TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo de Artigo Científico

Por:   •  2/12/2017  •  Artigo  •  1.545 Palavras (7 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 7

TÍTULO DO ARTIGO

Nome Completo Do Autor

emaildoautor@provedor.com.br, curso

Resumo: O resumo de um artigo científico traz os principais pontos do trabalho, de forma breve, escrita em parágrafo único e sem tabulação. A fonte tem tamanho menor que a do corpo do texto. Nesta parte do artigo, o autor deve apresentar qual é o objetivo, o problema que está sendo estudado, os autores usados como referencial teórico e apontar brevemente uma conclusão (caso queira). Deve ter até 200 palavras, estar justificado e com espaçamento entrelinhas simples.

Palavras-chave: Escolha; Até; Três.

Introdução

Esta é a seção em que o autor apresenta o tema que está sendo discutido no artigo, o que é que está sendo pesquisado, justifica por que escolheu esse tema e esse objeto de pesquisa, qual o objetivo do artigo e que métodos foram usados para realização da pesquisa ou discussão. É breve, apenas introdutória, e escrita com fonte tamanho 12, espaçamento entrelinhas 1,5. Tem tabulação de parágrafos e extensão média entre meia e uma página completa.

Caso o artigo seja sobre pesquisa bibliográfica, por exemplo, uma discussão apenas teórica, sem coleta de dados empíricos, o autor deve mencionar isso na introdução. Cuidado com o espaçamento entre parágrafos, que o Word costuma colocar automático. Você deve usar espaçamento entre parágrafos zero.

Metodologia

Nesta seção, o autor deverá descrever como fez a pesquisa. Quais instrumentos e técnicas foram usadas: se filmou, se fotografou, se observou, se analisou (o quê: imagens, conversas, estatísticas, livros, etc). Quando você fez, por quanto tempo, aonde, com quantas pessoas, etc. Caso esteja analisando livros, músicas, imagens, deve dizer quantas utilizou, quando foram publicadas. Em todos os casos, deve justificar, ao longo do texto, por que escolheu cada método e objeto. Quem for escrever sobre a viagem de Canudos, deve começar a metodologia explicando que os dados foram coletados durante uma viagem para Canudos-BA, realizada no dia Tal, etc.

Vocês estão indo a Canudos, então, observem tudo que encontrarem. Levem um caderno ou diário de campo, para anotar e descrever tudo o que virem e viverem durante a viagem. Esse tipo de instrumento é o melhor amigo do pesquisador quando ele vai a campo, pois permite registrar os dados na hora, para depois ser selecionado apenas o que for interessante para a pesquisa. Lembrem-se: na dúvida sobre o que registrar, anotem tudo.

Aprendendo a escrever artigos científicos

        Após a metodologia, é hora de falar sobre a pesquisa de maneira mais extensa e aprofundada. É nesta seção de discussão que o autor vai analisar os dados coletados fazendo a ponte com o referencial teórico escolhido. Como estamos começando a praticar a escrita de artigos, não precisa esgotar o referencial teórico do mundo inteiro. Escolha um autor ou dois, no máximo, e tente fazer a análise dos dados com base no pensamento dele. O título desta seção não precisa ser “discussão”. Sejam criativos, podem utilizar títulos interessantes que tenham a ver com o que será falado.

Referencial teórico: como usar

        Durante a última aula, vimos vários exemplos de artigos feitos por estudantes em que um objeto era analisado a partir de alguma teoria ou pensamento de um autor específico. É para isso que serve o referencial teórico de uma pesquisa: para embasar, fundamentar, a discussão do pesquisador.

        Tenham cuidado com as normas da ABNT. Elas servem para padronizar a escrita científica e deixar o texto organizado. Lembrem-se que existem duas formas de fazer citações no texto científico: a citação direta, quando transcrevemos literalmente o que outro autor/ou você mesmo em outro trabalho já publicado escreveu, e a citação indireta, quando parafraseamos o pensamento de outra pessoa, ou o nosso próprio pensamento contido em outro trabalho já publicado.

        Quando a citação direta tiver até três linhas, “deve-se colocar a frase entre aspas e fazer a referência usando o sistema autor/data e o número da página de onde tiramos a citação” (LAPA, 2017, p.20. Grifo do autor). Quando a citação tiver mais de três linhas, não usamos aspas. Você deve

Colocar o texto citado com fonte menor – aqui vamos trabalhar com fonte 10 –, justificado e com recuo à esquerda de 4cm. O espaçamento é simples (tamanho 01) e não tem o recuo de parágrafo. Usa-se a referência ao autor no final, também indicando o número da página, pois se trata de citação literal. (LAPA, 2017, p. 21).

        Como falamos em aula, é sempre preferível usar a citação indireta, aquela em que você parafraseia o pensamento de outra pessoa, ou o seu próprio pensamento, contido em outro trabalho já publicado (LAPA, 2017). Isso acontece porque a citação indireta nos permite refletir sobre a obra que lemos e demonstrar nosso entendimento acerca daquilo. É mais interessante e deixa a escrita científica mais rica. Porém, caso você ache extremamente interessante o pensamento literal da obra que está lendo, e não consiga reescrever aquilo de outra forma, pode fazer a citação direta sem problemas. Repare que, nesse caso, não precisa indicar o número da página na referência (LAPA, 2000).

Será que aprendemos mesmo a escrever cientificamente?

Depois de apresentar o tema do artigo, descrever como os dados foram coletados, justificar as escolhas e os procedimentos, e fazer a discussão com base em um referencial teórico, é hora da última seção de um artigo científico: as considerações finais.

Nessa etapa, deve-se começar fazendo um resumo de poucos parágrafos (recomendo até dois) sobre o que você já disse no trabalho. Na sequência, o autor apresenta as suas reflexões finais com os verbos no PRESENTE, parágrafos CURTOS e frases OBJETIVAS. Aqui, deve-se apresentar as conclusões a que a pesquisa ou discussão teórica te levaram, sem fazer citações.

Lembrem que o artigo pode ter entre cinco e oito páginas, incluindo as referências bibliográficas. TODOS os autores que forem citados no texto devem ser referenciados no final. Exercitem a concisão, a objetividade, para fazer a discussão da pesquisa sem precisar de tantas páginas.

Lembrem-se, também, de manter a mesma pessoa do discurso durante todo o artigo. Perceberam que eu usei várias? Não façam isso, rsrs. Considerando os trabalhos que já entregaram e participação durante as aulas, é possível concluir que todos são capazes de produzir bons artigos. Acreditem no potencial de vocês e caprichem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (133.7 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com