TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modalidade EaD

Artigo: Modalidade EaD. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/2/2014  •  610 Palavras (3 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 3

Entende-se por educação presencial o método tradicional, ou seja, uma sala de aula onde se reúnem alunos e professores em um espaço físico e que conta com lousas, cadernos de chamada entre outros métodos de ensino.

Sabemos que é um método mais antigo, mas que se têm bons resultados ainda hoje.

Mas com a tecnologia as mudanças estão sendo significativas quanto ao ensino. Os métodos utilizados atualmente estão se tornando cada vez mais eficientes.

Com o avanço da era digital a informática e a internet mudou radicalmente a vida de muitas pessoas. Por conta deste avanço o ensino à distância se tornou uma novidade na forma de ensinar.

A modalidade de EaD veio trazer muitas mudanças e desta maneira permanecer no ramo da educação.

Hoje utilizamos a informática e internet praticamente em tudo e cada vez mais precisamos de uma informação mais rápida.

Por isso, se cresce espantosamente o uso de computadores e redes virtuais, usado na maioria das vezes em todas as áreas de atuações.

Os ambientes virtuais estão cada vez mais fazendo parte do nosso dia-a-dia. Com isso a educação presencial divide o espaço com a educação virtual.

A educação a distância usa técnicas e ferramentas que possibilitam a agilidade de comunicação entre alunos, professores e tutores. Une de certa forma instituições de diversos lugares e instituições conceituadas no país com o objetivo de abranger os mais diversos lugares e atender aos públicos mais diversos interessados em cursar seja graduação ou pós-graduação.

Há alguns anos este método de ensino mostrou os grandes progressos na área de educação, inovando, mas deixando muitas pessoas com um pouco de receio.

Atualmente o método de EaD mais utilizado é através do computador e internet, mas não podemos esquecer que tudo teve início com o rádio e a televisão. Tornou-se tão comum o uso de equipamentos de informática que já não é mais novidade para muitos. Para a inclusão das pessoas nesse meio virtual o governo tem até políticas e programas como forma de inserí-los na sociedade.

Minha opinião é que na educação à distância existe a separação física entre os alunos e professores, o que não ocorre na educação presencial.

Na educação à distância teremos o tutor como intermediador entre o ensino e a aprendizagem. Nesse caso o tutor será o nosso maior contato, o que não ocorre na educação presencial.

Na educação à distância usaremos a comunicação mais automática e materiais impressos, bem como os encontros serão esporádicos. Comparando os métodos de ensino, o presencial permite uma maior convivência entre as pessoas, a aula é mais expositiva.

O ritmo de aprendizado no EaD é controlado por nós alunos, destacando a flexibilidade dos horários, o que nos permite termos um tempo pouco maior para realização das atividades propostas.

Certamente, que muitas pessoas ainda resistem em aceitar a modalidade de ensino EaD. Situação que reflete em vários aspectos: sociais, econômicos e políticos. É necessário maior ênfase no processo de divulgação e criação de novos métodos, como forma de estimular/incentivar as pessoas a darem maior credibilidade ao EaD. A sociedade vigente caracterizada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com