TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mobilidade Urbana

Monografias: Mobilidade Urbana. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  446 Palavras (2 Páginas)  •  714 Visualizações

Página 1 de 2

Com o crescimento da população a cada dia que passa, conseqüentemente, temos o aumento considerável de veículos o que deixa o trânsito lento e acaba tornando mais difícil e inseguro ter mobilidade para as pessoas. E a cada dia menos pessoas usam outras formas eficazes de locomoção.

O problema de mobilidade urbana é um dos mais comuns entre as grandes cidades e oferecem muito impacto na população já que essas pessoas perdem mais tempo e têm sua qualidade de vida reduzida.

Mobilidade urbana é, também, a capacidade de as pessoas se deslocarem de um lugar para outro para realizar suas atividades de forma confortável, segura e em tempo hábil. É mais do que meios de transporte e trânsito.

O deslocamento populacional é de grande dificuldade nas grandes cidades, por serem super populosas elas demandam uma boa estruturação e um sistema de transporte público eficiente, muito diferente do que acontece atualmente, onde a frota é precária e escassa e decorrente disso a população enfrenta diariamente verdadeiros desafios antes de chegar ao seu destino, com ônibus lotados e muito desconforto, como forma de escapar disso algumas pessoas recorrem a um transporte particular o que sobrecarrega mais ainda o trânsito gerando engarrafamentos nos horários de pico,junto a isso vem o desgaste físico e mental sem contar com o tempo perdido que poderia ser usado para o descanso, lazer e desenvolvimento pessoal.

O problema da falta de ciclovias, melhores calçadas, faz com que as pessoas recorram e optem por usar seus carros aumentando mais ainda a frota de veículos e deixem de lado outros meios como os transportes coletivos, as bicicletas, que são boas alternativas.

Em muitos lugares, as calçadas são estreitas, esburacadas, desniveladas e como se não fosse muito, ainda vimos carros estacionados piorando ainda mais a situação fazendo com que tenhamos por muitas vezes, passar pelo meio da rua.

As ciclovias em alguns lugares tbm estão esburacadas, e além de poucas, têm trechos mal sinalizados dificultando alguns cruzamentos.

Para amenizar esses problemas poderia ser feito um isolamento de vias apenas para transporte público,construir mais viadutos, passarelas, ciclovias, calçadas mais confortáveis, pois se tivermos calçadas muito mais amplas, ciclovias protegidas, as cidades serão muito mais humanas, seguras e protegidas por sinalização, sem buracos ou qualquer tipo de obstáculo e investir na melhoria dos transportes públicos como forma de diminuir o fluxo de automóveis.

Assim teremos alternativas para deixar o carro na garagem e ir ao trabalho a pé, de bicicleta ou com o transporte coletivo. É dispor de ciclovias e também de calçadas que garantam acessibilidade aos deficientes físicos e visuais. E, até mesmo, utilizar o automóvel particular quando lhe convir e não ficar preso nos engarrafamentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com