TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TIPOLOGIA ARQUITETÔNICA E MORFOLOGIA URBANA

Por:   •  29/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  387 Palavras (2 Páginas)  •  583 Visualizações

Página 1 de 2

Tipologia arquitetônica e morfologia urbana Presidente Figueiredo/AM

        Examinando o tecido urbano enquanto estrutura formal, o conceito básico para explicar o desenvolvimento histórico desta cidade e para compreender a conexão entre os elementos individuais e as formas urbanas;

Esta atitude, ao destacar a relação dos elementos entre si e com o todo, demonstra o desenvolvimento e ao tomar como ponto de partida a forma da cidade, este tipo de análise deixa claro a falta de planejamento e o crescimento desordenado do município.  

        A cidade é mero produto dos contextos econômicos, políticos, sociais e culturais, explorando o ecoturismo. Se analisarmos os estudos de morfologia urbana os métodos do funcionalismo que reduzem o projeto da cidade aos sistemas de circulação e zoneamento, concluímos às análises quantitativas, porem a metodologia propõe o estudo de dados qualitativos como o parcelamento do solo e as constantes tipológicas na configuração dos tecidos urbanos.

        O método de análise assume algumas classificações de caráter instrumental. Em termos de escala, a estrutura urbana é composta pelos seguintes elementos: o traçado viário, o quarteirão, o lote (ou parcela fundiária), o edifício. O Uso dar-se em sua maioria pelo uso misto, e uma grande parcela uso comercial.

Cromatismo

        Os jogos de esquemas cromáticos são elemento importante na malha urbana, sendo responsável por causar sensações e exprimir diferentes ideias a partir das cores impressas nas fachadas associadas a paisagem natural.

As cores são inevitáveis nos ambientes e na vida, sejam ambientes naturais ou construídos. Percebe-se, no entanto, que as cores da natureza estão em plena harmonia, enquanto nem tudo que é criado pelo homem encontra-se de tal forma. As cidades, muitas vezes, caracterizam-se por uma desordem visual causada pelo uso excessivo das cores, ou, então, pela sua falta. O que veremos a seguir é um exemplo do uso abusivo das cores, porem a predominância natural se destaca.

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

        De uma forma geral, a cidade de Presidente Figueiredo começa com tons claros, em que a protagonista é mais livre na faixa de verde, em que o protagonista é a natureza e termina com tons escuros até chegar nos tons terrosos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (312 Kb)   docx (2.8 Mb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com