TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Morfologia Urbana

Artigo: Morfologia Urbana. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2014  •  340 Palavras (2 Páginas)  •  568 Visualizações

Página 1 de 2

. DESENVOLVIMENTO

2.1. História do bairro Recanto dos Vinhais, São Luís- Ma

O bairro Recanto dos Vinhais é dividido hoje em duas partes: O Recanto dos Vinhais em si, que tem sua formação mais recente, que inclui também a área criada para trabalhadores da empresa Vale do Rio Doce; e o Vinhais Velho, este que terá predominância durante o segmento do trabalho devido ao fato de possuir uma grande carga histórica. O Vinhais Velho, também apelidado de “Vila”, conta com uma população em sua maioria envelhecida e possui até hoje moradores descendentes de índios tupinambás, já que foram os primeiros habitantes da área. Foi criado apenas quarenta e dois dia após a fundação de São Luís, cerca de quase quatrocentos anos atrás.

2.2 Elementos Morfológicos

2.2.1 O quarteirão

Segundo Lamas, morfologia urbana refere-se à “ciência que estudará essencialmente os aspectos exteriores do meio urbano”, e a partir desse aspecto, a explanação da paisagem urbana e a estrutura que a define, estrutura essa formada não apenas por elementos de leitura do observador como também por fenômenos culturais, criando uma relação objeto (meio urbano) - observador. O meio urbano se define a partir dos fenômenos que os originaram, que podem ser interpretados de diferentes maneiras dependendo do instrumento de análise que foi utilizado. No que toca à cidade como objeto de estudo morfológico, apenas uma ótica de análise não será suficiente para defini-la, sendo necessário o uso de diversos instrumentos para entender a complexidade de funcionamento da cidade.

Para que se tenha um completo entendimento da forma urbana e do seu processo de formação, “a utilização de dados habitualmente recolhidos por disciplinas diferentes – economia, sociologia, história, geografia, arquitetura, etc. “ definiriam a cidade com suas peculiaridades e particularidades, características e evolução no tempo. Os elementos morfológicos são responsáveis por definir o desenho da cidade como ela é, sendo então necessários identifica-los e clarificá-los.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com