TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sinopse Morfologia Urbana

Por:   •  7/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  474 Palavras (2 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 2

Sinopse do Case – Via Expressa. ¹

Luiz Eduardo Bezerra Marinho²

José Agnaldo P. Mota Jr³

1.Descrição do Caso:

"O bairro do Vinhais Velho possui grande importância histórica para São Luís do Maranhão. Além de ser formado por terras ricas em vegetação, dentre elas o mangue que também é conhecido como berçário natural, pela infinidade de espécies que ali vivem e se reproduzem. Em contrapartida, são apresentados interesses públicos e privados que visam resolver problemas da cidade e de seus moradores. Porém enquanto resolvem-se problemas de um lado, criam-se em outro. Os moradores do Vinhais Velho insatisfazem-se com a passagem da Via Expressa pelo bairro, tanto pelos motivos históricos e ambientais. O estudo de caso visa mostrar a importância histórica do bairro e identificar os possíveis danos gerados à área, através estudos de obras rodoviárias existentes. " De acordo com a obra Impactos da Construção Civil Via Expressa - São Luís – MA, WANDERLEY, Diego 2013.

        Além disso, é possível encontrar outros problemas enfrentados pela construção da Via Expressa. Portanto, faz-se mister realizar uma análise da morfologia urbana, uma A.P.O. (análise pós-ocupação), apresentando possíveis medidas mitigadoras para o impacto na paisagem urbana local, na tentativa de solucionar os problemas de conflitos da morfologia.

___________________________________________________

¹.Case apresentado à disciplina de Morfologia Urbana.

². Aluno do 4° Período de Arquitetura e Urbanismo da UNDB.

³. Professor, orientador.

2.  Análise e interpretação dos fatos:

2.1 Descrição das decisões possíveis:

Para que qualquer obra de grande porte seja realizada, são necessárias grandes modificações ao meio que receberá o empreendimento. Diante dessa problemática é necessário um acompanhamento sobre as mudanças ocorridas nos sistemas ambientais associados ao Empreendimento “Via Expressa”. Para tanto, é importante um estudo detalhado das perturbações socioambientais, socioeconômicas e socioculturais em curso. 

Devido às ações humanas no meio ambiente, visando à melhoria da qualidade de vida, a paisagem e os espaços urbanos sofrem contínua evolução em ritmos distintos, estabelecendo contornos e redefinindo os elementos ambientais herdados da natureza física. Interesses políticos e sociais se misturam e nascem a todo o momento dúvidas sobre qual o caminho a se seguir na escolha de alternativas para os problemas do crescimento populacional, além dos demais problemas gerados também por conta deste.

Além dos problemas ocasionados pela implantação da obra na área em questão, são notáveis problemas no próprio empreendimento: incompatibilidade de usos, dimensões inapropriadas para o uso coletivo, pontos nodais que acabam gerando congestionamentos, afetando o fluxo tanto na “Via Expressa” propriamente dita como na avenida mais movimentada da capital maranhense, a avenida Jerônimo de Albuquerque.

 

2.2 Argumentos capazes de fundamentar as decisões

Referências:

Arcoweb, Hotel Fasano. Dsiponível em:

<http://www.arcoweb.com.br/arquitetura/marcio-kogan-e-isay-weinfeld-hotel-fasano-06-02-2004.html>Acesso em 1 de outubro de 2013.

MARANHÃO (Estado). Estudo de Impacto Ambiental – implantação e pavimentação da

Via Expressa de ligação das avenidas Carlos Cunha (Jaracaty), Jerônimo de

Albuquerque e Daniel de La Touche (Ipase).São Luís: Secretaria de Estado de

Infraestrutura, 230 f. il.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (105.1 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com