias, a professora deixava levar para ler em casa, eu adorava ler, no terceiro ano eu já escrevia muitos textos, a professora me elogiava muito. Um ano depois, meu pai preocupado com minha educação, me transferiu para uma escola na cidade, ele dizia que na escola que eu estava o estudo era muito fraco. Apesar de ser mais longe e ter crianças de outros níveis da sociedade eu consegui acompanhar os conteúdos programados. Nessa escola eu fiquei até ir para outra onde comecei o ginásio como era chamado na época, aos 15 anos iniciei no ensino médio, tinha a opção de fazer educação geral, contabilidade ou magistério. Optei por fazer contabilidade, pois estudaria a noite e durante o dia trabalharia para ajudar minha família, já que o curso de magistério era matutino. Em 1998 me formei técnica em contabilidade, mas nunca trabalhei na área, com 18 anos trabalhando com meus pais na agricultura sem muitas opções de trabalho na cidade que morava e sem condições de pagar um curso superior decidi vir para São Paulo em busca de novas oportunidades. Em Jundiaí trabalhei em restaurantes, empresas e vários outros ramos, em 2003 casei e depois de seis anos tive meu filho, depois que meu nasceu filho comecei a refletir sobre minha trajetória, eu queria buscar algo que eu gostasse de fazer, depois de muita reflexão decidi fazer Faculdade de Pedagogia. Em 2012, após ter ficado 13 anos longe das salas de aula eu retomei meus estudos com muita força e coragem, no começo foi muito difícil eu achava que não iria conseguir, pensei em desistir várias vezes, parecia que minha mente estava fechada, mas meu esposo foi um grande incentivador e fez-me continuar firme nesta jornada. Após dois meses e meio eu ter iniciado o curso consegui um estágio remunerado pelo programa escola nota 10 da prefeitura de Jundiaí.

O estágio está sendo realizado na EMEB Ivo de Bona, situada a Rua Francisco Roveri, 505, Bairro Almerinda Chaves, Jundiaí SP.

Tem como objetivo, observar como se desenvolve o ensino em sala de aula, de que maneira a professora conduz a aprendizagem, como se processa a apreensão do conhecimento pela criança. Analisar como é a interação dos alunos com a professora, dos alunos entre si e com o ambiente no cotidiano escolar. Objetiva ainda

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com