TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mito Nordico

Dissertações: Mito Nordico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/3/2015  •  350 Palavras (2 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 2

Na mitologia nórdica, Thor era o deus do trovão e protetor dos agricultores. Controlava o clima e as colheitas, era também um dos deuses mais conhecidos devido aos seus longos cabelos ruivos e seu poderoso martelo chamado Mjolnir, com o qual protegia os mortais do mal.

Thor, que significa trovão, era filho de Odin – o deus supremo – e de Fyorgyn – a deusa da terra e conhecida por sua grande força. Odin era o deus da batalha e da morte; era adorado pelos guerreiros vikings. Thor era de natureza simples, totalmente contrário à natureza de Odin que era muito complexa.

Thor é honesto e justo, porém seu temperamento é furioso

Thor tinha muitas batalhas com os gigantes de gelo e nunca ficava sem o seu martelo Mjolnir.

Mjolnir significa “raio” e possui vários poderes, incluindo o poder de lançar raios, nunca errar o alvo e sempre regressar às mãos de Thor que usa luvas de ferro para proteger a si mesmo do poder de seu martelo.

O carro de Thor é conduzido por dois bodes, os quais ele sacrifica e cozinha como alimento e, em seguida, os revive somente colocando seu martelo sobre os ossos dos animais, desde que seus ossos estejam ilesos.

Assim, o martelo Mjolnir possui dois poderes, o poder de destruir e o poder de criar. Thor também carrega um cinturão que duplica sua força.

Loki é um deus traiçoeiro que traiu os gigantes de gelo. E acompanha Thor em suas aventuras. No entanto, a astúcia de Loki quase sempre trazia problemas a Thor.

O fim de Thor ocorre em Ragnarok quando luta com Jormungand – uma horrível e terrível serpente gigante – o qual foi criado juntamente por Loki e a gigante Angrboda. Na luta contra a terrível serpente, Thor matou a besta esmagando sua cabeça com seu martelo, porém Thor deu nove passos para trás e sucumbiu pelo veneno de Jormungand.

Depois da Escandinávia ser completamente convertida ao cristianismo, a popularidade e a adoração aos antigos deuses nórdicos desapareceram. Durante a conversão ao cristianismo, alguns adoradores de Thor usaram o símbolo do martelo de Thor como um desafio aos missionários cristãos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com