TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Memorial - Técnico em Secretária Escolar

Por:   •  18/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  6.790 Palavras (28 Páginas)  •  7.460 Visualizações

Página 1 de 28

[pic 1]

Curso Técnico em Secretaria Escolar – Programa ProFuncionário

Gabrieli F. da Silva

Memorial Descritivo

Araras – SP

2015

Gabrieli F. da Silva

Memorial Descritivo

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso Técnico em Secretaria Escolar – ProFuncionário – do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus Boituva, como requisito para obtenção do grau de Técnico em Secretaria Escolar.

Araras - SP

2015


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        4

1 REFLETINDO SOBRE AS DISCIPLINAS DO MÓDULO 1 E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA MINHA FORMAÇÃO

1.1   Informática Básica e Aplicada à Educação        5

1.2   Trabalho Escolar e Teorias Administrativas        6

1.3   Produção Textual na Educação Escolar        7

1.4   Direito Administrativo e do Trabalho        7

1.5   Legislação Escolar        8

2 REFLETINDO SOBRE AS DISCIPLINAS DO MÓDULO 2 E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA MINHA FORMAÇÃO

2.1   Estatística Aplicada à Educação        10

2.2   Contabilidade na Escola        11

2.3   Técnicas de Redação e Arquivo        12

2.4   Administração de Materiais        13

2.5   Gestão Democrática nos Sistemas e na Escola        14

3 REFLETINDO SOBRE AS DISCIPLINAS DO MÓDULO 3 E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA MINHA FORMAÇÃO

3.1   Relações Interpessoais: Abordagem Psicológica        16

3.2   Gestão da Educação Escolar        17

3.3   Educadores e Educandos: Tempos Históricos e Educação        18

3.4   Sociedade e Trabalho: Abordagem Sociológica        19

3.5   Funcionários da Educação: Cidadãos, Profissionais, Educadores e Gestores        20

3.6 Homem, Pensamento e Cultura: Abordagem Filosófica e Antropológica        21

CONSIDERAÇÕES FINAIS        23

REFERÊNCIAS        24


INTRODUÇÃO

Meu nome é Gabrieli, trabalho no setor da educação, em secretaria de escola há dois anos, me interessei pelo curso Secretaria Escolar primeiramente para obter conhecimentos, pois haviam apenas seis meses que estava trabalhando nessa área, e precisava muito de um apoio teórico, e também por ser um curso ministrado por uma instituição de muito reconhecimento. A principio pensei que seria um curso mais fácil, pois se tratava de um curso online, porém me enganei: trabalhos, questionários toda semana, duas ou três matérias ao mesmo tempo, não foi muito fácil conciliar trabalho, curso e casa, mas superei, meu interesse era maior.

Nesse memorial, escrevi sobre todas as matérias contidas no curso, fazendo um resumo de tudo o que aprendi sobre elas, e escrevendo o quando foi útil para o dia a dia no meu trabalho. Não foi nada fácil redigi-lo, pois tenho muitas dificuldades em escrever, sou pouco criativa, porém me esforcei ao máximo para fazer o melhor que pude.

Espero que gostem! Boa leitura!

1 REFLETINDO SOBRE AS DISCIPLINAS DO MÓDULO 1 E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA MINHA FORMAÇÃO

1.1 Informática Básica e Aplicada à Educação

Estudar “Informática básica e aplicada à educação”, foi de suma importância, pois ampliou meus conhecimentos e pude aprender muitas coisas. Logo de início sabia que seria muito interessante a matéria, pois uso informática todos os dias e é uma tecnologia que sempre está em processo de aperfeiçoamento e modernização.

A primeiro instante aprendemos  sobre a história da tecnologia no mundo, que desde sempre esteve presente em nossas vidas, pois o ser humano sempre buscou formas de vencer dificuldades do dia a dia, ou seja, desde o domínio da utilização do fogo até os computadores de hoje. Vimos sobre a importância do computador na atualidade e sobre Tecnologia da Informação, que veio para revolucionar a sociedade, nos auxiliando em muitas tarefas do dia a dia, como nos comunicar, trabalhar, armazenar dados etc.

Estudamos na segunda semana sobre o Sistema Operacional Windows 7, vimos seus conceitos básicos: Desktop (área de trabalho), ícones, barra de tarefas, janelas, painel de controle etc, e suas finalidades. Apesar de conhecer bem essa parte na prática, foi bem interessante vê-la teoricamente.

Na terceira semana estudamos sobre os editores de texto Word e Writer, ambos me abriram portas para acrescer meus conhecimentos e de muita utilidade no meu dia de trabalho, foram os capítulos que mais gostei e me identifiquei. Na mesma semana discutimos sobre Software livre, que tem programas gratuitos e de qualidade superior a do proprietário, porém exigem conhecimentos específicos, já o Software proprietário tem a desvantagem de ser pago, porém seus programas são de fácil entendimento.

Nas duas últimas semanas aprendemos sobre navegadores Internet Explorer e Mozilla Firefox. Vimos sobre o Sistema Operacional Linux Ubuntu, que achei muito interessante e pude aprender, pois não o conhecia.

Todos os conteúdos dessa disciplina foram importantes, pois aprimorei meus conhecimentos, tanto na vida pessoal, quanto na profissional. A informática é muito importante na minha rotina de trabalho, pois todos os dias a utilizo, tanto para digitação de textos diversos, cálculos, tabelas, uso de internet etc, ela se tornou indispensável no meu trabalho.


1.2 Trabalho Escolar e Teorias Administrativas

Estudar essa matéria foi de grande importância, pois pude aprender e acrescer meus conhecimentos. No começo estava com receio, por fazer pouco tempo que trabalho nessa área, acreditava que isso poderia prejudicar meus estudos, por estar totalmente “fora do assunto”. Porém, com o passar da disciplina, fui interagindo com a matéria e pude perceber que não era nenhum “bicho de sete cabeças”.

No primeiro instante, aprendi que existem várias concepções sobre Educação, e que teóricos definiram em dois principais paradigmas: consenso e conflito, pude refletir sobre o assunto e perceber que nos dias atuais o paradigma de conflito prevalece.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.7 Kb)   pdf (216.9 Kb)   docx (32.1 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com