TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia Dos Anos Iniciais

Artigos Científicos: Metodologia Dos Anos Iniciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  966 Palavras (4 Páginas)  •  531 Visualizações

Página 1 de 4

UNIDADE 1

OS PROCEDIMENTOS DE METODOLOGIA DE ENSINO

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Explique o que é método de ensino. Cite dois métodos de ensino que constam no módulo e explique como você os utilizaria em sala de aula.

Método verbal e método ativo.

Método de ensino é um caminho diferente que o professor utiliza para concretizar a aprendizagem do aluno.

2. O que é um método ativo?

É aquele que por meio do qual a criança vai reconstruir e reinventar, não somente transmitir a informação ao aluno, mas fazer com que ele experiemnete esse aprendizado, fazendo dele um aluno ativo.

3. Escreva o que você entendeu sobre aprendizagem significativa (principais conceitos). Explique por que a aprendizagem significativa é importante para a aprendizagem do aluno.

É o conceito central da aprendizagem de ausubul é um processo por meio do qual um nova informação relaciona-se de maneira não liberal em outras palavras o novo conhecimento se adquire com outros conhecimentos a aprendizagem significativa se aplica no crescimento e modificação do conceito já formado. Ela é importante pois é a base para o aluno a partir daí sempre que houver um novo aprendizado ele poderá fazer ligação com essa base e ampliar seus conhecimentos.

4. Diferencie conhecimentos prévios e problematização.

Conhecimentos prévios- é saber sobre algo antes de aprender ou fazer.

Problematizarão- um ensino – aprendizagem em que ambos educador e educando aprendem juntos, numa mesma troca simultânea, sobre o conteúdo abordado.

UNIDADE 2

INTERDISCIPLINARIDADE E EDUCAÇÃO

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. O que é interdisciplinaridade? Como você trabalharia o conteúdo água em uma turma de 3º ano de forma interdisciplinar?

É a integração de dois ou mais componentes curriculares na mesma construção do conhecimento.

Com projetos como economizar água; trabalharia por exemplo a língua portuguesa a matemática como numerais e a geografia através dos espaços, mapas etc..

2. Por que se diz que a interdisciplinaridade vai contra a fragmentação do conhecimento?

Por que ele busca o conhecimento universal como um todo e não conhecimento partido em vários campos que dificulta o aprendizado.

3. Quais são os blocos temáticos do ensino de Ciências Naturais? Você considera-se apto (a) a trabalhá-los em sala de aula? Justifique sua resposta

São eles: ambiente; ser humano e saúde; recursos humano e universo.

Hoje eu não me acho apta a trabalhar esses blocos temáticos por que ainda me falta metodologia o qual estou adquirindo através deste curso.

4. Faça um resumo do item - Histórico de Ciências Naturais: fases e tendências dominantes.

O ensino de Ciências Naturais, ao longo de sua curta história na escola fundamental, tem se orientado por diferentes tendências, que ainda hoje se expressam nas salas de aula. Até a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases n. 4.024/61, ministravam-se aulas de Ciências.

N aturais apenas nas duas últimas séries do antigo curso ginasial. Essa lei estendeu a obrigatoriedade do ensino da disciplina a todas as séries ginasiais. Apenas a partir de 1971, com a Lei n. 5.692, Ciências Naturais passou a ter caráter obrigatório nas oito séries do primeiro grau.

Quando foi promulgada a Lei n. 4.024/61, o cenário escolar era dominado pelo ensino tradicional, ainda que esforços de renovação estivessem em processo. Ainda em meados da década de 70, instalou-se uma crise energética, sintoma da grave crise econômica mundial, decorrente de uma ruptura com o modelo desenvolvimentista deflagrado após a Segunda Guerra Mundial. A partir dos anos 70 questionou-se tanto a abordagem quanto a organização dos conteúdos.

A produção de programas pela justaposição de conteúdos de Biologia, Física, Química e Geociências começou a dar lugar a um ensino que integrasse os diferentes conteúdos, buscando-se um caráter interdisciplinar, o que tem representado importante desafio para a didática da área.

Desde os anos 80 até hoje é grande a produção acadêmica de pesquisas voltadas à investigação das pré-concepções de crianças e adolescentes sobre os fenômenos naturais e suas relações com os conceitos científicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com