TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo de Plano de Aula

Por:   •  21/7/2022  •  Trabalho acadêmico  •  784 Palavras (4 Páginas)  •  105 Visualizações

Página 1 de 4

PLANO DE AULA- EMANCIPATÓRIA

  1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR:

INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO BÁSICA

DISCIPLINA CURRICULAR

Metodologia de Ensino dos Jogos e Brincadeiras na Educação Física

PROFESSORA ORIENTADORA:

PROFESSOR SUPERVISOR:

ESTAGIÁRIO INTERVENTOR:

ESTAGIÁRIO OBSERVADORES:

  1. TEMA

Jogos de competição

  1. OBJETIVOS
  • Estimular o desenvolvimento das habilidades motoras manipulativas, locomotoras e estabilizadoras.

  1. Conteúdo

Jogos de locomoção, estabilização e manipulação. (2º ano do ensino fundamental I).

  • Dono da rua (locomotora; estabilizadora)
  • Totó humano (manipulativa; locomotora)
  • Corrida do Saci (manipulativas, locomotoras e estabilizadoras)

  1. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

Inicialização 5’

  • Organização da turma no formato circular em pé;
  • Iniciar uma conversa com as crianças abordando o que eles  lembram do jogo Totó convencional e quais situações na vida cotidiana se assemelham a ele.

  • Procedimento conteudista: As crianças terão acesso ao jogo Totó Humano e irão tentar ao máximo potencializar suas capacidades de interação e cooperativismo entre os pares.

Desenvolvimento 40’

Dono da rua: Dois cones dividirão o espaço entre a “rua” e as “calçadas”, será escolhida uma criança para ficar no meio da rua, para tentar pegar os colegas enquanto eles tentam atravessar a rua. O dono da rua consegue pegar alguém, ele vai pra “calçada” e o aluno pego se torna o novo dono da rua.

  • Organização do grupo para iniciar a atividade. A turma será dividida em grupos de 5 ou 6 crianças.
  • Após essa etapa, cada grupo será orientado quanto ao jogo em suas regras e participação de cada um.

Jogo Totó humano: A atividade foi inspirada no totó de mesa, também conhecido como pebolim. Na prática do totó humano, cada time forma três fileiras com seis jogadores. As seis filas se posicionam de modo intercalado na quadra. Assim, cada uma das duas equipes fica com uma linha de defesa, uma de meio-campo e uma de ataque. Os alunos de uma mesma fileira devem ficar de mãos dadas durante todo o jogo.

A partida é iniciada com a saída da bola de futebol do fundo da quadra. Como no jogo de mesa, as crianças devem usar os pés para passá-la para os jogadores do seu time até o gol adversário. Estabelecemos que seria proibido soltar as mãos, roubar a bola de quem estiver atrás e chutar forte ou para o alto. Será permitido se deslocar um pouco à frente, desde que alguém da fileira permaneça com os pés sobre a linha. Conforme o jogo avança, as filas serão trocadas: a defesa torna-se a meio-campo, a fileira do meio vai para o ataque e a linha da frente volta para a defesa.

Corrida do Saci: O professor deverá montar um ponto de partida e um de chegada. As crianças deverão ficam posicionadas em fila, cada uma segurando uma das pernas flexionadas para trás, na posição de saci.

Quando for dado o sinal, elas devem sair pulando até alcançarem a linha de chegada. Retorna ao início a criança que colocar os dos pés no chão e ganhará o que ultrapassar a linha de chegada primeiro. A criança que colocar os dois pés no chão deverá retornar ao inicio, vestir um macacão colorido e no caminho colocar bexigas dentro do macacão até a linha de chegada utilizando os dois pés como pagamento de prenda.

1ª variação; enquanto percorre o trajeto, utilizar uma bolsinha para coletar bolinhas coloridas;

2ª variação; percorrer o trajeto todo utilizando o macacão colorido coletando balões e se equilibrando em uma das pernas onde tiver sinalização de saci;

3ª variação; o saci que utilizar os dois pés para não ser eliminado responder um quiz de habilidades motoras.

4ª variação: invés de bexigas pode ser utilizado ursinhos para encher o macacão.

Finalização 15’

  • Organizar a turma novamente no formato circular e pedir para que eles sentem no chão. Após isso, instigar as crianças a falarem o que elas gostaram o u não do jogo. Dar voz a todas que se proporem a falar. Registrar os pontos fortes e a serem melhorados para a próxima aula. E fazer elas refletirem nas suas práticas enquanto sujeito que coopera com o outro.
  • Fazer uma avaliação utilizando bolinhas coloridas onde as crianças deverão colocar as bolinhas dentro de caixas correspondentes a habilidades motoras aprendidas na aula. Ex: colocar bolinhas vermelhas dentro da caixa vermelha que corresponde a habilidades motoras manipulativas.
  1. PROCEDIMENTO AVALIATIVO (valor de 0-10 pontos)
  1. Avaliar o nível de interatividade das crianças durante todo o momento da aula, de modo a dialogar com os pares envolvidos e assim, fazer com que eles possam refletir sobre o seu repertório anteriormente adquirido.
  2. Pedir para que as crianças em casa, pensem em situações onde a interação humana agrega nas relações interpessoais com os seus pares.

  1. RECURSOS DE ENSINO/ ESPAÇO FÍSICO
  • Recursos de ensino: Crianças participando.

  • Espaço físico: Pátio da escola
  • Materiais: Bolas, bexigas, ursinhos, macacões, caixas de papelão, bolinhas coloridas, fitas adesivas, figuras impressas, fitas coloridas e bolsinhas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (72.4 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com