TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modulo 10 Profuncionario

Exames: Modulo 10 Profuncionario. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/2/2015  •  1.434 Palavras (6 Páginas)  •  1.655 Visualizações

Página 1 de 6

GOVERNO DE MATO GROSSO

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

FORMULÁRIO PARA REGISTRO DAS ATIVIDADES DE PRÁTICA PROFISSIONAL

Nome: Lilian Andreia Alves da Silva Oliveira

Curso: PROFUNCIONÁRIO: TÉCNICO EM SECRETARIA ESCOLAR

Polo: Primavera do Leste-MT

Local: Primavera do Leste-MT

Tutor (a): Katia Cristina Carse Alcover

Atividades A atividade escolhida foi retirada da unidade 6 do modulo 10 (Trabalho Escolar e Teorias Administrativas): Com base no texto lido e em sua experiência profissional, responda: a situação relatada no texto já ocorreu em seu ambiente de trabalho, ao se discutir a responsabilidade de cada um na prestação dos serviços da escola pública? Em caso afirmativo, como isso aconteceu? Em caso negativo, caso a mesma situação viesse a acontecer em sua escola, como você entende que ela poderia ser discutida? Registre esta atividade em seu Memorial e discuta os resultados dela com os seus colegas de curso e com seu tutor.

Justificativa Para uma democracia verdadeira é necessário a participação de todo mundo, mas nossa cultura indica que nem Todo Mundo participa e normalmente, aguardam que seus representantes, nas mais diversas formas de sociedade organizada, realizem o trabalho por todos. Passamos o tempo culpando alguém por ocorrer mudanças, quando qualquer um de nós poderia começar fazer algo para que ocorram transformações significativas para um mundo melhor. Seguindo esta ideia, a atividade foi escolhida pela necessidade de conscientizar os funcionários da Escola Padre Onesto Costa na importância do trabalho coletivo para a construção de mudanças e solução de problemas tanto no trabalho quanto no mundo em que vivemos. Para que isto aconteça, precisamos rever nossos hábitos e medos, de ambos os lados, uma verdadeira mudança de cultura, para que cada um, sem a perda de identidade trabalhe em prol de algo maior que seja do interesse da sociedade.

Objetivos  Conscientizar o grupo da necessidade de união, de cooperação e apoio para desenvolvermos um bom trabalho;

 Perceber que não devemos esperar pelos outros se pudermos fazer o que estiver ao nosso alcance para o desenvolvimento do nosso trabalho;

 Reconhecer que a responsabilidade dividida, ou não bem definida, gera insatisfações e ineficiência no trabalho.

Público Alvo Funcionários do Apoio Administrativo da Escola Estadual Padre Onesto Costa.

Descrição da Atividade Orientação da tutora = 02 (duas) horas

Elaboração do formulário da PPS = 02 (duas) horas

Desenvolvimento da atividade = 10 (dez) horas

Relatório da Atividade = 04 (quatro) horas

Apresentação da Unidade = 02 (duas) horas

Data / Carga horária 16 de maio a 27 de junho de 2014 / 20 horas

Assinatura e carimbo do responsável pela Unidade Escolar

_____________________________________________________

Local e data: Primavera do Leste, 27 de junho de 2014

Assinatura e carimbo do responsável pela Unidade Escolar

Assinaturas:

Tutor(a):________________________________________________

Aluno(a): ________________________________________________

Relatório de desenvolvimento da PPS

A atividade escolhida foi retirada da unidade 6 do modulo modulo 10 (Trabalho Escolar e Teorias Administrativas): Com base no texto lido e em sua experiência profissional, responda: a situação relatada no texto já ocorreu em seu ambiente de trabalho, ao se discutir a responsabilidade de cada um na prestação dos serviços da escola pública? Em caso afirmativo, como isso aconteceu? Em caso negativo, caso a mesma situação viesse a acontecer em sua escola, como você entende que ela poderia ser discutida? Registre esta atividade em seu Memorial e discuta os resultados dela com os seus colegas de curso e com seu tutor: Para desenvolver esta atividade necessitei de 3 dias, inicialmente fiz com os participantes a dinâmica “5 Bolas”, onde a visa o Trabalho em equipe e avaliação de processos focando em resultados. Ao termino da dinâmica iniciamos um processo de avaliação do mesma e passamos discutir alguns temas presentes na dinâmica como: passar e receber a bola (informação X comunicação), saber ouvir e fazer-se entender, planejamento eficaz X planejamento ineficaz, estratégia compartilhada, importância de se ter foco individual, mas com uma visão sistêmica para a aquisição de resultados. Já no outro dia realizei outra dinâmica com o grupo a dinâmica “Todo Mundo, Alguém, Qualquer Um e Ninguém” onde o objetivo desta dinâmica era conscientizar o grupo da necessidade de união, de cooperação ou de apoio; lembrar que somos todos herdeiros de nossas ações, de que tudo o que fazemos é resultado que será colhido para nós mesmos. Para realizar a dinâmica primeiramente solicitei três tarefas de diferentes complexidades e observei como o grupo reagia: se houve cooperação, se houve iniciativa, se os problemas foram conversados e solucionados. Com todas a tarefa realizadas, distribui o texto Todo Mundo, Alguém, Qualquer Um e Ninguém e após um tempo para a leitura, conversei com o grupo se uma das tarefas pedidas se encaixa na situação do texto, que situações vivenciamos semelhantes, como eles se sentem sendo um destes personagens e porque agimos assim. Esta atividade foi ótima para o grupo, nos proporcionou uma alto reflexão de nossos atos, as vezes passamos o tempo esperando que os outros façam o trabalho que na verdade seria nosso. Temos que cumprir, da melhor maneira possível, nossa função dentro da escola, visando sempre o sucesso da mesma. No terceiro dia para finalização desta PPS foi realizado uma atividade onde cada funcionário dividido em 2 grupos fizeram cartazes com os seguintes questionamentos relacionados ao nosso ambiente de trabalho:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com