TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curso de Licenciatura em Pedagogia – Modalidade EAD

Por:   •  25/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.190 Palavras (5 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB

Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD

AVALIAÇÃO À DISTÃNCIA (AD 2) – 2015.2

Disciplina: Gestão 1

Coordenador (a): Simone Fadel

Atividade 1– valor: 5,0

Os textos e material impresso disponibilizados para estudo de Gestão 1 apresentam, ao final de cada aula, sugestões de atividades. Assim, a Atividade 1 só será contemplada se você realizar as seguintes atividades propostas no planejamento das aula

  1. Texto base “AULA 5” - Gestão democrática e participativa. Atividade que atende ao objetivo 1.

Entendo como gestão democrática e participativa a gestão que se caracteriza por uma força de atuação consciente, pela qual os membros da escola reconhecem e assumem seu “poder” de influenciar na determinação da dinâmica da unidade escolar, da sua cultura e de seus resultados, trata-se de um trabalho em conjunto, envolvendo a participação de todos: gestores, professores, alunos e comunidade, possibilitando assim, um trabalho mais produtivo, onde há maior comprometimento e responsabilidade, e acima de tudo, o espírito de solidariedade é fortalecido. Sim, conheço. A escola que estou estagiando tem uma gestão participativa, pois há conselhos escolares com frequência, há uma grande interação entre gestoresXprofessoresXalunosXcomunidade onde promovem reuniões frequentes para decisões importantes em benefício da unidade escolar, dos alunos, dos professores e da comunidade, além de avaliarem todo o processo construído.

b) Texto base “AULA 6” – Conselhos Escolares, democratização da escola e construção da cidadania. Atividade que atende ao objetivo 2.

Os conselhos escolares são órgãos dentro da escola onde possuem como integrantes representantes da comunidade escolar e local. A escola que estou estagiando já possui um conselho escolar em funcionamento, porém, para aprimorar seu funcionamento, usaria os seguintes recursos: * promover a reflexão aos envolvidos na unidade escolar, sobre quais “ obrigações “ competem ao conselho escolar, debatendo e tornando-o claro suas atribuições, objetivos e valores, os quais devem ser coletivamente assumidos, definindo prioridades e ajudando o cotidiano escolar. Suas reuniões deverão ser de estudos e reflexões contínuas, que incluam, principalmente, a avaliação do trabalho escolar.

* Os conselhos escolares deverão assumir a função de estimular e desencadear uma contínua realização e a avaliação do PPP da unidade de ensino, acompanhando e interferindo nas estratégias de ação quando necessário, contribuindo assim, decisivamente para a criação de um novo cotidiano escolar onde a comunidade se identifique no enfrentamento, não só nos desafios imediatos, mas, dos graves problemas sociais vividos na realidade brasileira.

* Conscientizar á todos da unidade escolar, que o conselho escolar é um componente que se prima em três setores: cidadania, participação e democracia.

c) Texto base aula 7 - Gestão Escolar e Construção da Cidadania- Atividade que atende ao objetivo1.

A partir das entrevistas realizadas e o levantamento de algumas informações, procederia da seguinte forma: Promover uma capacitação aos professores, conscientizando-os de que precisam deixar de ser aquele que detém o conteúdo, eles não podem se colocar como alguém que sabe tudo, e sim valorizar a “ bagagem “ que os alunos trazem consigo. Promover um grêmio estudantil, onde os alunos tenham o direito de ir além, onde possibilite aos estudantes que tenham voz, desenvolvendo assim a autonomia e responsabilidade. Planejar e aplicar juntamente com o corpo docente, ações onde a escola se aproprie da cidade, com passeios em que os professores e alunos saiam juntos da escola, promovendo uma aprendizagem mais  significativa, discutindo, pensando o ambiente com instrumentos reais, com situações cotidianas.

d) Texto base para a aula 8 – Gestão pedagógica para uma educação inclusiva. Atividade que atende aos objetivos 1 e 2.

Primeira Questão: Minha trajetória pessoal tem sido extremamente enriquecedora. Percebo que para ser um professor nos dias atuais, faz-se necessário á busca de uma nova reflexão no processo educativo, onde o agente escolar passe a vivenciar as transformações de forma a beneficiar suas ações podendo buscar novas formas didáticas e metodológicas de promoção do processo ensino-aprendizagem com seu aluno, sem com isso ser colocado como mero expectador dos avanços.

Segunda  Questão: Para mim, a inclusão trata-se de inserir socialmente um indivíduo contra o preconceito a sua volta, seja ele por ser um indivíduo portador de necessidades especiais, obter ideologia religiosa, pertencer a classes sociais, raça ou cultura diferente. Trata-se da nossa capacidade de entender e reconhecer o outro e ,assim, ter o privilégio de conviver e compartilhar com as pessoas diferentes de nós.

Terceira  Questão: Tais como: aceitar e reconhecer a diversidade na escola, garantindo o acesso a todos á educação escolar independentemente de diferenças individuais, promovendo uma educação de qualidade para todos, respeitando a diversidade dos alunos e realizando o atendimento ás suas necessidades educativas, isso implica adaptações diante das diferenças e das necessidades individuais de aprendizagem de cada aluno. Outra característica é a aproximação da comunidade interna e externa, proporcionando uma aproximação da comunidade e da escola, sendo uma gestão escolar democrática e participativa responsável pelo envolvimento de todos que fazem parte do processo educacional. Assim, o estabelecimento de objetivos, a solução de problemas, os planos de ação e sua execução, o acompanhamento e a avaliação são responsabilidades de todos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (234.6 Kb)   docx (26.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com