TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ensino e Metodologia da Matemática nos Anos Iniciais

Por:   •  18/9/2016  •  Resenha  •  314 Palavras (2 Páginas)  •  532 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADE 1

1. Após leitura da aula 01, entreviste dois alunos que cursam os anos iniciais do ensino fundamental fazendo a seguinte pergunta: quais são as principais dificuldades que você encontra nessa disciplina? (cite pelo menos três). Emita também a sua opinião.

Os alunos que entrevistei sobre suas maiores dificuldades na disciplina de matemática falaram que a maior dificuldade deles é nos cálculos de divisão, perguntei o porquê e ambos responderam que a professora não ensinou direito, que não entenderam as explicações e que o cálculo é muito difícil de compreender. Questionei sobre outras dificuldades e eles responderam subtração, multiplicação e tabuada, esses em menor escala. Acredito que a responsável pelos alunos terem essas dificuldades é a professora, pois pelo que os alunos me relataram, a didática usada ao apresentar e explicar os conteúdos, é o modelo tradicional de ensino, não apresentando aos alunos um modo dinâmico e atrativo, e sim cálculos soltos e sem contexto.

2. Após leitura da aula 02, construa o jogo “nunca dez” e brinque com um grupo de crianças (pode ser numa sala de aula ou na vizinhança ou na família, etc.). Relate os resultados obtidos nessa experiência.

Para fazer o jogo nunca dez confeccionei o material dourado com E.V.A, e joguei com três crianças. Como as crianças não conheciam o jogo, expliquei a elas, relembrando o que são unidade, dezena, centena e milhar. Quando questionei se haviam entendido, elas falaram que sim, mas na primeira rodada do jogo elas estavam bem perdidas, ajudei nas primeiras rodadas até que uma criança completou 12 unidades, questionei o que deveríamos fazer, após algumas tentativas, uma delas respondeu que deveríamos trocar 10 unidades por uma dezena. Após isso elas entenderam e jogaram sem a minha intervenção. Foi bastante prazeroso ver as crianças jogando e entendendo o mecanismo de transformar unidades em dezena, sabendo respeitar a vez do outro e ajudando quando um estava com alguma dificuldade no jogo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (49.6 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com