TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mudança E Cultura Organizacional

Artigos Científicos: Mudança E Cultura Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/1/2015  •  759 Palavras (4 Páginas)  •  1.613 Visualizações

Página 1 de 4

1. Reflita sobre as relações entre o cargo em comissão, as feições concretas que revestem as relações dessa natureza (comissionada) e a história da Administração Pública brasileira. A partir disso, faça uma síntese de até 15 linhas sobre as transformações necessárias e passíveis de serem implementadas em relação aos cargos em comissão.

O Brasil apresenta em sua história vários episódios de inserção dos “cargos em comissão”. Como exemplo, cito a época das Capitanias Hereditárias, onde donatários tinham poderes, conferidos pela Coroa Portuguesa, para nomear e investir quem fosse de seu interesse em funções públicas, ao seu livre arbítrio.

Os cargos em comissão são uma exceção à regra do concurso público e podem ser ocupados por qualquer pessoa, conforme a pretensão do administrador, que pode nomear e exonerar de forma livre, conforme expresso na Constituição Federal do Brasil de 1988, em seu artigo 37, inciso II, ou seja, a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público (de provas ou de provas e títulos), salvo as nomeações para cargo em comissão, que são de livre nomeação e exoneração.

2. Pesquise sobre conceitos relacionados ao taylorismo, ao fayolismo e à organização burocrática e identifique traços e influências desses, presentes na organização pública contemporânea. A partir disso, relacione os traços constitutivos – que já assumem caráter de elementos culturais – com as barreiras à mudança organizacional.

Taylorismo: administração cientifica - método científico de organização desenvolvido por Frederick W. Taylor. A partir do Taylorismo, cada trabalhador exercia uma atividade específica no sistema industrial, a organização foi hierarquizada e sistematizada e o tempo de produção passou a ser cronometrado. O objetivo principal de Taylor era a aceleração da produção, produzindo com qualidade e sempre mais em menos tempo Para ele a administração tinha que ser tratada como ciência, sendo assim, ele procurava obter um maior rendimento do serviço do operariado da época, que era desqualificado e não valorizado pelas empresas, não existia o interesse em qualificar esse operário, gerando baixa produção e com isso as empresas tinham que contratar mais operários. São características do Taylorismo: Análise do trabalho e estudo dos tempos e movimentos; Estudo da fadiga humana; Divisão do trabalho e especialização do operário; Desenho de cargos e tarefas; Incentivos salariais e prêmios por produtividade; Melhores condições de trabalho; Padronização; Supervisão funcional; Homem econômico; Pagamento por produtividade.

Fayolismo: teoria clássica da administração - ênfase na estrutura organizacional, pela visão do homem econômico e pela busca da máxima eficiência, desenvolvida por Henri Fayol. Henri Fayol defendia seus princípios baseado em sua experiência na alta administração. Possui como princípios básicos: Equidade; Estabilidade de funcionários; Divisão do trabalho; Autoridade; Iniciativa; Ordem; Disciplina; Unidade de comando e de direção; Subordinação dos interesses individuais; Remuneração; Centralização; Linha de Comando; Espírito de equipe.

3. Com base no conceito de burocracia desenvolvido por Max Weber identifique as perspectivas desse fenômeno – o burocrático – como instrumento de dominação (uma leitura com foco nas relações de poder) e como modelo de organização (leitura de orientação funcionalista).

Max Weber elaborou o conceito de burocracia para indicar funções da administração pública, que eram guiadas por normas, atribuições específicas, esferas de competência bem delimitadas e critérios de seleção de funcionários. Construiu

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com