TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia dos anos iniciais - MAI

Por:   •  19/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.310 Palavras (14 Páginas)  •  463 Visualizações

Página 1 de 14

METODOLOGIA DOS ANOS INICIAIS – 60h

UNIDADE 1

OS PROCEDIMENTOS DE METODOLOGIA DE ENSINO

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Defina método de ensino e cite um dos métodos que constam no módulo, argumentando como você os utilizaria em sala de aula.

São as ações do professor pelas quais se organizam as atividades de ensino e dos alunos para atingir os objetivos do trabalho docente, em relação ao conteúdo estudado. É uma ação planejada, com objetivos específicos e formas organizadas de ensino para se chegar a construção do conhecimento.

O método da resolução das tarefas seria uma revisão da aula, porém, as tarefas precisam ser elaboradas de forma contextualizada para que o aluno entenda o contexto e assim interprete o que se está perguntando e não fique decorando respostas desconectadas do que foi explicado em sala de aula.

2. O que é um método ativo?

É o método pelo qual o aluno constrói, reconstrói, reinventa os conceitos que lhe foram ensinados, basicamente por meio de suas próprias ações, tornando-se um sujeito ativo.

3. Escreva o que você entendeu sobre aprendizagem significativa (principais conceitos). Explique por que a aprendizagem significativa é importante para a aprendizagem do aluno.

Aprendizagem significativo é estar introduzindo novas informações e conhecimentos já pré estabelecidos no indivíduo, é fazê-lo repensar, modificar o conceito já formado de forma interativa, adquirindo um conhecimento enriquecido e significativo para o aluno.

Esse tipo de aprendizagem é significativa, porque evita que o aluno adquira conceitos por mera decoração, sem sentido para ele, fazendo-o aprender com satisfação e de forma interativa.

4. Diferencie conhecimentos prévios e problematização.

        Os conhecimentos prévios são as informações que o indivíduo possui sobre o assunto abordado, é o que ele sabe comentar, e a partir desse passo o professor introduz o conhecimento mais específico de forma significativa para o aluno.

        Problematização é a ampliação do conhecimento prévio do aluno, através de reflexões, perguntas, debates que mobilizam a busca de novas informações.

5. Explique os conceitos de assimilação e acomodação propostos por Piaget. Como estes conceitos se relacionam com a aprendizagem?

A adaptação do aluno com o mundo acontece por meio de dois processos simultâneos: assimilação e acomodação.

A adaptação, definida por Piaget, como o próprio desenvolvimento da inteligência, ocorre por meio da assimilação e da acomodação. Os esquemas de assimilação vão se modificando, configurando os estágios de desenvolvimento. A escola deve levar em conta os esquemas de assimilação da criança, propondo atividades desafiadoras que provoquem desequilíbrios e reequilibrações sucessivas, promovendo a descoberta e a construção do conhecimento.

O relacionamento desses conceitos estão presentes da aprendizagem porque hoje, a escola busca inovações e interagir o sujeito com o meio em que vive para formar cidadão crítico e ativo.

 Questões para saber mais e para os exames

Investigue nos livros da bibliografia básica e complementar, em revistas, jornais, na internet e assista aos vídeos indicados.

1. A partir das informações do texto, explique o que significa construtivismo.

Construtivismo significa que nada deve ser visto como pronto e acabado, principalmente o conhecimento que deve estar em constante mudança, que deve ser construído pela interação do indivíduo com o meio físico e social.

É uma proposta de ensino que surgiu a partir das ideias de Jean Piaget, que faz o indivíduo pensar, repensar, aprender, repetir e compreender o que se está ensinando. A criança é vista como um ser ativo, dinâmico, que a todo momento interage com o meio para descobrir novos conceitos na construção do conhecimento.

2. A apostila cita o método da exposição verbal. Explique como o professor pode utilizá-lo em sala de aula.

É uma forma de transmitir oralmente o saber pelo professor que deverá selecionar materiais de apoio pra que os alunos ouçam, mas também visualizem o que está sendo explorado. Além de material de apoio, o professor deve ter controle do tempo na aula oral, para não se tornar cansativo e despertar o desinteresse dos alunos.

3. Explique a relação existente entre aprendizagem significativa, conhecimento velho e conhecimento novo.

Conhecimento velho é o saber que o aluno já traz para a sala de aula, seria a bagagem de conhecimento que já vem com os alunos. Interagindo com esse conhecimento vem a aprendizagem significativa que será o conhecimento adquirido de forma interativa entre aluno e conteúdo, modificando o conceito pré-existente e adquirindo dessa forma o conhecimento novo, por meio da investigação, de atividades desafiadoras que promovem o aprender a aprender.

4. Pesquise outro método de ensino que não consta na apostila e explique sua importância para o ensino. Cite a referência consultada.

UNIDADE 2

INTERDISCIPLINARIDADE E EDUCAÇÃO

 Questões obrigatórias para o dossiê

  1. Após o estudo da unidade, conceitue interdisciplinaridade. Qual a importância de trabalhar os conteúdos escolares de forma interdisciplinar?

Interdisciplinaridade é a forma com que podemos misturar conteúdos de várias disciplinas tendo um tema em comum.É também uma atitude de humildade diante dos limites do saber próprio e do próprio saber, sem deixar que ela se torne um limite; a atitude de espera diante do já estabelecido para que a dúvida apareça e o novo germine; a atitude de deslumbramento diante da possibilidade de superar outros desafios, atitude de respeito ao olhar o velho como novo, ao olhar o outro e reconhecê-lo, reconhecendo-se; a atitude de cooperação que conduz às parcerias, às trocas, aos encontros, mais das pessoas que das disciplinas, que propiciam as transformações, razão de ser da interdisciplinaridade. Mais que um fazer é paixão por aprender, compartilhar e ir além

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22 Kb)   pdf (519.8 Kb)   docx (65.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com