TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curso de Licenciatura em Pedagogia – Modalidade EAD

Por:   •  11/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  992 Palavras (4 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO[pic 1]

CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB

Curso de Licenciatura em Pedagogia – Modalidade EAD

AVALIAÇÃO À DISTÃNCIA (AD 1) – 2015.1

Disciplina: Gestão 1

Coordenador (a): Simone Fadel

Aluno (a): Adriana Ribeiro da Costa                               Matr.:13112080219

Polo: Rocinha

Atividade 1 – valor: 2,5

Os textos e material impresso disponibilizados para estudo de Gestão 1 apresentam,ao final de cada aula, sugestões de atividades. Assim, a Atividade 1 só será contemplada se você realizar as seguintes atividades propostas no planejamento das aula.

a) Aula 1 – Material Impresso página 21. Atividade que atende ao objetivo 2.

Na empresa onde trabalho, as funções de cada membro são teoricamente expressas, mas na prática podemos observar que as atribuições de cada um não definidas e consequentemente a sobrecarga de atividades de uns em detrimento de outros; a liderança é extremamente centralizadora, mas pouco objetiva, o que gera muitos erros de gestão.

A falta de autonomia dos funcionários, assim como a falta de ausência de qualidade de vida e trabalho dos funcionários são aspectos do fordistas/tayloristas percebidos nesta organização.

b) Aula 1- Material impresso página 22. Atividade Final.

tecnologianavidadiaria.blogspot.com.br/2014/12/amazon-instala-mais-15-mil-robos.html

Apesar de aparentemente ser uma medida que visa o bem estar do funcionário, a matéria nos mostra que funções exercidas por pessoas podem dar lugar ao uso de máquinas, resultando assim em desemprego e consequentemente piora na qualidade de vida.

A estrutura física da empresa também é alterada visando maiores lucros com a ampliação do espaço útil de trabalho em virtude da substituição física do homem pela máquina.

Mais uma vez podemos constatar um modelo organizacional centrado na produção e no lucro, em detrimento do fator humano, assim como compartimentalização das atividades e a total ausência de autonomia profissional, características tão evidentes do modelo capitalista de Taylor/Ford.

Atividade 2 – valor: 2,5

Para a realização da Atividade 2, você deve consultar seu material impresso e ler os textos

referentes à aula 2. Ao final da leitura, realize:

a) As atividades 1a e 1b- página 32

1a - Entende-se por cultura organizacional, os valores e hábitos inerentes a uma organização e compartilhados pelos seus membros, ou seja, a forma como uma organização pensa e procede para com as pessoas e fatores relacionados a ela.

1b - Gilberto Freyre ressalta nossa tendência à democracia racial que resulta em país de culturas mestiças; Sergio Buarque de Holanda cita a figura do homem generoso, cordial, caracterizando assim, as relações sociais mais informais e de uma postura que visa suprimir as distâncias impostas pela hierarquia; enquanto Roberto Da Matta destaca a capacidade de valorização do individual em detrimento do coletivo.

b) Elabore um breve texto procurando diferenciar a cultura organizacional numa perspectiva funcionalista e numa perspectiva antropológica. Reflita em sobre o significado de cada uma dessas concepções ao se pensar na cultura organizacional  presente na instituição escolar.

A perspectiva funcionalista destaca as  manifestações  visíveis da  cultura  e os significados que  lhes  estão subjacentes. A cultura neste caso é definida como “o modo de fazer as coisas”, dando o enfoque mais no significado atribuído aos símbolos (rituais, heróis, histórias, mitos) que à interação social.

Neste estudo a cultura organizacional é entendida como um fenômeno presente em diferentes grupos resultante do aprendizado social onde a função dos líderes é atuar na criação da cultura desejada, bem como valores e objetivos comuns, sendo este o caminho para o surgimento da chamada "cultura forte". Nesta visão, a atuação do líder é de extrema importância, cabendo uma análise nas estruturas de poder e no próprio entendimento do conceito de liderança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (175.5 Kb)   docx (19 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com