TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia De Ensino

Ensaios: Metodologia De Ensino. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  1.359 Palavras (6 Páginas)  •  482 Visualizações

Página 1 de 6

Metodologia de ensino

A metodologia de ensino é a parte da pedagogia que se ocupa diretamente da organização da aprendizagem dos alunos e do seu controle, ela é aplicada em diferentes métodos no processo de ensino e aprendizagem.

Os principais métodos usados no Brasil são: Método Tradicional; As teorias que norteiam a escola tradicional confundem-se com as próprias raízes da escola tal como a concebemos como instituição de ensino, o paradigma de ensino tradicional foi um dos principais a influenciar a prática educacional formal, bem como o modelo que serviu de referencial para os modelos que sucederam através do tempo.

A escola tradicional surgiu a partir do advento dos sistemas nacionais de ensino, que datam do século passado, mas que só atingiram maior força nas ultimas décadas do século XX, com a função de auxiliar a construção e a consolidação de uma sociedade democrática.

Esse ensino tradicional que ainda predomina hoje nas escolas se constituiu após a revolução industrial e se implantou nos chamados sistemas nacionais de ensino, configurando amplas redes oficiais, criadas a partir de meados do século passado no momento em que, consolidou-se o poder burguês aciona-se a escola redentora da humanidade, universal, gratuita e obrigatória com um instrumento de consolidação da ordem democrática (Saviani, 1991.p.54).

O construtivismo; fundamenta-se no iluminismo. A filosofia iluminista preceitua que o homem é um ser dotado de razão. Segundo Freitag (1993) a faculdade de fazer uso da razão não é transmitida geneticamente, mas uma potencialidade que precisa desenvolver no decurso da vida. A construção do conhecimento humano pelo uso da razão tem o objetivo de alcançar os patamares, mas elevados do pensamento lógico, do julgamento e da argumentação, sempre no sentido de haver reciprocidade na transmissão e na compreensão das ideias ditas pelo outro.

O método Montessoriano visa à evolução da criança em um aprendizado diligente, no qual cada aluno assume sua obrigação de responder pelos próprios atos no processo pedagógico.

Neste aspecto o professor não é aquele ser que focaliza a concentração do aprendiz, e sim aquele que examina atentamente o comportamento e o desenvolvimento das crianças, estimulando-as a buscar o saber de forma criativa, prazerosa e lúdica. Ou seja, o mestre apenas conduz o estudante à caminhada em direção ao conhecimento, solucionando dúvidas e questionamentos.

Por meio dos métodos de ensino o professor busca desenvolver um repertório de técnicas interativas, capaz de provocar reações no aluno e arranca-lo de sua postura passiva de mero receptor do conhecimento transmitido pelos professores.

Trata-se de um meio pelo qual o professor busca alcançar os objetivos estabelecidos. Entretanto, por mais eficiente que o método possa ser, ele não é mais importante que o aluno, deve ser feito de acordo com a sua capacidade levando em consideração os paradigmas sociocultural e educacional do aluno, da escola e da comunidade em que estão adaptados.

Neste método é indispensável que o professor conheça satisfatoriamente os conceitos teóricos que sustenta a metodologia empregada, para que funcione é importante que exista uma relação dialético-dialógica entre professor e aluno.

Para melhor aprender é só começar a ler.

PROJETO (Cantinho da leitura)

Publico alvo 1º ano do ensino fundamental composto por 18 alunos com idade de 6 a7 anos, de cultura heterogênea com níveis sociais de baixa renda.

Justificativa Despertar o interesse e o gosto da leitura de forma com que a criança sinta-se acolhida e feliz, em um local aconchegante e agradável.

Objetivos gerais e específicos Fomentar o habito de leitura, fazer com que os alunos possam reconhecer a leitura como fonte de prazer e conhecimento de mundo, propiciar momentos proveitosos e agradáveis.

Cronograma Nosso projeto será utilizado durante uma semana onde cada dia da semana será especificado um tema de leitura.

Segunda-feira O projeto será apresentado às crianças, ondes eles terão um contato direto com os livros.

Terça-feira As crianças irão participar de uma leitura de imagens em livros escolhidos pelos os próprios alunos.

Quarta-feira De forma descontraída estimular esse aluno a relatar a leitura que ele fez no livro escolhido.

Quinta-feira Será apresentado a esses alunos livros que traga em sua estrutura forma de escrita, onde esse aluno será capaz de identifica-la e depois eles mesmos irão produzir o seu próprio livrinho de história.

Sexta-feira

Encerramento do projeto, com exposição dos livros confeccionados pelos os alunos.

Desenvolvimento A cada dia escolheremos um dos gêneros textuais para decorarmos a biblioteca, desenvolver situações onde as crianças podem manipular livros, revistas, jornais, gibis conforme a sua preferência, pois grande é a importância e os benefícios da leitura na primeira infância, esse projeto tem a finalidade de estimular essas crianças ao habito da leitura,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com