TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Morfologia Urbana

Dissertações: Morfologia Urbana. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  1.101 Palavras (5 Páginas)  •  681 Visualizações

Página 1 de 5

Morfologia Urbana

• Definição de morfologia urbana

A morfologia urbana é o estudo das estruturas, formas e transformações da cidade..Em urbanismo, uma cidade é considerada como um ser vivo, que se transforma a cada segundo e como tal possui funções variadas, criadas por inúmeros indivíduos e com uma velocidade imperceptível. Uma imagem física urbana é composta de cinco elementos: vias, limites, bairros, cruzamentos e ícones (ou monumentos).Os elementos móveis são as pessoas e suas atividades.

O inicio da morfologia segunda a história teve inicio junto aos alemães e franceses no primeiro quarto do século e, depois, aos ingleses (WHITEHAND 1981 e 1987, MERLlN 1988). A Morfologia Urbana surgiu a partir de um questionamento das atitudes modernistas em relação às cidades históricas e as relações sociais que as regem. Os primeiros trabalhos nesta linha teriam surgido na Itália, precedidos pelas análises ditas tipológicas. Identifica-se Saverio Muratori como o primeiro a adotá-los para a análise e projetação do urbano e da arquitetura, ainda nos anos 50. Ele registrava com seus alunos as tipologias do processo evolutivo e as mudanças ocorridas no tecido urbano de Veneza. Deve-se ter em mente que os objetivos de estudos tipológicos são de reduzir a algumas categorias analíticas a variedade das formas existentes, a partir da definição de critérios para sua identificação e classificação (MERLlN, 1988).

A prática da Morfologia Urbana na Itália é bem representada pelos planos e projetos italianos, como no exemplar plano diretor de preservação para Bolonha, detalhada mente divulgado pelas obras de CERVELLATI, seu maior responsável (CERVELLATI & SCANNAVINI, 1973; CHIAVARI1987) Este plano, muito bem-sucedido em seus objetivos de preservação do caráter urbanístico e .arquitetônico do centro histórico, mais do que um exemplo único é um modelo do que se busca fazer na Itália em termos de preservação histórico-arquitetônica (SAMUELS c.1986: 5) No caso de Bolonha, chegou-se a um meticuloso estudo da evolução das formas e tipologias para a orientação de intervenções urbanísticas arquitetônicas apropriadas em cada caso específico: Os trabalhos recentes de AYMONINO (1988), que possuem especial interesse pela praça enquanto tema de projeto, também revelam os resultados de anos de estudos por uma melhor inserção dos novos elementos no contexto urbano existente.

A morfologia estuda o tecido urbano e seus elementos construídos formadores através de sua evolução, transformações, Inter relações e dos processos sociais que os geraram.

Um importante resultado deste novo interesse pelo passado no Desenho Urbano foi a redescoberta de antigos trabalhos teóricos e projetos urbanos, como o mapa de NOLLI, ou os escritos e projetos de Idelfonso CERDA. Camillo SITTE e Raymond UNWIN, que CHOAY (1965) classifica na vertente do urbanismo "culturalista". Fig 01

Mapa de Nolli.

Idelfonso CERDA foi quem primeiro apontou a necessidade de uma nova ciência, o "urbanismo", para enfrentar uma "nova" cidade, a industrial. Em sua obra "Teoria General de Ia Urbanización", publicada em 1867, defendia a importância da análise da evolução histórica da cidade, dos sistemas de circulação e da sistematização de elementos tipológicos básicos, como ruas, praças e quarteirões.

Os trabalhos dos irmãos KRIER também podem certamente ser classificados nesta categoria e sua influência no desenvolvimento de um novo desenho de cidade é considerável. Atualmente, diversos arquitetos seguem um tipo de postura adotando uma linha conhecida por "Contextualismo" que pode ser identificada dentro do Pós-Modernisnno, como James STIR-L1NG e sua proposta da recuperação da Meineken Strasse, Berlin TRANCIK (1986 228) destaca que a beleza pode ser medida na razão do quanto Os componentes combinam-se com uma estrutura espacial maior e que "para se alcançar um design integrador e contextualista não se deve iniciar do nada mas reunir as compoientes conhecidas em novas combinações de forma a expressar uma condição especifica

No Brasil podemos identificar alguns outros bons trabalhos "morfológicos". Destacam-se aqueles vinculados a pesquisas para preservação de conjuntos urbanos. O trabalho relativo ao Corredor Cultural. área de interesse para preservação no centro do Rio de Janeiro. e que será comentado no Anexo 3. possui algumas características do gênero. assim como os de MACEDO (1986) sobre as mutações de um bairro paulista, e os de BICCA et. ai (1986) sobre as diferentes morfologias coexistentes em Brasilía. Destacaríamos também as pesquisas sobre as estruturas espaciais das cidades de colonização japonesas, alemãs e italianas no Brasil desenvolvidas por YAMAKI (YAMAKI

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com