TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modificador De Impacto

Pesquisas Acadêmicas: Modificador De Impacto. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/3/2014  •  554 Palavras (3 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 3

Definição: Masterbatches são concentrados de pigmentos, corantes ou aditivos que são dispersos em uma resina denominada resina veículo. Estas resinas podem ser PE, PP, EVA, PA, PS, PET, POM, etc.. É errado referir-se ao masterbatch como pigmento, pois o pigmento é apenas um dos elementos que compõem o masterbatch. Podemos chama-lo simplesmente de master.

Obtenção: Primeiramente, os componentes que serão incorporados e a resina veículo são processados para serem dispersos em henchel, bambury, contínuos mixer, ou dry's. O segundo passo é a extrusão da massa obtida do primeiro processamento, e finalmente a granulação do material extrudado (parison), quando o masterbatch adquire a forma de grão (pellet).

Aplicação: O masterbatch pode ser aplicado em quase todas as resinas e em quase todos os processos de transformação de termoplásticos. São muito raras as ocasiões em que o mesmo não pode ser utilizado. Uma das principais dúvidas dos transformadores é quanto a utilização de um único master em diversas resinas. Em teoria devemos nos utilizar de um master elaborado com uma resina veículo igual à aquela que será utilizada no produto final, entretanto em muitos casos pode-se utilizar uma resina diferente, na verdade o que vai determinar a aceitação é o produto final. Existem casos de um master com veículo em PE ser aplicado em resina de PP e causar descamação superficial da peça, entretanto em muitos outros casos é aceito com normalidade. Por isso, antes de solicitar um desenvolvimento específico, faça um teste com algum master em resina de PE ou EVA, que normalmente são muito bem aceitos por outras resinas.

Compatibilidade: A transferência de cor é apenas uma das interferências do masterbatch em uma resina, por isso, sempre que se utilizar deste produto, fique atento quanto as possíveis alterações nas propriedades físicas e químicas da resina e do produto final, mesmo que esteja usando uma resina veículo igual ou compatível a resina principal.

Problemas: Os problemas relacionados a utilização de masterbatch é o aparecimento no produto final de marcas de fluxo, áreas ou pontos com maior concentração de pigmentos, estrias, etc. isso pode ser um problema causado pela má dispersão do masterbatch, entretanto também pode estar ocorrendo uma evidenciação de um problema no ferramental conformador, ou mesmo na resina principal. Para conhecer melhor os problemas e suas possíveis causas e possíveis soluções clique em Dicas.

Dosagem: Um dos erros mais constantes dos transformadores é a utilização das famosas canequinhas de dosagem. Este procedimento normalmente implica em desperdício de produto, variação constante da cor, e dificuldade para a avaliação de produtos concorrentes, pois este método é muito sensível a variação da granulometria (tamanho do grão) e a total falta de controle de pesagem. A melhor sugestão é o uso de dosadores automáticos, entretanto o uso de uma balança de precisão é um método eficiente e mais barato. Quanto à porcentagem utilizada, consulte seu fornecedor.

Vantagens: A utilização de masterbatches para pigmentação de um produto, tem muitas vantagens sobre outros métodos (pó ou líquido). Por ser um produto seco, limpo ao toque e granulado, torna-se mais difícil a contaminação de outras resinas, sua estocagem é mais simples,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com