TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia De Ensino E Pesquisa

Casos: Metodologia De Ensino E Pesquisa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/3/2015  •  1.973 Palavras (8 Páginas)  •  1.052 Visualizações

Página 1 de 8

1. Considerando as estratégias de estudo apresentadas na unidade 1, argumente sobre o seu próprio método de estudo, explicando quais estratégias você utilizaria (mínimo de cinco estratégias) e a importância delas para o autoestudo.

Estratégia de um ambiente adequado, pois estar em um lugar mais calmo longe de conversa e televisão faz com que eu consiga ter melhor concentração.

Estratégia de ter sempre o dicionário ao lado pois na duvida melhor consultá-lo sempre aprendemos palavras novas e modo de escrevê-la.

Estratégia de sublinhar primeiro leio e sublinho aquilo que é mais importante, na hora do trabalho ou revisão vou reler aqueles pontos sublinhados e assim ficara melhor gravado.

Estratégia de anotar pontos importantes do texto ao lado da margem, colocando assim algumas informações como palavras, sites que tenham aquele assunto, e minhas idéias sobre aquele determinado assunto.

Estratégia de estudo em grupos é muito bom pois temos a nossa opinião sobre o assunto e a dos colegas e assim ampliam nosso conhecimento.

2. Diferencie conhecimento mitológico e conhecimento filosófico, citando um exemplo de cada. Você pode utilizar o fascículo de MEP ou buscar outras fontes (livros, revistas, internet). Não se esqueça de referenciar as fontes pesquisadas.

Conhecimento mitológico é aquele que é baseado em suas idéias e imaginação.

Conhecimento filosófico é aquele que tem como base um conhecimento racional no qual se busca o verdadeiro significado.

Referências

Chauí, Marilena. Iniciação à Filosofia. 1ª Ed. São Paulo: Ática, 2010. 376p.

3. Argumente sobre as principais características do conhecimento de senso comum e do conhecimento científico, assinalando como adquirimos cada um desses conhecimentos.

Conhecimento científico – busca pelo

Conhecimento de senso comum - é tudo aquilo que temos guardado em nossa memória, que nos faz tomar decisões e agir.

4. O que é tecnologia? Responda, assinalando benefícios e malefícios do conhecimento tecnológico. Sugerimos que pesquise a resposta em outras fontes (livros, revistas, sites etc.), mas não se esqueça de apresentar as referências do material pesquisado.

Tecnologia é o estudo da arte da técnica e do oficio. É o aumento do estudo científico em diversas áreas de pesquisa.

A tecnologia nos traz muitos benefícios como de ampliar a área da medicina dando possibilidades de desenvolver tratamentos e pesquisas. Também ajuda as empresas a crescerem e se desenvolver com o uso de maquinas.

Mas juntos com os benefícios vem também s malefícios que atinge grande parte ao homem que este cada vez mais sedentário, pois seu tempo é ocupado com TV, celular, computador. Também tem o desemprego que aumentou, pois o lugar do trabalhador esta sendo ocupados por maquinas e muitos também que não sabem lidar com essa tecnologia e assim aumenta também o numero de Mao de obra qualificada.

Referencia: WWW.significados.com.br/ Redação ação.

5. Defina e explique a origem da teologia, evidenciando o seu posicionamento sobre a ideia recorrente de que a teologia (fé) e a ciência (razão) não se relacionam.

A teologia passa a existir quando o homem acredita em um Deus e busca o entender através da sua fé..

A ciência teve inicio no século XVII, e é o estudo e conhecimento de algo concreto.

Eu concordo sim com esse pensamento pois penso que a teologia ele é a Fe daquilo que se nunca viu, e a ciência é acreditar com base no que se viu e descobriu.

6. Reflita e evidencie seu posicionamento: Para que o homem possa viver bem consigo mesmo e na sociedade, são importantes todos os tipos de conhecimento ou a ciência e a tecnologia são suficientes? (Justifique a resposta)

Eu acho que o homem precisa sim ter um geral conhecimento mas a teologia e filosofia é pessoal de cada um. Porem a ciência e tecnologia é uma base para que todos se desenvolvam em diferentes aspectos sendo assim muito mais importante.

 Questões para saber mais e para os exames

Investigue nos livros da bibliografia básica e complementar, em revistas, jornais ou internet. Além disso, assista aos vídeos, quando houver indicações.

1. Descreva com suas palavras o que é ciência.

2. Como o conhecimento popular influenciou o conhecimento científico? Pesquise a resposta na internet, livros e outras fontes.

3. Na sociedade atual, o conhecimento teológico é importante? Justifique sua resposta.

4. Quais as contribuições dos diversos tipos de conhecimento para o desenvolvimento da sociedade.

5. Quais são os objetivos do módulo de Metodologia de Estudo e de Pesquisa?

UNIDADE 2

ELABORAÇÃO E LEITURA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Considerando o conteúdo da unidade 2, diferencie os seguintes tipos de artigo: artigo de revisão, artigo de atualização, relato e comunicação.

Artigo de revisão: é aquele que é publicado dando informações ou diferenças de algo que já foi publicado.

Artigo de atualização: é aquele publicado com o propósito de informar sobre determinados assuntos específicos e áreas determinadas.

Relato: é aquele que dão informações aos que estudam e trabalham em determinadas áreas, assim ajudando-o a ter mais informações de casos a ser tratados.

Comunicação: e aquele resumo de resultado de alguns trabalhos que esta sendo feito e assim é publicado.

2. O que você entende por “artigo científico” e quais as vantagens de divulgar o resultado de uma pesquisa através de artigo científico em comparação a outros meios de divulgação científica?

Artigo científico é um texto escrito e publicado no qual o autor-cientista tem ali suas idéias, pensamentos e resultado de seus trabalhos a serem mostrados, no qual os leitores podem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com